Dúvidas: Joomla em relação ao Nuke....

Dúvidas e Comentários sobre a Instalação do Mambo ou Joomla!
jorgito inocencio santos
Novato

Dúvidas: Joomla em relação ao Nuke....

Mensagem por jorgito inocencio santos »

Comunidade Joomla,

Há mais ou menos três anos venho utilizando o CMS PHP-Nuke, porém, decidi utilizar/estudar outro CMS, (sem entrar no mérito aqui de quem é melhor ou pior, pois imagino que cada um tenha seu valor), não gostaria aqui de polemizar uma discussão ideológica.

Venho há uma semana usando, testando o Joomla e percebi uma diferença muito grande, a começar pelo conceito de "Área de Administração do Site" que fica totalmente separada da página principal do site. Confesso que apanhei um pouco pra entender algumas coisas.

Até o momento gostei muito, muito do que vi, porém, senti falta de alguns recursos e módulos que ainda não encontrei (se é que existem) na web tipo:

- Segurança/Monitoramento - um módulo que permita filtrar ataques e códigos maliciosos no site;

- Estatísticas - um módulo que permita registrar dados estatíticos;

- Newsletter - um módulo que permita envia um informativo do site aos usuários registrados no mesmo, incluindo as últimas xx notícias;

- Administração avançada de usuários;

- Calendário de eventos - um módulo que permita registrar eventos e enviá-los aos usuários como uma newsletter, cadastrando ainda este evento como notícia no site;

Dúvidas:
1)Seria possível vocês apontarem quais e os melhores??
2) vale a pena migrar do nuke pro joomla?
3) alguém teve esta experiência? compensa?

Gostaria de contar com a ajuda e grande experiência de todos.
Editado pela última vez por Anonymous em 11 Nov 2005, 15:33, em um total de 1 vez.
Ronildo Costa
Super Joomleiro

Re: Dúvidas: Joomla em relação ao Nuke....

Mensagem por Ronildo Costa »

- Segurança/Monitoramento - um módulo que permita filtrar ataques e códigos maliciosos no site;
Realmente, não conheço nenhum componente que faça isso, mas tmb não conheço nenhum site que tenha sido atacado em mambo. ;)
- Estatísticas - um módulo que permita registrar dados estatíticos;
Bom esse eu sei que tem bastante... tem um que eu usei que se chama bbclone...
Vc pode baixar no mambopt.com ou mamboforge.net ou procurar em algum post do fórum que eu já coloquei o link para download.
Newsletter - um módulo que permita envia um informativo do site aos usuários registrados no mesmo, incluindo as últimas xx notícias;
Bom existem componente bons para newsletter mas acho que possam melhorar mais. Mas não vou entrar no mérito da questão. Tem um componente chamado MaMLL algo assim, da uma procurado no mamboforge por newsletter que vc encontra alguns projetos nesse sentido dai é so testar e ve no que da.
- Administração avançada de usuários;
Bom não sei o que seria mas na administração tem uma parte que vc pode gerenciar os usuários.
- Calendário de eventos - um módulo que permita registrar eventos e enviá-los aos usuários como uma newsletter, cadastrando ainda este evento como notícia no site;
Esse no mamboforge vc encontra como extcalendar é o melhor para mambo, nunca usei mas parece ser bem legal.

2) vale a pena migrar do nuke pro joomla?
Bom eu nunca fui usuário do php-nuke mas não troco o joomla por nenhum.

Bom espero ter ajudado, mas pesquisando cada assunto no fórum vai encontrar respostas melhores que a minha.

[]'s
Andresa Martins da Silva
Novato

Mensagem por Andresa Martins da Silva »

Eu já tive a experiência.

Já usei todos os CMS que você pode imaginar, desde os menos falados como o Dragonfly até os mais pops, como o PHP-Nuke. Quando conheci o Mambo, achei ele uma coisinha simples demais. Assim que eu instalei aqui em casa, notei uma grande diferença no nível de sofisticação do script, tanto em organização (especialmente em seu maravilhoso CPainel) quanto em velocidade e utilização dos recursos do sistema.

O Mambo/Joomla também é muito mais simples para se fazer templates do que qualquer outro script, incluindo o PHPNuke. Nisso o Mambo é imbatível.

Todos os módulos que você citou são melhores no Mambo/Joomla que em qualquer outro CMS que eu conheço.

