Re: Criação do componente "Boletim escolar mambo"...
Criação do componente "Boletim escolar mambo"...
Olá, a todos...
Vi em alguns tópicos a idéia de desenvolver esse componente para o mambo.
O PHP Nuke já tem desenvolvido e está na versão 2.1. Então vamos lá...
Bom...já comecei a idéia e tenho a versão beta pronta, peço a criação de uma força tarefa aqui na comunidade pra desenvolver pois tem muita coisa ainda a ser feita...
Alguns trâmites:
1) o backend está bonzinho mas tem que melhorar. Já está calculando as notas na média e no total e armazenando no banco. É preciso bolar algo pra mudar as fórmulas que calculam as notas pois diversas escolas usam métodos diferentes de cálculo.
2) Temos que bolar também um método de apenas o usuário registrado ter acesso ao seu boletim, quando loga. Imaginei integra-lo ao comprofile ???
3) O frontend está também legal, mas tem que melhorar muito.
4) Alguém poderia gerenciar o modo de como faremos para hospedar os testes?
Ok para pegar a versão beta vamos aqui...
http://www.oton.pro.br/downloads/boletim_mambo.zip
sugiro nos comunicarmos por aqui para termos todos os usuários juntos e cada vez entrar mais gente...
Meu e-mail: mail@oton.pro.br
Vamos à força tarefa...
Abração a todos...
Oton.
Vi em alguns tópicos a idéia de desenvolver esse componente para o mambo.
O PHP Nuke já tem desenvolvido e está na versão 2.1. Então vamos lá...
Bom...já comecei a idéia e tenho a versão beta pronta, peço a criação de uma força tarefa aqui na comunidade pra desenvolver pois tem muita coisa ainda a ser feita...
Alguns trâmites:
1) o backend está bonzinho mas tem que melhorar. Já está calculando as notas na média e no total e armazenando no banco. É preciso bolar algo pra mudar as fórmulas que calculam as notas pois diversas escolas usam métodos diferentes de cálculo.
2) Temos que bolar também um método de apenas o usuário registrado ter acesso ao seu boletim, quando loga. Imaginei integra-lo ao comprofile ???
3) O frontend está também legal, mas tem que melhorar muito.
4) Alguém poderia gerenciar o modo de como faremos para hospedar os testes?
Ok para pegar a versão beta vamos aqui...
http://www.oton.pro.br/downloads/boletim_mambo.zip
sugiro nos comunicarmos por aqui para termos todos os usuários juntos e cada vez entrar mais gente...
Meu e-mail: mail@oton.pro.br
Vamos à força tarefa...
Abração a todos...
Oton.
- Ronildo Costa
- Super Joomleiro
Cara primeiramente, queria te parabenizá-lo pela iniciativa.
Vamos lá, estou disposto ajudar.
Eu posso ajudar da seguinte maneira.
Posso fazer toda a parte de design do componente, tanto do frontend como do backend.
Uma coisa que acho que vc poderia modificar seria o nome dos links no menu, minha opnião: Ou criar um nome para o componente ou por joomla. Isso é apenas minha opnião, se discordar no problem.
Daí poderiamos ir colocando todas as atualizações lá.
Se quiser me escrever meu e-mail:
ronildo @ gmail.com coloquei com espaços por causa de spam.
Vamos lá, estou disposto ajudar.
Eu posso ajudar da seguinte maneira.
Posso fazer toda a parte de design do componente, tanto do frontend como do backend.
Uma coisa que acho que vc poderia modificar seria o nome dos links no menu, minha opnião: Ou criar um nome para o componente ou por joomla. Isso é apenas minha opnião, se discordar no problem.
O que acha de criar um projeto do developer.joomla.org ??4) Alguém poderia gerenciar o modo de como faremos para hospedar os testes?
Daí poderiamos ir colocando todas as atualizações lá.
Bom ainda não tenho conhecimento suficiente de php para fazer isso, por isso passo a bola. rs2) Temos que bolar também um método de apenas o usuário registrado ter acesso ao seu boletim, quando loga. Imaginei integra-lo ao comprofile Huh
Se quiser me escrever meu e-mail:
ronildo @ gmail.com coloquei com espaços por causa de spam.
