Re:Divisão em diretórios e menus principais variad

Dúvidas e Comentários sobre Temas e Design para Mambo e Joomla!
Manoel Pinho
Novato

Divisão em diretórios e menus principais variados

Mensagem por Manoel Pinho »

Estou querendo fazer um site educacional com Mambo e adorei o site da Unisinos http://www.unisinos.br/principal/

Notei que o site está dividido em grandes áreas (alunos, diplomados, funcionários e professores, etc) que são acessadas pelo menu horizontal em abas no topo da página e que cada uma dessas áreas está em um subdiretório próprio do servidor (p.ex. http://www.unisinos.br/alunos).

Eu ainda estou aprendendo a usar o Mambo e vi que não há como atribuir um determinado local a um conteúdo qualquer, até porque creio que isso não teria sentido por estar no banco de dados.

Outra coisa que achei legal é que quando se acessa uma dessas grandes áreas do site, um dos menus da esquerda muda, isto é, possui itens diferentes.

Fiquei pensando como fizeram isso e o único modo que pensei de fazer isso seria fazer várias instalaçòes do mambo, em diretórios separados, e então usar o mesmo tema em todos eles. Assim, cada área poderia ter arquivos index.php e menus da esquerda diferentes e então ter o mesmo comportamento do site da Unisinos. É só assim mesmo ou há alguma forma de fazer isso usando apenas uma única instalação do mambo ?

Não sou webmaster e ainda estou engatinhando nisso. Me desculpem se a pergunta é idiota. A maioria dos tutoriais e documentação do mambo abordam a operação doprograma em si, mas não dão muito detalhes sobre como fazer a estruturação lógica do conteúdo.

Obrigado por qualquer resposta.
spikems
Usuário

Re:Divisão em diretórios e menus principais variados

Mensagem por spikems »

Opa...:)

Plagiando um camarada nosso daqui: "Não sou moderador, mas seja bem vindo à comunidade"... :woohoo:

Seguinte, tem sim como vc fazer isso com os menus, sem utilizar várias instalações:

Primeiro quero dizer que, infelizmente, não faço a mínima idéia de como fazer para que os endereços apareçam em diretórios na barra de status, desculpe...:(
Quanto aos menus, pode fazer assim:

1- Primeiro, crie os menus que vc deseja, apontando para o conteúdo escolhido.
Vá em MENU/ADMINISTRAR MENU e crie um novo.

2- Depois, na seção módulos(MÓDULOS/MÓDULOS DO SITE), abra os menus criados e na lateral(PÁGINAS/ÍTENS), escolha onde quer que eles apareçam. Pode ser feito uma múltipla seleção dos locais, segurando o shift.

Não sei se ajudei muito, pois costumo digitar tudo atropelado...rsrs

Qualquer dúvida, grita que a gente tenta socorrer, valeu?

[]\'s

P.S. Esqueci de dizer...seguinte:
Antes de postar alguma dúvida, dá uma procuradinha aqui no fórum, que muitas dúvidas que nos aparecem já podem ter sido esclarecidas por alguém. Por exemplo, essa sua dúvida, pode ser melhor explicada neste tópico:
http://www.mambobrasil.org/component/op ... pic,6757.0

No caso, ela foi respondida em lugar errado, mas de qualquer forma, tá valendo!!!

[]\'s
Editado pela última vez por FaBMak em 09 Jan 2006, 12:30, em um total de 1 vez.
Manoel Pinho
Novato

Re:Divisão em diretórios e menus principais variad

Mensagem por Manoel Pinho »

Muito obrigado, spikens. O link para o outro tópico do fórum foi muito útil e acho que vou optar por isso mesmo, pelo menos na maioria dos casos.

Manter várias instalações do mambo nomesmo servidor é trabalhoso e só se justifica criar uma nova instalação caso seja uma seção muito grande e que possa um dia ser migrada para um outro servido (fica mais fácil mover o conteúdo pois já está em um banco de dados separado) ou então quando você quer entregar a responsabilidade de um sub-site a uma outra pessoa que será o administrador daquela parte.

Eu sempre achei um saco manter websites no modo tradicional, mas com um CMS como o mambo até me animo a dar uma de webmaster amador.
Responder