Se você ainda não tentou, tente, vale a pena mudar para Joomla. Eu me sinto imensamente satisfeita e feliz com ele e acredito que você também se sentirá.
Já tive um site em PHP-Nuke cujo banco de dados foi atacado, você sabe, aquela antiga história de sites em PHP-Nuke. Mesmo eu tentando daqui no servidor local, nota-se claramente queo Mambo é mais seguro (eu achei).
Editado pela última vez por Anonymous em 19 Nov 2005, 18:41, em um total de 1 vez.
ivan campos
Novato

Mensagem por ivan campos »

Pois é vou endosar a Andressa,

Mexi um puco com php-nuke e Oscommerce antes de cair, ou melhor subir, aqui no mambo :)
Realmente o sistema aparenta ser muito "maduro" e "bem resolvido" em varios itens em especial em segurança, poderiamos escrever muito sobre as vantagens mas só você trabalhando comele vai percebendo, logo de cara tem o tamanho,
Um php nuke precisa "no minimo" de um sentinnel instalado que quase dobra o tamanho do pacote, vai pra mais de 20mb contanto o banco de dados, um Joomla é só uma fraçao desse peso.

É complicado ficar comparando um sitema com o outro, por exemplo pelo que vi até agora tem muito mais suporte ou informação pro iniciante em php-nuke do que em mambo ou melhor dizendo Joomla.
Posso estar enganado, mas pareceme que a comunidade Joomla exige mais base oou conhecimento é como se "fosse uma escola mais puxada"

É como se o nuke fosse uma cidade do interior onde todo mundo fala e ajuda todo mundo, já aqui no Joomla parece  que o pessoal é mais "reservado" ou seja, no nuke voce encontra astutoriais, respostas e  informações mais fáceis existe maior coletividade um bom exemplo é omeunuke.com, já em joomla as informações e respostas as dúvidas  não são tão abundantes, você pena mais pra descobrir as coisas.
O que em verdade é muito proveitoso, você acaba ficando um profissional melhor, é só dar uma conferida aqui mesmo no link "sites usando mambo"
E tem outra coisa também, por ser mais robusto e intuitivo o joomla acaba sendo  simpees de se mexer,, ou seja você acaba conseguindo se virar bem de qualquer forma.

O que eu acho mais fantástico no joomla é que os sites não tem aquela mesma cara que todo site feito em gerenciador de conteúdo tem, realmente você pode personalizar "mesmo" o site. isso eu vi pouco no nuke.

Bom, concluo dizendo que realmente vale a pena o Joomla ok
jorgito inocencio santos
Novato

Olá Pessoal,

Agradeço antecipamente pelos posts. Na verdade já estou utilizando o joomla e estou gostando muito do que estou vendo vejam só como está ficando: http://www.riodasostras.net

Dificuldades encontradas até o momento:
- poucos módulos traduzidos para Português Brasil (pt_br). Na medida do possível tenho iniciado a tradução de alguns... e pretendo colocar no meu site e aqui pra downloads...
- tenho encontrando ainda algumas dificuldades pra colocar alguns módulos em produção, não descarto a possibilidade de ser o host ou até mesmo BIOS (Burro Ignorante Operando o Sistema).

Galeria de imagens zOOm Media Gallery 2.5 beta3 ...

Código: Selecionar todos

Warning: exec() has been disabled for security reasons in /home/meu_site/components/com_zoom/lib/toolbox.class.php on line 1054

Warning: exec() has been disabled for security reasons in /home/meu_site/components/com_zoom/lib/toolbox.class.php on line 1069

Warning: exec() has been disabled for security reasons in /home/meu_site/components/com_zoom/lib/toolbox.class.php on line 1110

Warning: exec() has been disabled for security reasons in /home/meu_site/components/com_zoom/lib/toolbox.class.php on line 1125

Configurações : 	
configuration file is : Not Writable
stylesheet files are : Not Writable
FTP configuration file is : Not Writable

Tipo de Conversão de Imagem :
1 = ImageMagick   Não instalado
2 = NetPBM   Não instalado
3 = GD1 library Não instalado
4 = GD2 library   auto-detectado: bundled (2.0.28 compatible)
Problemas com o módulo de estatísticas TFSforMAMBO Version : 2.0-RC1:

Código: Selecionar todos

Warning: parse_ini_file(): SAFE MODE Restriction in effect. The script whose uid is 32578 is not allowed to access / owned by uid 0 in /home/public_html/administrator/components/com_tfsformambo/admin.tfsformambo.html.php on line 91
Alguém pode me ajudar??

Grato pela atenção e contribuição...
Editado pela última vez por Anonymous em 09 Dez 2005, 12:36, em um total de 1 vez.
jorgito inocencio santos
Novato

Eae pessoal alguma dica...?
Ronildo Costa
Super Joomleiro

Mensagem por Ronildo Costa »

Amigo este erro é no local ou no servidor.
Pq acho que isso não é nenhum problema ou bug, apenas aviso do php.
Procure no fórum por algo desse tipo..

Agora o segundo problema eu não sei te informar o que seria.
FaBMak
Super Joomleiro

Mensagem por FaBMak »

Este erro "Warning exec()" pode ser problema no seu servidor, bloqueando esta função do PHP, entre em contato com eles.

Bom mais uma coisa, o TFS for Mambo foi descontinuado e como vc está usando o Joomla, não o instale.

FaBMak
Responder