Botão de acesso restrito no main menu igual aos artigos...

Düvidas sobre utilização do Joomla! e gestão de conteúdo.
MarciaRaq
Novato

Botão de acesso restrito no main menu igual aos artigos...

Mensagem por MarciaRaq »

Olá amigos do fórum,

Tenho um site que estou fazendo em localhost, quero restringir um botão do main menu só que de maneira que ao invés dele sumir e aparecer quando se loga no site eu queria que o botão ficasse sempre ativo para que todos pudessem visualizá-lo e quando clicassem nele apareceria a opção de área restrita (igual a que existe nos artigos do próprio joomla). Eu queria colocar aquela opção de acesso restrito diretamente no próprio botão do joomla para que ao invés do botão desaparecer, ficar visível para qualquer um e se a pessoa for registrada entra normalmente e se for um visitante irá para uma página igual do dos artigos do joomla dizendo que o acesso é restrito.

Existe alguma maneira de fazer com que os botões do "main menu" fiquem com esta função, o meu problema é que coloquei uma página no wrapper e nele não tem esta opção, tem apenas para o nível de acesso que faz com que o botão suma para os visitantes, eu queria que o botão onde esta o wrapper ficasse visível para todos e se uma pessoa não logada clicasse nele apareceria uma página para logar igual a dos artigos joomla.

Márcia Raquel
wmfelipe
Joomleiro
Contato:

Re: Botão de acesso restrito no main menu igual aos artigos...

Mensagem por wmfelipe »

que tipo de conteúdo será restrito? artigo? componente? qual?

e já respondendo a tua pergunta, sim, com certeza existe alguma maneira :D
MarciaRaq
Novato

Mensagem por MarciaRaq »

Olá, será uma página que está em "wrapper" eu queria que este botão que esta em "main menu" ficasse sempre visível tanto para quam é registrato quanto para quem é visitante, eu consegui fazer com que esse botão suma para quem não é registrado pelo admin, eu queria fazer ele ficar sempre visível e quando alguém clicasse nele apareceria dizendo que o acesso é restrito e solicitando login ou caso a pessoa ja fosse registrada iria para o conteúdo diretamente.
wmfelipe
Joomleiro
Contato:

Mensagem por wmfelipe »

uma forma simples de fazer isso poderia ser:

no PHP que tu chama no wrapper, fazer uma verificação quanto ao tipo do usuário. Caso o usuário não fosse cadastrado, mostraria um link para ele fazer o login ou se registrar, caso contrário exibiria o conteúdo normalmente...

abraço

ps: evite usar wrapper :D
MarciaRaq
Novato

Mensagem por MarciaRaq »

olá wmfelipe,

A questão do botão é que ele será para chamar um fórum em ipb tentei unir o ipb ao joomla e quebrei a cabeça durante um bom tempo, a única maneira que encontrei de juntar os dois no mesmo layout foi através do wrapper. Quando você diz para "evitar usar o wrapper" é por algum motivo sério, lentidão ou coisa assim ou questão de problemas graves mesmo?

É que estou trabalhando em localhost ai não tem como enviar link para ver como está ficando. Eu queria que o meu forum feito em ipb ficasse no mesmo layout do joomla 1.5 e a única maneira que encontrei foi fazendo desta maneira :(. Tem alguma forma melhor de se colocar uma página externa em um daqueles botões do main menu sem que seja o wrapper ou essa é a única forma realmente?

Márcia Raquel
wmfelipe
Joomleiro
Contato:

Mensagem por wmfelipe »

na verdade é por questões de segurança e tal (caso o PHP que será carregado no wrapper tenha alguma vulnerabilidade que possa atingir o joomla, caso contrário creio que o uso do wrapper seria tranquilo)
Tem alguma forma melhor de se colocar uma página externa em um daqueles botões do main menu sem que seja o wrapper ou essa é a única forma realmente?
tem o link externo, mas dai ele não vai ser exibido no conteúdo do joomla...

tente fazer aquilo que eu falei. Usar o wrapper e no teu fórum, fazer uma verificação para exibir ou não o link de cadastro ou formulário de login...

abraço
MarciaRaq
Novato

Mensagem por MarciaRaq »

Oi wmfelipe,

"fazer uma verificação para exibir ou não o link de cadastro ou formulário de login..."

Tem como me dar uma dica "passo-a-passo" rs de como fazer isso?

Não sei como fazer esse procedimento
wmfelipe
Joomleiro
Contato:

Mensagem por wmfelipe »

teria que alterar o teu php do wrapper, importar algumas libs do joomla e daí o código que faria a verificação seria mais ou menos assim:

Código: Selecionar todos

$user = &JFactory::getUser();

//usuario nao autenticado
if($user->get('id') == 0) {
    //pede para fazer login
}
else {
    //exibe o conteudo que tu quiser...
}
eu não testei esse código, mas acredito que deva funcionar...

Abraços
MarciaRaq
Novato

Mensagem por MarciaRaq »

Caramba rs

'teria que alterar o teu php do wrapper, importar algumas libs do joomla e daí o código que faria a verificação seria mais ou menos assim"

Não sei onde colar este código e nem ao menos sei o que é libs rsrsrs, acho que vou ter que deixar o wrapper aberto mesmo rs, queria colocar ele como restrito para somente usuários registrados poderem acessar, mas, acho que não vai dar rs
wmfelipe
Joomleiro
Contato:

Mensagem por wmfelipe »

tenho uma idéia:
vou testar uma coisa aqui. Se eu conseguir importar as libs do joomla que são necessárias, pra dentro do wrapper, resolvo teu problema...

Retorno em breve... :D
wmfelipe
Joomleiro
Contato:

Mensagem por wmfelipe »

resolvi teu problema!

Bem, primeiro vamos criar um arquivo php que será incluído em todas as páginas do teu wrapper em que o acesso será restrito.

a título de exemplo vou chamá-lo de verifica_login.inc.php

<?php
define( '_JEXEC', 1 );
//aqui tu deverá dizer qual o caminho absoluto para o teu site joomla. Não encontrei uma maneira melhor, então essa será a única linha que tu vai precisar alterar caso precise usar esse teu wrapper em outro lugar
define('JPATH_BASE', '/var/www/html/joomlateste' );
define( 'DS', DIRECTORY_SEPARATOR );

require_once ( JPATH_BASE .DS.'includes'.DS.'defines.php' );
require_once ( JPATH_BASE .DS.'includes'.DS.'framework.php' );

$user = &JFactory::getUser();

//usuario nao autenticado
if($user->get('id') == 0) {
	//pede para fazer login
	echo 'vai se logar!';
}

?>
Ok, esse será o arquivo que tu vai precisar incluir :D

agora nas páginas que tu precisar garantir o acesso somente a usuários cadastrados, basta adicionar nas primeiras linhas do teu código php, o seguinte:

require_once('lugar/do_teu/arquivo/verifica_login.inc.php');
Espero que isso resolva, mas pelos testes que fiz aqui acredito que dará certo ;)

Abraço e qualquer coisa é só gritar
Responder