Compatibilidade Mambo

Dúvidas e Comentários sobre a Instalação do Mambo ou Joomla!
Gisele
Novato

Compatibilidade Mambo

Mensagem por Gisele »

Oi Pessoal... desculpem se já existe um tópico sobre esse assunto.. mas estou no serv e preciso dar uma resposta urgente a esse respeito!
Qual a compatibilidade do Mambo?
Eu consigo fazer ele funcionar com o IIS e SQL sem precisar do Apache??? Digam que sim!! rsss
Ele é compativel com SQL? Ou tem que ser com o MySQL?
Obrigado desde já!
[]'s
Muneo
Usuário

Re: Compatibilidade Mambo

Mensagem por Muneo »

Gisele,
O mambo inicialmente esta projetado para rodar em mysql. Ou seja, pode dar pau sim se tentar rodar no sql padrao (por usar funcoes do php que sao voltadas para o mysql).

Supondo que vc queira comecar a mexer no joomla (ex mambo) sugiro que visite: http://jsas.joomlasolutions.com

Ai vc acha um programa que instala tudo no seu computador e é bem simples.
So fique atenta, se vc tentar rodar o apache com o iis rodando, vai dar pau... (pelo menos comigo deu...)
Gisele
Novato

Mensagem por Gisele »

Oii Muneo!
Olha minha situação.... Não posso instalar o Apache nem o Mysql .... é um órgão do governo e tem toda uma burocracia.
não posso migrar tudo que refere-se ao MySql para o SQL?
Pode ser o Joomla! Ele roda sem o Apache e Mysql? Vai funcionar legal com o IIS e SQL? =D
Muneo
Usuário

Mensagem por Muneo »

Oi Gi...
Entao, a questao é que o php e o mysql é quase casado, ou seja, tem muitas funcoes do php que é exclusivamente para o mysql. Ai esta a incompatibilidade (maior) de se tentar com sql (o que vc deve ta falando é o sql server da microsoft?)...

A questao do estar preso no mysql ja foi discutida pelos desenvolvedores. Eles querem abstrair a base de dados podendo instalar em qualquer bd, mas isso é um passo futuro que nao esta presente nessa versao.

=(
samp
Usuário

Mensagem por samp »

tá para sair o Joomla! 1.1... e dizem que vai dar para usar outros bd, como o sql...

só não sei qdo sai..
Gisele
Novato

Mensagem por Gisele »

Sim Muneo é o SQL Server da Microsoft!
Impossivel então? =[
hummm.... poxa =[ .... q pena!!
Bom vou esperar as próximas versões então!
Vlww pessoal brigadu :)
[]'s
Gleidson Lacerda
Novato

Mensagem por Gleidson Lacerda »

Gisele escreveu: Oii Muneo!
Olha minha situação.... Não posso instalar o Apache nem o Mysql .... é um órgão do governo e tem toda uma burocracia.
não posso migrar tudo que refere-se ao MySql para o SQL?
Pode ser o Joomla! Ele roda sem o Apache e Mysql? Vai funcionar legal com o IIS e SQL? =D
Desculpa, mas se for orgão do governo não deveria ter burocracia, já que o governo formalmente incentiva "que seus orgãos usem e desenvolvam soluções baseadas em software livre".
PAra saber mais, vá na página oficial do governo sobre isso!
Jesus Salva, nós fazemos apenas backup
Gisele
Novato

Mensagem por Gisele »

heheh... sim... já estão mudando muitas coisas para software livre... exemplo... Open Office substituiu o MS Office....
Mas hoje td aki está produzido em cima do SQL.... então teria que ser compativel com o SQL.. para não precisar disponibilizar outro servidor para colocar o mysql!...
Bom.. costuma demorar para sair novas versões? até o meio do ano sai a 1.1?? =D
Obrigado []'s
Gleidson Lacerda
Novato

Gisele escreveu: heheh... sim... já estão mudando muitas coisas para software livre... exemplo... Open Office substituiu o MS Office....
Mas hoje td aki está produzido em cima do SQL.... então teria que ser compativel com o SQL.. para não precisar disponibilizar outro servidor para colocar o mysql!...
Obrigado []'s
Bem, eu também uso uma ferramenta chamada Moodle que usa PHP e MySQL e nesses dias estavam discutindo como instalar no IIS 6, que (segundo eles) suportava PHP. Inclusive, diziam que você poderia usar o PHP/MySQL na porta 80 e o .NET/SQL na porta 81 e ter as duas soluções.

