joomla usando muito a CPU do host - site suspenso

Dúvidas e Comentários sobre o Conceito e Funcionamento do Mambo e Joomla! Atenção: Assuntos de Instalação, Componentes, Módulos, Mambots, Temas e Documentação usar os fóruns abaixo.
Sergio Ruy David
Usuário
Mensagens: 52
Registrado em: 25 Jul 2004, 02:54

joomla usando muito a CPU do host - site suspenso

Mensagem por Sergio Ruy David »

Olá pessoal,

Administro um site de educação ( www.conteudoescola.com.br ) que usava mambo desde 2004. Ja utilizei, como servidores, a Digiweb, o Siteground e a Bluehost.

O servidor atual é o Bluehost ( www.bluehost.com ).

Ocorre que, há alguns dias, tive minha conta suspensa por usar demais os recursos da CPU do servidor. De inicio, achei que pudesse ser falta de atualização do Mambo, pois ainda usava a versão 4.5.1. Assim sendo, pedi um tempo para o  host e atualizei meu Mambo para Joomla 1.0.11.

Surpreendentemente, o site continuou a exceder a quota de CPU do servidor, consumindo muitos recursos, e com MySLQ queries lentas também. Aparentemente, passou até a usar mais recursos, segundo os relatórios do servidor.

Aí então tentei várias coisas: desabilitei as Search engine Friendly URLs, habilitei o cache, enfim, fui fazendo testes e a impressão que deu é que não fez diferença.

Acho muito estranho isso acontecer, gostaria de saber se é normal isso, levando em conta a audiência do site: tenho 70 mil visitas por mês e 500.000 pageviews por mês. tenho também 20.000 usuários cadastrados. Não mando e-mail em massa e não uso muitos componentes diferentes ou módulos.

Tenho tb dois outros site instalados em subdiretórios, mas mais para testes, não tendo audiência significativa (todos em joomla 1.0.11).

Por favor, me ajudem a achar uma solução, ou pelo menos saber se a Bluehost tem razão nessa história ou se estão me enrolando. Quem tiver um site desse porte hospedado em algum lugar razoavelmente em conta e esteja satisfeito com o servidor, me dê a dica da empresa para que eu possa continuar a manter esse site de educação, que é gratuito e serve a comunidade de educadores.

Toda a ajuda é bem vinda.
Muito obrigado.
Abraço,
Sergio
Avatar do usuário
Ronildo Costa
Super Joomleiro
Mensagens: 1454
Registrado em: 04 Mar 2005, 21:09

Re: joomla usando muito a CPU do host - site suspenso

Mensagem por Ronildo Costa »

Amigo eu não saberia responder a sua dúvida, mas seria pedir demais para colocar o que o pessoal da bluehost escreveu para vc, os dados para juntos análisarmos o que acontece??

Outra coisa, no seu caso, já não está na hora de usar um server dedicado??

Ops, outra coisa, o que tem instalado de adicional no seu site, como por exemplo.. componentes, mambots e módulos???
Sergio Ruy David
Usuário
Mensagens: 52
Registrado em: 25 Jul 2004, 02:54

Re: joomla usando muito a CPU do host - site suspenso

Mensagem por Sergio Ruy David »

Caro Ronildo,

Havia instalado o Simpleboard, mas eu tirei, pq a atualização para Joomlaboard foi problemática. Há um componente chamado extended users, para cadastro com mais campos de formulário, e os componentes e módulos tradicionais do Joomla. Nada muito extravagante.

Então, queria saber se alguém aqui com site de porte semelhante usa um "shared host" tb. Não dá pra acreditar que 2000 pessoas por dia me forcem a usar um servidor dedicado. Isso me faz ficar com vontade de voltar ao HTML estático, em qe eu posso ter milhões de visitas. Mas queria continuar a usar joomla.

Postarei em breve as mensagens do pessoal do servidor.

