Erro grave no Joomla 1.0.10 e 1.0.11 pt-BR

Dúvidas e Comentários sobre o Conceito e Funcionamento do Mambo e Joomla! Atenção: Assuntos de Instalação, Componentes, Módulos, Mambots, Temas e Documentação usar os fóruns abaixo.
Filipe Torres
Usuário
Contato:

Erro grave no Joomla 1.0.10 e 1.0.11 pt-BR

Mensagem por Filipe Torres »

[align=left]Olá a todos,
não me agrada reportar erros do nosso CMS preferido, mas encontrei graves na edição de item de menu do tipo Tabela - Conteúdo de Seção, mais especificamente na guia "Parâmetros". O erro ocorre no Joomla 1.0.10 e 1.0.11 pt-BR. A versão 1.0.11 pt-BR, feita por lena em: viewtopic.php?t=18752, está com este problema. Este erro não ocorre nas versões pt-PT e em inglês.

Fiz os testes num servidor local montado a partir da instalação do WAMP 5 v1.6.4a. O problema também ocorreu no meu host usando um servidor Linux. Instalei o Joomla 1.0.11 pt-BR normalmente. Abri duas abas no Firefox 2.0: uma para o backend e outra para acompanhar as alterações no frontend.

Abaixo segue uma imagem da guia Parâmetros do item de menu de uma seção para orientar a leitura:
Imagem

Quando:
a) criamos um novo item de menu de uma seção (Novo > Tabela - Conteúdo de Seção);
b) renomeamos um item de menu de uma seção já existente;
c) movemos o item item de menu de uma seção para o segundo nível no menu (submenu).

Passam a ocorrer os seguintes erros:
1- O conteúdo da seção (Descrição da seção, mosimage, imagens inseridas etc) desaparece. Permanecem apenas os títulos, descrições e número de artigos das categorias dessa seção.
2- Na guia Parâmetros, as opções Descrição de seção(1) e Imagem da descrição da seção(2) param de funcionar.
3- As opções Descrição(5) e Descrição da Imagem(6), ambas opções da categoria, passam a controlar a exibição da seção. ???

Se o item de menu for criado a partir da edição da própria seção, o conteúdo é exibido sem problemas. Ao tentar executar as ações descritas acima em b) e c), os erros também ocorrem.

Descrevi este erro em meu post anterior Item de Menu: viewtopic.php?t=19213, mas até agora ninguém apresentou uma solução, nem qualquer pista sobre qual seria a fonte do problema.

[hr][/hr]

Como o problema estava ocorrendo na guia Parâmetros do item de menu (Editar Tabela - Conteúdo de Seção), decidir reinstalar o Joomla 1.0.11 pt-BR e começar novos testes, sem executar nenhuma das ações descritas acima nos itens a), b) e c). Acessei a administração do mainmenu e dupliquei o único item de menu que aponta para uma seção, neste caso Notícias. Nessa cópia comecei a alterar cada uma das opções da guia Parâmetros para verificar o resultado no frontend, que foi os seguinte:

1- Alterando a Descrição de seção(1) para "Ocultar", todo o conteúdo da seção desaparece, não somente o texto, mas também as imagens, com exceção dos nome das categorias, descrições e número de itens. A partir daí as opções Descrição de seção(1) e Imagem da descrição da seção(2) param de funcionar, ou seja, não reexibem mais o conteúdo das seções;
2- Alterando a Lista da Categoria - Seção(3) para "Ocultar", todo o conteúdo da seção e das categorias desaparece. Ao alterar novamente para "Exibir", são exiibidos apenas o nome das categorias, descrições e número de itens;
3- A opção Categorias vazias - Seção(4) vem como "Ocultar" por padrão. Ao alterar para "Exibir", as categorias vazias são realmente exibidas e o conteúdo da seção desaparece. Ao alterar novamente para "Exibir", são exiibidos apenas o nome das categorias, descrições e número de itens;
4- Alterando as opções Descrição(5) e Descrição da Imagem(6) para "Exibir" não causa nenhuma mudança no frontend, mas quando alteramos de volta à sua posição original "Ocultar", todo o conteúdo da seção desaparece, exiibindo apenas o nome das categorias, descrições e número de itens;
5- Por padrão, a opção Lista Categoria - Categoria(7) vem selecionada como "Exibir". Alterando para "Ocultar", todo o conteúdo daquela seção e as categorias são ocultadas. Alterando novamente para "Exibir", apenas o o nome das categorias, descrições e número de itens reaparecem;
6- Por padrão, a opção Categorias Vazias(8) vem selecionada como "Ocultar". Alterando para "Exibir", as categorias vazias (sem itens) não são exibidas e ainda escondem o conteúdo da seção, deixando apenas as categorias com itens.
7- As opções # Itens da Categoria(9) e Descrição da Categoria(10) funcionam como previsto, mas também fazem desaparecer o conteúdo das seções.