Olá Ronildo...
maravilha... vamos lá... pode modificar como quiser os menus e tals...
faz uma versão com essas modificações no frontend em manda pra eu ver...
Gostei da idéia do developer.joomla.org...
Abração.
maravilha... vamos lá... pode modificar como quiser os menus e tals...
faz uma versão com essas modificações no frontend em manda pra eu ver...
Gostei da idéia do developer.joomla.org...
Abração.
Olá!
Entendo muito pouco de programação, então só vou deixar minha opinião se não for viável ignore:
acho que seria uma boa, se você vincular o nome do dono do boletim a um usuário do site, assim cada usuário poderia ter acesso ao seu boletim pelo seu menu (menu – usuário).
Também seria interessante se fosse possível criar turma onde cada turma tem determinadas matérias e cada aluno estaria inserido a sua turma.
Valeu!!!
Entendo muito pouco de programação, então só vou deixar minha opinião se não for viável ignore:
acho que seria uma boa, se você vincular o nome do dono do boletim a um usuário do site, assim cada usuário poderia ter acesso ao seu boletim pelo seu menu (menu – usuário).
Também seria interessante se fosse possível criar turma onde cada turma tem determinadas matérias e cada aluno estaria inserido a sua turma.
Valeu!!!
Opa...
Então galera, desculpem se estou sendo xereta e dando palpite onde não devo, mas testei o componente e vi algumas coisas...vamos lá:
1- O lance do cálculo da média, em meu entendimento, acho que está calculando atrasado...vc coloca uma nota em um bimestre, blz...ai coloca o segundo bimestre, blz...no frontend, ele ainda aparece 0 de média. Ai, você volta lá na administração e abre novamente os dados do aluno, aparece a média legal...ai vc volta no frontend, ele aparece a média 0.
Depois, você coloca a média do 3o bimestre, blz...no frontend aparece o cálculo apenas até o segundo...ai vc entra na administração, ele aparece blz...volta no frontend, ele aparece até o segundo apenas.
Não adianta atualizar a página, limpar temporários, que não funciona...ele fica da mesma forma.
Também não é problema no servidor, poiis está instalado localmente.
2- Acho que seria legal uma coluna de FALTAS... Alguns lugares ainda existe esse controle.
[]'s

Então galera, desculpem se estou sendo xereta e dando palpite onde não devo, mas testei o componente e vi algumas coisas...vamos lá:
1- O lance do cálculo da média, em meu entendimento, acho que está calculando atrasado...vc coloca uma nota em um bimestre, blz...ai coloca o segundo bimestre, blz...no frontend, ele ainda aparece 0 de média. Ai, você volta lá na administração e abre novamente os dados do aluno, aparece a média legal...ai vc volta no frontend, ele aparece a média 0.
Depois, você coloca a média do 3o bimestre, blz...no frontend aparece o cálculo apenas até o segundo...ai vc entra na administração, ele aparece blz...volta no frontend, ele aparece até o segundo apenas.
Não adianta atualizar a página, limpar temporários, que não funciona...ele fica da mesma forma.
2- Acho que seria legal uma coluna de FALTAS... Alguns lugares ainda existe esse controle.
[]'s
Olá Parceiro...
O cálculo de notas está ainda em fase alfa... tenho alguma idéias para implementar uma mudança de fórmula pelo backend mas não to conseguindo o que quero... a atualização está frágil, o php do backend calcula e depois de salvar ele manda pro banco de dados...isso retarda a atualização até o próximo lançamento de nota na visualização do frontend... mas ainda não arrumei uma solução com poucas imperfeições de código.
Ajuda aí... escova esses códigos e arruma a casa...hehehe
Valeu!
O cálculo de notas está ainda em fase alfa... tenho alguma idéias para implementar uma mudança de fórmula pelo backend mas não to conseguindo o que quero... a atualização está frágil, o php do backend calcula e depois de salvar ele manda pro banco de dados...isso retarda a atualização até o próximo lançamento de nota na visualização do frontend... mas ainda não arrumei uma solução com poucas imperfeições de código.
Ajuda aí... escova esses códigos e arruma a casa...hehehe
Valeu!
spikems escreveu: Opa...
