Vantagens do Joomla em relação ai Drupal

Se você não sabe onde postar, poste aqui.
tregismoreira
Novato

Vantagens do Joomla em relação ai Drupal

Mensagem por tregismoreira »

Olá pessoal,

Sou novo por aqui.
Eu sou um apaixonado por CMS. Atualmente eu desenvolvo meus sites em Drupal, porém sempre me fica a dúvida de qual CMS é o melhor. Já vi vários artigos mas não me convenceram. Na verdade, trato o Drupal como se fosse uma religião. Sou realmente amante do Drupal e acho que, acima de tudo, ele é o melhor. Mas eu queria saber de vocês, usuários de Joomla, quais são as vantagens do Joomla em relação ao Drupal.

Abraço!
pchardnet
Site Admin
Contato:

Re: Vantagens do Joomla em relação ai Drupal

Mensagem por pchardnet »

Regis,

eu analiso antes um projeto para depois definir qual ferramenta utilizar. Nem sempre a ferramenta que estamos habituados a trabalhar é a ideal ao projeto.

Hoje tanto o Joomla! como o Drupal são os melhores CMS Open Source, isso não tem o que se discutir.

No meu ponto de vista o Joomla! foi feito para o usuário final e portanto é bem mais amigável que o Drupal. Porém o Drupal tem algumas funcionalidades mais avançadas, como Taxonomia, por exemplo.

Se a estrutura do site não exige nada além de seção e categoria, certamente o cliente achará mais simples administrar um site com o Joomla!.

Não quero entrar em detalhes, já que o Drupal é religião para você acho melhor não começarmos a discutir, pois a tendência é ter um post enorme, cheio de voltas, e sem fim. :D
http://www.hostphi.com- Hospedagem de sites e prestação de serviços em Joomla!

http://www.joomlaminas.org - meu blog sobre o Joomla!

---
Não tiro dúvidas por MP
bigodines
Site Admin

Mensagem por bigodines »

Cara.. deve fazer 2 anos que não mexo com Drupal, então não tenho como falar das vantagens do Joomla! sobre o Drupal (há uma centena de comparações no google e brigas ferrenhas entre fanáticos por cada um dos CMS, como por exemplo: http://forum.joomla.org/viewtopic.php?f=48&t=293156 ). Apenas peço que teste os dois antes de tomar opiniões de terceiros como verdades absolutas.

Posso falar do que gosto no Joomla! e você avalia como o Drupal trata isso (vou tentar ser breve porque há pessoas que, assim como eu, odeiam posts longos).

- Joomla! é fácil de instalar, configurar e ter um produto trabalhável (conrcodo que isso deixa de ser vantagem depois que você aprende a mexer com qualquer ferramenta).
- Joomla! tem uma comunidade gigantesca e bem organizada.
- Joomla! tem 4 ou 5 opções de extensões para fazer qualquer coisa. Você escolhe, instala e pronto.
- I <3 plugins (antigamente chamados de mambots).
- Criar temas é fácil e você pode jogar os módulos onde quiser.
- Nem todo cliente precisa ter 17 níveis de acesso totalmente granular, workflow, multiplos sites em 1 e versionamento de conteúdo (drupal tem isso?). Mas caso precisem, ainda assim há extensões para isso (apesar de achar que aí já sai um pouco do propósito do CMS). As vezes só queremos um site que funcione e vamos instalando as coisas depois.
- Joomla! se integra com quase tudo de maneira não invasiva (já disse que amo plugins?!).

Você vai ler muita coisa na internet a respeito de Joomla! ser para usuário e Drupal ser pra programadores. Programei para Joomla! de 2003 até 2007 e sempre achei ótimo. É só uma questão de sair da zona de conforto e entender a ferramenta. Além disso, o framework do joomla! foi inteiramente reescrito para a versão 1.5, então sugiro que só leia comparações relativas às últimas versões dos 2 CMS. Por outro lado, também instalei Drupal na primeira tentativa, sem problema algum, consegui mexer, criar meus conteúdos sem que tivesse que perder noites estudando, então eu nunca entendi porque as pessoas rotularam os softwares assim...

Depois de testar os dois e ver as realidades dos meus clientes na época, acabei escolhendo Joomla! (e mesmo para projetos complexos ele acabou se saindo bem).

Joomla!, Drupal, Xoops, Plone... não importa o que você vai escolher. Estará bem servido com um software livre, gratuito e uma comunidade apaixonada.

boa sorte e divirta-se.
bigo
tregismoreira
Novato

Mensagem por tregismoreira »

pchardnet,

Realmente acho a interface de administração do Joomla! bem facil de usar. O cliente não teria problemas para administrar. O Drupal perde um pouco nisso, mas é questão de costume. Poderia ser o mais complicado do mundo, depois q vc se acostuma fica facil. Em relação à Taxonomia, realmente este é uma ferramenta muito importante para o desenvolvimento em Drupal. Sinceramente, não imagino como seria a organização de um site sem Taxonomia (não sabia que Joomla nao tem Taxonomia). Como vocês fazem pra organizar conteúdo?

bigodines,

Achei seus comentário bem relevantes. Vou perguntar algumas coisas, de acordo com o que vc falou...
- Você poderia me informar links das principais comunidades de lingua portuguesa de Joomla?
- Sim, o Drupal tem os plugins que você comentou. Na verdade, se nao me engano, tem em torno de 5000 modulos.
- Sobre os temas, me interessa que sejam bem faceis mesmo. Alias, como comentário, postei aqui uma oportinidade para Desenvolvedores de Tema para Joomla. Quem quiser, chega la no post pra ler: viewforum.php?f=21.

Eu já uso o Drupal como minha ferramenta de trabalho, porém queria conhecer outros CMSs, dentro da lista estão o Joomla e o WP (que acho fantástico para Blogs, apesar de o Drupal ser bem avançado nisso também). Minha intenção não é mudar de ferramenta, até porque, como eu disse anteriormente (em tom de brincadeira) o Drupal é como religião pra mim. Mas minha intenção realmente ampliar a área de atuação. Isso é bom até para um emprego futuro.

Agradeço os comentários de vocês e se quiserem comentar mais sobre isso, fiquem a vontade.

Abraço!
Thiago Régis
www.thiagoregis.com
samp
Usuário

Mensagem por samp »

No meu caso, Joomla (Mambo na época) foi escolhido por ter sido o mais fácil de usar... testei quase todos os outros CMSs...
Responder