Pelo que se pode notar, há um padrão de comportamento para essas opções na guia Parâmetros do item de menu (Editar Tabela - Conteúdo de Seção): qualquer alteração dessas opções de 1 a 7 acima citadas, fazem com que o conteúdo das seções desapareça. Isso é um erro grave e que precisa ser corrigido o quanto antes.[/align]

Pessoalmente, vou migrar o site no qual estou trabalhando no momento para a versão pt-PT, até que isso seja resolvido.
Editado pela última vez por Anonymous em 12 Nov 2006, 11:21, em um total de 1 vez.
Filipe Torres
Designer gráfico e webdesigner
http://www.filipetorres.net
Willian Souza
Super Joomleiro

Re: Erro grave no Joomla 1.0.10 e 1.0.11 pt-BR

Mensagem por Willian Souza »

Tenho visto alguns comentários sobre esta versão FULL do Joomla em portugues. Ele tem alguns bugs sérios na sua operacionalização.

Tente usar o original com o pt_BR para o frontend até este bug ser solucionado.
Filipe Torres
Usuário
Contato:

Mensagem por Filipe Torres »

Willian Souza escreveu: Tenho visto alguns comentários sobre esta versão FULL do Joomla em portugues. Ele tem alguns bugs sérios na sua operacionalização.

Tente usar o original com o pt_BR para o frontend até este bug ser solucionado.
Oi Willian,
Você está se referindo ao joomla 1.0.11 PT-PT ou PT-BR?
Eu estou usando o a versão 1.0.11 PT-PT com o front-end PT-BR.
Filipe Torres
Designer gráfico e webdesigner
http://www.filipetorres.net
Gustavo Burlein
Novato

Mensagem por Gustavo Burlein »

Oi Galera
Encontrei o mesmo erro e fiz o mesmo teste com o joomla em ingles que tenho instalado na minha máquina.
Como eu posso migrar para a vesão pt.PT?
Posso usar o FTP e decompactar a versão sobre a já existente em pt.BR.?
Não gostaria de reintalar o Joomla pois os componente e módulos então rodando bem, inclusive com algumas traduções.
???Gustavo
jasonnfedora
Novato

Mensagem por jasonnfedora »

Galera sera que sito tem haver por eu não estar conseguindo criar os sub-menus???
viewtopic.php?t=19524

Eu ja tenho 3 dias tentando criar os sub-menus e simplesmente eles não aparecem e me da acesso restrito. Lembrando que estou salvando para public ok???

Eu ja não sei mais o que fazer.

Alguem me da uma luz ae por favor.
Ronildo Costa
Super Joomleiro

Mensagem por Ronildo Costa »

Amigos, este problema já foi solucionado.
Se mas se faz tempo que fizeram o download, sugiro que refa-çam o download e sobreponha os arquivos... não esqueça de fazer um backup por segurança.
Dr. Stranho
Usuário

Mensagem por Dr. Stranho »

Reporto também que ao migrar para essa versão Full BR.
Quando clico no ícone "inserir imagem" através do editor (através do backend), a janela popup que deveria aparecer com as opções para inserir a imagem, simplesmente fica toda blanca, sem nenhum ítem dentro dela.
Já através do Frontend, funciona legal.
Isso não acontecia quando era a versão 1.0.11 English.

Dr. Stranho
Daniel Corrêa
Super Joomleiro
Contato:

Mensagem por Daniel Corrêa »

Dr, o acesso ao backend é diferente se usar

www.seusite.com.br ou
seusite.com.br

Isso interfere na operação do backend. Então verifique como está sendo feito o acesso.
www.pagseguro.com.br - Faça cobranças a partir do seu site
www.hostphi.com - Hospedagem Joomla!
www.joomlaminas.org - Tutoriais e Artigos sobre o Joomla!
Dr. Stranho
Usuário

Mensagem por Dr. Stranho »

pchardnet escreveu: Isso interfere na operação do backend. Então verifique como está sendo feito o acesso.
muleque, e num era isso mesmo ... mas que fezes hein !!!

Valews
Responder