[]'s
Olá rick...
Pensei em vincular o boletim ao comprofile pra fazer isso... cada aluno registrado teria no seu profile o boletim...
Pensei em vincular o boletim ao comprofile pra fazer isso... cada aluno registrado teria no seu profile o boletim...
rickmaia escreveu: Olá!
Valeu!!!
- Ronildo Costa
- Super Joomleiro
Galera só pra ficar registrado, essa semana eu envio o componente com alterações no layout.
Eu fiz o seguinte, criei uma css específica para o componente e tentei por tudo referenciado para a css, para que as pessoas que queiram fazer alterações não precisem por a mão no código.
[]'s
Eu fiz o seguinte, criei uma css específica para o componente e tentei por tudo referenciado para a css, para que as pessoas que queiram fazer alterações não precisem por a mão no código.
[]'s
Maravilha Ronildo...
Ronildo Costa escreveu: Galera só pra ficar registrado, essa semana eu envio o componente com alterações no layout.
[]'s
- Ronildo Costa
- Super Joomleiro
Vamos lá:
Outra coisa eu testei esse novo pacote que vc mandou, mas vc esqueceu de colocar a pasta images, e o arquivo de css, dentro do zip.
Não sei amigo, mas acho que vc errou o nome da pessoa que fez o visual, pois essa versão que vc colocou fui eu que fiz.Versão alfa 1 com visual feito pelo Inacio...
Outra coisa eu testei esse novo pacote que vc mandou, mas vc esqueceu de colocar a pasta images, e o arquivo de css, dentro do zip.
Parabens a todos pela iniciativa! Também estou disposto a colaborar, e já estou vendo algumas soluções para poder basear e colaborar.
Oton comecei a estudar o seu componente, ainda não consegui terminar a analise, mas como sugestão e colaboração encontrei o seguinte Boletim On Line para testar (não é meu, e esta em php, não há ligação com Mambo/Joomla):
Administração Geral:
http://www.phpsolucoes.com.br/boletim/admin/
login = lucas
senha = lucas
Área do Aluno:
http://www.phpsolucoes.com.br/boletim/
login = aluno0
senha = teste
Área do Professor
http://www.phpsolucoes.com.br/boletim/professor/
login = andre
senha = andre
Acredito que poderemos tirar grandes ideias deste modulo em php.
Outro detalhe que vejo é que quem vai usar este componente já possui um sistema administrativo escolar, e simplesmente quer enviar via txt ou outro meio de exportação/importação somente os dados referentes ao boletim, desta maneira ficaria uma cópia na internet e os dados oficiais sem ligação direta.
Acredito que podemos fazer um componente mais facil, simplesmente populando o banco de dados e mostrando o resultado para cada aluno/usuário do mambo, sem a necessidade de calculos, etc.
O que vocês acham?
Oton comecei a estudar o seu componente, ainda não consegui terminar a analise, mas como sugestão e colaboração encontrei o seguinte Boletim On Line para testar (não é meu, e esta em php, não há ligação com Mambo/Joomla):
Administração Geral:
http://www.phpsolucoes.com.br/boletim/admin/
login = lucas
senha = lucas
Área do Aluno:
http://www.phpsolucoes.com.br/boletim/
login = aluno0
senha = teste
Área do Professor
http://www.phpsolucoes.com.br/boletim/professor/
login = andre
senha = andre
Acredito que poderemos tirar grandes ideias deste modulo em php.
Outro detalhe que vejo é que quem vai usar este componente já possui um sistema administrativo escolar, e simplesmente quer enviar via txt ou outro meio de exportação/importação somente os dados referentes ao boletim, desta maneira ficaria uma cópia na internet e os dados oficiais sem ligação direta.
Acredito que podemos fazer um componente mais facil, simplesmente populando o banco de dados e mostrando o resultado para cada aluno/usuário do mambo, sem a necessidade de calculos, etc.
O que vocês acham?
Desculpe Ronildo...não sei porque confundi com o Inacio...
Mandei o zip pra lá de novo... conferi o que estava lá mas me pareceu ter todos os arquivos que vc fez...
Abração.