Vou pesquisar no fórum novamente e ver se acho a discussão e se eles conseguiram fazer.
Gisele
Novato

Mensagem por Gisele »

ahh vlw!! =]
Eu tava procurando algo a respeito aki tb.. mas é q não dá pra ficar pesquisando aki no serv! Muita correria rssss
Se achar alguma coisa... \o/!
E em relação ao lançamento será q até o meio do ano sai a nova versão? =D
Daniel Corrêa
Super Joomleiro
Contato:

Mensagem por Daniel Corrêa »

Gisele, a versão 1.1 do Joomla! está em fase de produção e em breve teremos uma versão para testes disponível. Segundo o RoadMap, http://www.joomla.org/content/view/14/28/, a versão 1.1 tem previsão de entrega ainda no primeiro trimestre, ou seja, até 31 março de 2006.

Bom, eu tb trabalho em um órgão federal e vou te sugerir algo. Consiga de uma vez um server linux com apache + php + mysql configurados. De qualquer forma esta mudança será inevitável, então porque não conseguir isso agora?
Editado pela última vez por Daniel Corrêa em 31 Jan 2006, 18:09, em um total de 1 vez.
www.pagseguro.com.br - Faça cobranças a partir do seu site
www.hostphi.com - Hospedagem Joomla!
www.joomlaminas.org - Tutoriais e Artigos sobre o Joomla!
Gleidson Lacerda
Novato

Procuramos chifre na cabeça de cavalo...

Dá pra rodar IIS/SQL/.NET na porta 80 e o Apache/MySQL/PHP na 8000 e ainda o TomCat/MySQL/JSP na 8080.

Acabei de vir do CCT da UFCG e eles fazem isso num Windows Server 2000 que roda com um AthlonXP e 512 de memória e só ocupa 60% da capacida de memória do carinha.

Se você nunca instalou o WAMP (Windows+Apache+MySQL+PHP), como eles chamam, e precisa disso com urgência de dias, pode usar um programa chamado PHPTriad, se você tem uma semana, melhor instalar um a um, pra conhecer todos os programas.

Dos três gerentes de redes de lá, só um falou em instalar os módulos de MySQL e PHP do IIS 6 e usar o Moodle (aplique-se o Joomla) no IIS, os outros dois disseram que não dá pra confiar muito na performance do IIS rodando PHP, que fica mais "enxuto" usando no Apache.

Daqui você pode decidir:

1. Não vou mais usar o Joomla (tem CMS em ASP, não me lembro o nome...)
2. Vou usar o Joomla usando o IIS (tem que instalar os componentes do MySQL e PHP)
3. Vou usar o Joomla usando o Apache na porta 8000 e o IIS na 80.

Fica a critério do cliente! =]

O que você decidir, me fala. Pois fiquei interessado no problema, e os carinhas do CCT disseram que me dão um help pra qualquer coisa.
Seu caso não deve ser o primeiro, depois que você resolver, podemos disponibilizar um tutorial para quem esse problema de não poder migrar do RUIndown$$ para o Linux e assim posto seu tutorial na comunidade do Moodle, que todos irão agradecer!
Daniel Corrêa
Super Joomleiro
Contato:

use o wampserver para este trabalho -> http://www.wampserver.com

mas parece que o caso dela é não poder instalar outro servidor web e outro banco de dados
Gleidson Lacerda
Novato

pchardnet escreveu: mas parece que o caso dela é não poder instalar outro servidor web e outro banco de dados
Ah... pensei que era apenas não tirar o IIS+SQL do Server.
Então, furou... mesmo assim vou montar um servidor virtual e tentar instalar os módulos MySQL e PHP do IIS6 e ver como o Joomla desenrola.
Daniel Corrêa
Super Joomleiro
Contato:

Se vc conseguir fazer o Joomla! rodar no IIS6 será de bom grado um tutorial explicando pra galera que se encontra na mesma situação, não são poucos.

