Re:Duvidas na Instalação

Dúvidas e Comentários sobre a Instalação do Mambo ou Joomla!
Katia Sagerato
Novato

Duvidas na Instalação

Mensagem por Katia Sagerato »

Olá boa noite!
Sou uma utilizadora do Mambo em um site de uma instituição sem fins lucrativos, porém gostaria de instalar o Mambo no site da minha empresa, que está em html com frames.
A minha dúvida é: quando instalamos o mambo, podemos fazê-lo em uma diretoria separada, isto é, para podermos fazer testes e ainda não colocá-lo online, mantendo assim o site antigo? Pelo que li da documentação no site mambosourse.com, temos que remover o site antigo... :unsure:
Estou mesmo com dúvida, visto que só conheço html... tenho medo de instalar e perder o site já feito sem ter um pronto....
Aguardo ajuda, obrigado :)
abraços
Katia
fabio
Joomleiro

Mensagem por fabio »

Olá Katia

Antes de mais nada seja Bem-vinda a essa comunidade.

O mambo pode ser instalado em um diretório ou subdominio em seu site, tipo:

www.seusite.com/mambo

A única exigencia é que o local onde você esta hospedando o seu site Suporte PHP e tenha um Banco de dados MySQL , tudo muito facil de configurar mesmo pra quem nunca mexeu com essas ferramentas

Veja um tutorial no Link abaixo

http://www.mambobrasil.org/content/view/27//

Havendo mais dúvidas volte ao Fórum

ok

Fabio
Diogo Magalhães
Super Joomleiro
Contato:

Mensagem por Diogo Magalhães »

É, você pode instalar em um diretório, deixando o site antigo valendo e depois de remover o site antigo, redirecionar os usuários para o subdiretório

Tipo o exemplo na área de links aqui...
http://www.cmbh.mg.gov.br/novosite/cmbh/
que é igual a
http://www.cmbh.mg.gov.br/

Não sei a maneira melhor de direcionar....No meu servidor tem uma ferramenta pra isso. :: Diogo ::
: : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : :
Só respondo questões do fórum no fórum.
Katia Sagerato
Novato

Muito obrigado pela ajuda!
Mas não consegui efectuar o download do mambo 4.5 :dry:
nem em inglês nem portugues do brasil....

:)
fabio
Joomleiro

Mensagem por fabio »

Katia wrote:
Muito obrigado pela ajuda!
Mas não consegui efectuar o download do mambo 4.5 :dry:
nem em inglês nem portugues do brasil....

Ue !!!

Aparece alguma mensagem de erro ?

Estive verificando e esta tudo normal

Verifique se na configuração do seu navegador não esta bloqueando Downloads em opções da Internet /Avançadas

OK
Katia Sagerato
Novato

Conseguiiiiii!!! :laugh:
Afinal isso não é tão difícil....
Mas fiquei com uma dúvida:
No tuturial passo a passo vc diz o seguinte: \"Se não estiver verde cancele a instalação e resolva o problema.
Para que o arquivo configuration seja criado é preciso que o diretório de instalação tenha permissão de escrita.
Você pode colocar nesse diretório provisoriamente chmod 777 ou 776, após a instalação mude , por segurança, para chmod 750
o arquivo configuration.php deve ficar, após a instalação, com chmod 644\"
A principio não havia ficado \"verde\", fui na adm do site e mudei as permissões da pasta que criei \"mambo\", mas não percebi o que são esses tais \"chmod....\" :blink:
agora que já instalei, posso mudar a permissão de novo? Ou tenho que colocar esse tal ficheiro, onde o arranjo e como coloco?
Abraços.... :laugh:
fabio
Joomleiro

Mensagem por fabio »

Katia wrote:
Você pode colocar nesse diretório provisoriamente chmod 777 ou 776, após a instalação mude , por segurança, para chmod 750
o arquivo configuration.php deve ficar, após a instalação, com chmod 644"
A principio não havia ficado "verde", fui na adm do site e mudei as permissões da pasta que criei "mambo", mas não percebi o que são esses tais "chmod...." :blink:
agora que já instalei, posso mudar a permissão de novo? Ou tenho que colocar esse tal ficheiro, onde o arranjo e como coloco?
Abraços.... :laugh:
Katia

Chmod é a permissão, que você acertou ao fazer a alteração, não é nenhum outro arquivo
O arquivo configuration.php deixe por enquanto com uma numeração que permita escrita até que você conclua a construção do seu site. Depois ,por seguraça, eu mudo para 644 , se algum dia eu precisar escrever nele eu volto a colocar, novamente, valores que permitem altera-lo.

Se você utiliza o programa de FTP filezilla , basta clicar com o botão direito sobre o arquivo que deseja alterar a permisão

Qualquer dúvida volte ao Fórum

Ok

Antonio Fernandes
Usuário

Mensagem por Antonio Fernandes »

CHMOD é um comando ( vem do Unix ) para mudar as permissões dos ficheiros. (Não há pois nenhum ficheiro).

Mas essa mudança se pode fazer de qualquer outra forma. Com um programa FTP por exemplo.