Mandei o zip pra lá de novo... conferi o que estava lá mas me pareceu ter todos os arquivos que vc fez...
Abração.
Olá Deodato...
Achei interessante esse boletim....
Na verdade eu já tenho um módulo completo...porém não está no manbo... fiz em php stand alone...
Teste aqui e me diga o que acha...
http://www.podium.pro.br/index.php?opti ... &Itemid=54
matricula: 100007
login: 4027es
a minha idéia é adaptar ao mambo..e claro...melhorá-lo.
Na verdade eu já tenho um módulo completo...porém não está no manbo... fiz em php stand alone...
Oton;Oton escreveu: Olá Deodato...
Gostei do layout, ficou bom!
Como vc esta populando a tabela de boletim? Acredito que em sua escola existe um sistema administrativo que esta fora da internet e não conectado ao mambo, neste caso você importa os dados para o mysql ou possui uma tela de lançamentos?
É neste ponto que fica a minha duvida na hora de desenvolver este componente, pois como falei anteriormente muitas escolas preferem por medidas de segurança fazer o lançamento das notas no sistema administrativo e exportar para a internet.
Outro ponto que você poderia testar é: o sistema de logim. Deixe o usuário do mambo com o numero de matricula, e quando ele logar no mambo e já teria o boletim, agenda, horario, etc no menu do usuário e desta forma não faria o logim novamente. O que acha?
[]´s
Deodato
Oá Deodato...
EU tenho um sitema em FoxPro que gerencia a minha escola... chama-se "Mais Escola". ele trabalha com uma tabela de notas em PARADOX... eu exporto os dados usando o "Navicat" para a tabela de boletim e publico.
Veja que a minha idéia é justamente integrar ao mambo esse boletim. Por enquanto ele está completamente fora...até com um login diferente... Eu poderia usar a tabela de "users" do mambo pra validar o login do boletim, mas seria um paliativo e não uma solução.
A grande sacada é fazer um componente... e a exportação é o mais tranquilo depois...
Abração...
Oton.
Como vc esta populando a tabela de boletim? Acredito que em sua escola existe um sistema administrativo que esta fora da internet e não conectado ao mambo, neste caso você importa os dados para o mysql ou possui uma tela de lançamentos?
É neste ponto que fica a minha duvida na hora de desenvolver este componente, pois como falei anteriormente muitas escolas preferem por medidas de segurança fazer o lançamento das notas no sistema administrativo e exportar para a internet.
Outro ponto que você poderia testar é: o sistema de logim. Deixe o usuário do mambo com o numero de matricula, e quando ele logar no mambo e já teria o boletim, agenda, horario, etc no menu do usuário e desta forma não faria o logim novamente. O que acha?
[]´s
Deodato
EU tenho um sitema em FoxPro que gerencia a minha escola... chama-se "Mais Escola". ele trabalha com uma tabela de notas em PARADOX... eu exporto os dados usando o "Navicat" para a tabela de boletim e publico.
Veja que a minha idéia é justamente integrar ao mambo esse boletim. Por enquanto ele está completamente fora...até com um login diferente... Eu poderia usar a tabela de "users" do mambo pra validar o login do boletim, mas seria um paliativo e não uma solução.
A grande sacada é fazer um componente... e a exportação é o mais tranquilo depois...
Abração...
Oton.
Oton;
[]´s
Deodato
-
- Novato
pq tiraram o arquivo para download hein...
ta falhando esse link...
e outra coisa...
precisando de ajuda tamos ai...
seria interessante integra-lo ao comprofile ou outro parecido...
vlw vcsss
ta falhando esse link...
e outra coisa...
precisando de ajuda tamos ai...
seria interessante integra-lo ao comprofile ou outro parecido...
vlw vcsss
-
- Novato
Pessoal fico feliz por vcs terem essa ideia genial de criar esse componente... eu ainda não sou programador, estou cursando JSP na universidade, mas quando ja tiver uma noç~~ao legal em php, estarei com vcs em outrso trablahos, pois sei que esse ja terá termiando ate lá...hehe abraçoss..
Ola amigos!!! Estou precisando de um componente semelhante a esse que vcs propoem, onde eu posso fazer o download de algo parecido???? Obrigado pela atenção...