Você tem que instalar o módulo PHP para IIS e o MySql. Até aí vai tranquilo, o problema vem quando for instalar o Joomla! e tiver que configurar as variáveis do PHP e apontar para o MySql também.

Mas deixo aqui minha observação: O desempenho do PHP no IIS não é nada satisfatório e seguro. Se puder instalar o Apache será bem mais feliz! :)
Gisele
Novato

Mensagem por Gisele »

Oi Pessoal!! Vlw pela ajuda de vcs!
Infelismente não vou poder usar aqui no serviço... pq é em php =\ ... vai entender né rssss....
Muito Obrigado pela atenção de todos.. e desculpem a demora em responder!
Vou mexer nele em casa pra ver tudo que ele oferece ;)
[]'s
fabio
Joomleiro

Mensagem por fabio »

Gisele escreveu: heheh... sim... já estão mudando muitas coisas para software livre... exemplo... Open Office substituiu o MS Office....
Obrigado []'s
Gisele

eu acredito que não seja difícil

Até porque o Mysql e o PHP São gratuitos.
Com uma boa conversa com o pessoal da informática, no orgão onde você trabalha, eles poderiam reservar um equipamento onde seria instalado o Linux e todas as ferramentas necessárias.
Não sendo necessário substituir toda a estrutora atual, que utiliza o IIS mas acrescentar mais um servidor.
Não precisa ser um equipamento novo

Ok

fabio
:)
Rogério Brum Hermany
Novato

Mensagem por Rogério Brum Hermany »

Sou um usuário iniciante no joomla (eita nome feio), porém programo em php há uns anos, já.

Imagino que seja relativamente fácil resolver o problema de compatibilidade com os bancos. Uma vez que o Joomla centraliza todos as suas funções de banco de dados em um único arquivo, é só reescrever a classe de manipulação do banco.

Existem também algumas diferenças cruciais na sintaxe do sql dos dois sgbds (mysql ja pode ser considerado um sgbd??). Um amigo meu q trabalha com sql server disse que tem o tal do "TOP" ao invés do "DESC". Mas resolver isso tbm é simples já que o php conta com inumeras funções de manipulação de strings.

E se engana qm diz que mysql e php são quase a mesma coisa. O php na sua versão 5 já abandonou o suporte nativo ao mysql (pq o mysql virou .com). O php tem funções para VÁRIOS bancos de dados. É só instalar a extension.

Então é isso, garota. Arregace as mangas e reescreva a classe de banco de dados do Joomla e pronto.
Rogério Brum Hermany
Novato

Mensagem por Rogério Brum Hermany »

Agora, eu gostaria de fazer uma pergunta aos usuários do fórum: Qual a versão do mysql q funciona com o joomla? Nas duas máquinas nas quais trabalho (no serviço e em casa) tenho instalados o php 5 e o mysql 5. Aqui no trabalho o joomla roda mas muitas coisas nao funcionam. Em casa eu ainda nao testei.

Agora, no nosso servidor (q tem versões de php e mysql mais velhas que minha tataravó paterna) roda (quase) tudo certinho.

Alguém sabe me dizer se o Joomla nao suporta o php 5 ou o mysql 5? Ou então o problema é da pacinha que fica entre o teclado e o encosto da cadeira?
Daniel Corrêa
Super Joomleiro
Contato:

Bom, acho que o problema é a ... rs

Olha aí minha máquina
PHP built On:                Windows NT ID8580 5.1 build 2600
Database Version:             5.0.15-nt
PHP Version:                       5.0.5
Web Server:                       Apache/1.3.33 (Win32) PHP/5.0.5
WebServer to PHP interface: apache
Joomla! Version:             Joomla! 1.0.7 Stable [ Sunburst ] 15-Jan-2006 20:00 UTC
User Agent:                       Mozilla/5.0 (Windows; U; Windows NT 5.1; pt-BR; rv:1.8.0.1) Gecko/20060111 Firefox/1.5.0.1

Quando instalou o Joomla verificou as exigencias das extensões do php e permissões de diretórios?
Responder