Outra coisa ( sugestão ): Depois de ter o mambo a funcionar num directório da sua web, é possivel mudar tudo para a raiz com um minimo de trabalho. Seria:
1- Fazer um cópia de segurança utilizando a opção existente no MENU do ADMINISTRADOR
2- Copiar o site inteiro para um directório local
3- Copiar o site inteiro para a raiz do site.
Aqui se podem seguir 2 caminhos.
Ou mudar o ficheiro configuration.php para reflectir os novos PATHs
Ou ( o que utilizo ) incluir o directorio installation e não incluir o configuration.php. Assim aparece a instalação do mambo para configurar. E quando se entra na administração o primeiro que se deve fazer é a RESTAURAÇÂO da segurança.

Pode se evitar isto com uma redirecção, muito facil de fazer, mas parece-me que por motivos de optimização do site para os buscadores etc, seria melhor estar na raiz.
Antonio Fernandes
Usuário

Mensagem por Antonio Fernandes »

Ainda a proposito das permissões:

Não entendo porque temos que por 707 que é dar permiso ao proprietario e ao publico. Parece-me o mesmo que dar 777
Não seria antes 770 que seria ao proprietario e ao grupo.

Eu entendo o 707 ou 777 para IMAGES que podemos subir com o FTP, fora portanto do control do mambo.
Mas quando instalamos componentes, configuramos, estamos a fazer desde o mambo, como proprietarios, não é?

E como devem ficar depois.
Estou muito confuso com isto.
Se alguem tem isto claro...
Diogo Magalhães
Super Joomleiro
Contato:

No meu lá, eu mandei brasa sem mudar nada e ele funcionou direiinho.
Ademais, no meu server tem uma ferramenta automática de \"Permissões PHP\"que, se for o caso, eu clico e ela \"arruma\" tudo do jeito dela. Do melhor, espero.
fabio
Joomleiro

Mensagem por fabio »

Afer e Diogo

Eu particularmente durante a instalação eu dou o máximo de permissão em alguns diretórios, mas após finalizar eu Restrinjo o máximo possivel. Até mesmo o configuration.php eu prefiri fechar com 644 , o chato disso é que não é possivel altera-lo pelo painel do administrador.

Também é bom colocar uma senha no diretório adminstrator no CPANEL é possível fazer isso. ele cria um arquivo .htaccess que deve ficar com permissão 644.

E para aumentar ainda mais a segurança é possivel definir para o diretório administrator só ser acessado com servidor seguro.

Acredito que seria bom criarmos um tópico sobre isso até para não confundirmos a cabeça de quem esta iniciando com o mambo como a Katia que criou este tópico

Ok

Fabio
Diogo Magalhães
Super Joomleiro
Contato:

A minha sugestão é criar uma Seção de dicas, faqs, um tipo de guia rápido. Essa indicação aí é utilíssima. Eu pasto nessas coisas...
fabio
Joomleiro

Mensagem por fabio »

Diogo escrito:
A minha sugestão é criar uma Seção de dicas, faqs, um tipo de guia rápido. Essa indicação aí é utilíssima. Eu pasto nessas coisas...
Isso mesmo Diogo

Eu estou pensando em criar um FAQ é iniciar com dicas que ja foram colocadas aqu no Forum.

Ok

fabio
i
Katia Sagerato
Novato

Olá....
Estou achando muito legal ter encontrado um lugar onde posso tirar as minhas dúvidas...
Acho uma otima ideia uma secção de FAQ\'s....
Já agora uma outra pergunta: é possível instalar \"Cpanel\"? Porque o que tenho não é tão simples.... :laugh:
edison maciel
Novato

Mensagem por edison maciel »

Ola Katia !

Sim é possivel instalar no Cpanel ja tenho algums sites hospedado lá e funciona muito bem.

se tiver mais dúvidas é só perguntar

inclusive ele da um mês gratis na hospedagem

Edison maciel
Diogo Magalhães
Super Joomleiro
Contato:

E o que é \"lá no CPanel\"?
Katia Sagerato
Novato

eamaciel escrito:
Ola Katia !

Sim é possivel instalar no Cpanel ja tenho algums sites hospedado lá e funciona muito bem.

se tiver mais dúvidas é só perguntar

inclusive ele da um mês gratis na hospedagem

Edison maciel
Pois, mas o quero saber é se posso instalar onde o meu site está hospedado (não é no Brasil), pq percebi que é de fácil manuseamento de algumas funções.... tipo.... criar uma tabela na BD ou criar uma nova BD....
Mesmo assim obrigado :laugh:
fabio
Joomleiro

Mensagem por fabio »

Katia

Gostaria de complementar o que o eamaciel disse

Geralmente os provedores que oferecem hospedagem com PHP e Mysql ja tem instalado o CPANEL.

Essa instalação deve ser feita por eles.
Entre em contato com o seu provedor sobre isso.

Realmente o CPANEL é muito fácil de usar, parece o cinturão de Mil e uma utilidades do Batman (risos...) :laugh: :laugh:

Ok

Fabio
Responder