Abraço
Sergio
Avatar do usuário
Ronildo Costa
Super Joomleiro
Mensagens: 1454
Registrado em: 04 Mar 2005, 21:09

Re: joomla usando muito a CPU do host - site suspenso

Mensagem por Ronildo Costa »

Totalmente off-topic

Cara não pude deixar de te dar os parabens pelo site, putz muito bom e muito bonito.
sethe escreveu: Sergio, a essa altura você já deve ter resolvido o problema, mas se não, meu site http://www.algosobre.com.br hospedo no Dreamhost e quando estava com média de 10 mil visitas por dia, o servidor apresentava instabilidade também, me parece que o joomla realmente consome muitos recursos do servidor, um coisa que fiz que ajudou muito foi ativar as opções de gzip e de cache no configuration.php.
O problema maior pelo que pude perceber era no banco de dados, com um pouco mais de 2500 conteudos disponíveis, o banco as vezes demorava muito para carregar a página inicial. Depois que fiz uma reclamação quando a lentidão, o problema parece que foi reduzido, mas também pode ter sido pela queda de número de usuários no meu site depois que mudei para o joomla e as url mudaram, pedi muito pagerank, mas gradativamente venho recuperando.

Em suma, acho que um servidor shared deve resolver o tranco, mesmo porque um servidor dedicado é muito caro para suas necessidades, talvez se você mudar de host resolva o problema, indico o Dreamhost ou o Hostdepartment (este com preços mais camaradas)
Avatar do usuário
bigodines
Site Admin
Mensagens: 384
Registrado em: 11 Jul 2008, 20:25

Re: joomla usando muito a CPU do host - site suspenso

Mensagem por bigodines »

metendo o debelho:

- teoricamente o gzip não vai otimizar a performance no servidor. Vai diminuir o consumo de banda.
- desativar SEF e ativar o Cache ajudam pra caramba.

Outros detalhes importantes a se notar:
- shared hosting varia muito de empresa pra empresa... normalmente no Brasil, shared hosting significa que você está dividindo 1gb de ram com outros 900 clientes :) (exageros a parte, que hospedou no Brasil e hoje hospeda fora entende o que eu quis dizer)
- seria interessante ver se o seu hosting faz uso de algum acelerador, como o APC ou aquele da Zend...

Não dá pra comparar Joomla! com páginas estáticas html... é a mesma coisa que comparar o consumo do Word com o do Notepad o_O
Junior Kmaster
Usuário
Mensagens: 111
Registrado em: 09 Jul 2004, 14:54

Re: joomla usando muito a CPU do host - site suspenso

Mensagem por Junior Kmaster »

Putz, aconteceu comigo!
Mudei para um novo servidor a 30 dias, pois o ultimo servidor simplesmente bloqueou a minha conta e não soube dizer qual o motivo, simplesmente bloqueou e pronto.
Mas, agora, em novo servidor fui informado de ATAQUE DDOS, que caracteriza o uso excessivo da CPU, etc...

Qual o endereço dos servidores que "suportam" um site joomla  com grande movimento?

Agora fiquei preocupado com a situação do joomla nesse sentido, serio mesmo...
Avatar do usuário
Ronildo Costa
Super Joomleiro
Mensagens: 1454
Registrado em: 04 Mar 2005, 21:09

Re: joomla usando muito a CPU do host - site suspenso

Mensagem por Ronildo Costa »

Júnior de uma olhada neste tópico.
http://forum.joomla.org/index.php/topic,6856.0.html

Hospedagem em hosts brasileiros eu não conheço nenhuma.

Junior escreveu: Putz, aconteceu comigo!
Mudei para um novo servidor a 30 dias, pois o ultimo servidor simplesmente bloqueou a minha conta e não soube dizer qual o motivo, simplesmente bloqueou e pronto.
Mas, agora, em novo servidor fui informado de ATAQUE DDOS, que caracteriza o uso excessivo da CPU, etc...

Qual o endereço dos servidores que "suportam" um site joomla  com grande movimento?

Agora fiquei preocupado com a situação do joomla nesse sentido, serio mesmo...
FaBMak
Super Joomleiro
Mensagens: 1245
Registrado em: 17 Jul 2008, 23:43

Re: joomla usando muito a CPU do host - site suspenso

Mensagem por FaBMak »

Habilitar o cache ajuda bastante, mas principalmente desative o sistema de log caso esteja ativo, isso sim gera tráfego intenso entre Joomla!/BD. Outro "comedor" de recurso são os sistemas de estatísticas internos, tipo JoomlaStats, também é recomendo desinstalar os mesmos.

FaBMak
Junior Kmaster
Usuário
Mensagens: 111
Registrado em: 09 Jul 2004, 14:54

Re: joomla usando muito a CPU do host - site suspenso

Mensagem por Junior Kmaster »

Tive que desabilitar todas as estatisticas e habilitei o cache.
Até o momento não tive reclamações do servidor.. mas, so fazem 48 horas, tem que esperar mais um pouco pra ter certeza.

Será que esse problema será resolvido na versão 1.5? alguém sabe alguma coisa?
Avatar do usuário
Karlos Rikaryo
Super Joomleiro
Mensagens: 876
Registrado em: 06 Nov 2004, 16:03
Localização: Iguatu/CE - Brasil
Contato:

Re: joomla usando muito a CPU do host - site suspenso

Mensagem por Karlos Rikaryo »

Poxa gente já vi que a discusão sobre hospedagem sempre vem a tona...é incrível como alguns hosts são fagilizados...essa discussão vem rolando intermediarimente desde o tempo que a comunidade ainda era Mambo Brasil...

A minha experiência foi a seguinte: Logo quando comecei a usar mambo me deparei com um host que da noite pro dia limitou minha banda e isso fez com que o site que eu mantinha pra uma ONG saísse do ar varias vezes...aí comecei a pesquisar e saber melhor sobre hospedagens e me deparei com um monte de coisas absurdas...

programação mal feita, servidores com suporte ruins, descaso com segurança...com o aumento da comunidade hacker no mundo as coisas começaram a mudar...com o passar do tempo os serviços de hospedagem começaram a melhorar e ainda estão fazendo isso...

Hoje uso 5 tipos de hospedagem diferente e não tenho nenhum problema com banda e olhe que os sites q mantenho são todos de conteúdo bastante acessado...

Dica 1... Procure um bom host que lhe ofereça um serviço de qualidade
Dica 2... Não coloque a culpa no sistema que você utiliza para gerenciar seu conteúdo...esse mesmo problema acontece com sistemas semelhantes e se o host diz mesmo que é bom então não é o Joomla que vai prejudicar ele
Dica 3... realmente cobre pelo serviço prometido, porque toda vida o suporte vai colocar culpa em você

No mais é tentar ficar tranquilo e ter paciencia...
Karlos Rikáryo
Inventtive Tecnologia
(88) 8809.9022
Avatar do usuário
bigodines
Site Admin
Mensagens: 384
Registrado em: 11 Jul 2008, 20:25

Re: joomla usando muito a CPU do host - site suspenso

Mensagem por bigodines »

Sobre o Joomla! 1.5 e a performance,


O sistema de cache será implementado a partir do beta2, aonde poderemos ver realmente quais serão aos ganhos de performance com a nova versão.
Junior Kmaster
Usuário
Mensagens: 111
Registrado em: 09 Jul 2004, 14:54

Re: joomla usando muito a CPU do host - site suspenso

Mensagem por Junior Kmaster »

Mandou bem Karlos Rikaryo

Esses provedores até tem o Joomla pre-configurado, tipo.. propragando enganosa...
Quando o site começa a dar movimento e usar a CPU os "donos da razão" dizem que é ATAQUE DDOS  e a gente é que se lixe...

E olha que eu utilizo somente revendas para meu proprio uso..
Se passar por mais algum problema eu vou colocar os nome as porcarias para todo mundo ver!

Fala serio...
Responder