Re:O MAMBO só roda no APACHE???

Dúvidas e Comentários sobre a Instalação do Mambo ou Joomla!
Elton Barone efbarone
Novato

O MAMBO só roda no APACHE???

Mensagem por Elton Barone efbarone »

Olá Galera, sou novo no mundo MAMBO.

Eu sei que o PHP também roda no IIS, mas o MAMBO necessariamente roda só no APACHE ou não tem nada ver?????

- Instalei o PHP, (está rodando no IIS);
- Criei o banco de dados no MySQL para o MAMBO (rodei os scripts .sql de criação que ele fornece;
- Alterei as configurações do configuration.php com os dados do banco e ele da o seguinte erro:

Warning: main(/path/to/mambo/install/includes/version.php) [function.main]: failed to open stream: No such file or directory in C:\\web\\MamboV4[1].5.1b\\includes\\mambo.php on line 32

Warning: main() [function.include]: Failed opening \'/path/to/mambo/install/includes/version.php\' for inclusion (include_path=\'.;C:\\php5\\pear\') in C:\\web\\MamboV4[1].5.1b\\includes\\mambo.php on line 32

Warning: main(/path/to/mambo/install/includes/database.php) [function.main]: failed to open stream: No such file or directory in C:\\web\\MamboV4[1].5.1b\\includes\\mambo.php on line 34

Fatal error: main() [function.require]: Failed opening required \'/path/to/mambo/install/includes/database.php\' (include_path=\'.;C:\\php5\\pear\') in C:\\web\\MamboV4[1].5.1b\\includes\\mambo.php on line 34

O que pode estar acontecendo? tenho que mexer em mais uma configuração???

obrigado,
FaBMak
Super Joomleiro

Mensagem por FaBMak »

A versão atual do Mambo não roda legal com o php5. Vc tem duas opções:
1 - Instalar o php4
2 - Instalar o patch mysqli4mambo para fazer o Mambo rodar em php5

FaBMak
Elton Barone efbarone
Novato

Oi. Obrigado pelo retorno

Onde baixo essa patch???

obrigado!!
Barone
FaBMak
Super Joomleiro

Mensagem por FaBMak »

efbarone escreveu:
Oi. Obrigado pelo retorno

Onde baixo essa patch???

obrigado!!
Barone
Baixe o patch aqui -> http://mamboforge.net/projects/mysqli4mambo/

FaBMak

PS: Não precisa instalar o Apache, embora o Mambo aproveite melhor o Apache em alguns recursos como o SEF. Favor procurar no fórum antes de postar esta pergunta já foi respondida.
Elton Barone efbarone
Novato

instalei o PHP 4 e continua com esse erro:

Warning: main(/path/to/mambo/install/includes/version.php): failed to open stream: No such file or directory in C:\\web\\mambo\\includes\\mambo.php on line 37

Fatal error: main(): Failed opening required \'/path/to/mambo/install/includes/version.php\' (include_path=\'.;c:\\php4\\pear\') in C:\\web\\mambo\\includes\\mambo.php on line 37

O que será???
FaBMak
Super Joomleiro

Mensagem por FaBMak »

Como vc instalou o Mambo ? Usando o instalador Web ou na mão ?

No seu arquivo configuration.php aparece algum caminho exatamente assim /path/to/mambo/ ou foi vc que modificou para postar no fórum ?

FaBMak
Elton Barone efbarone
Novato

Olá,

Eu ainda estou tentando instalar na mão...não consigo fazer rodar o instalador Web.
Ainda nem vi a cara do MAMBO depois de instalado...

Em relação existe realmente esse caminho \'/path/to/mambo/install\' . Devo alterar algo nele??

Obrigado pelo retorno,

Barone
Elton Barone efbarone
Novato

Eu mudei esse caminho agora para http://localhost/mambo, agora o que me aparece é:

Direct Access to this location is not allowed.Direct Access to this location is not allowed.Direct Access to this location is not allowed.Direct Access to this location is not allowed.
Fatal error: Class moscomponent: Cannot inherit from undefined class mosdbtable in C:\\web\\mambo\\includes\\mambo.php on line 915

A linha 915 é a classe \"class mosComponent extends mosDBTable\"
..
FaBMak
Super Joomleiro

Mensagem por FaBMak »

Sinceramente, não recomendo instalar o Mambo na \"mão\", pois usuários sem experiências acabam configurando o configuration.php incorretamente, exatamente o que aconteceu com vc. O que é altamente recomendado é executar a instalação através do instalador web, que detecta eventuais problemas no ambiente de instalação e permite vc corrigir antes mesmo de instalar o Mambo, efim faça a instalação via instalador web. Se o instalador não estiver funcionando pode ter certeza que o Mambo provavelmente não vá funcionar também.

De toda forma veja este tópico sobre configuração manual do configuration.php:
http://www.mambobrasil.org/component/op ... pic,1914.0

FaBMak
Editado pela última vez por FaBMak em 09 Jan 2006, 14:23, em um total de 1 vez.
Elton Barone efbarone
Novato

É meu amigo... :(
Não consegui nem ver a cara do instalador, quanto mais faze-lo rodar...

O que estou sentindo falta no site MamboBrasil.org é um tutorial mais auto-explicativo mesmo para os iniciantes em MAMBO...

Tipo aquele tutorial step-by-step

1- Faça o download no site tal....
2 - Extrai o arquivo e faça isso, isso e isso....
3 - Se não der certo, é por este, este e este motivo....
Saca?

No meu caso, eu somente baixei o arquivo, o extrai, criei um diretorio virtual no IIS (meu php ta rodando lá), criei um banco para o mambo (usei aqueles scripts .sql dele...) e alterei no configuration.php os dados do banco de dados....só isso???? ...

Estou até agora tentando ver a cara dele....... :(
Se eu conseguisse ver o instalador via web (da o mesmo erro) já teria mandado bronca atraves dele..

O que der pra fazer, agradeço....
[]\'s
Ronildo Costa
Super Joomleiro

Mensagem por Ronildo Costa »

.

Meu esse final de semana eu vou tentar fazer um tutorial nesse sentido, a galera ta com muita dúvida em relação a isso.

Aguarde só um pouco.
FaBMak
Super Joomleiro

Mensagem por FaBMak »

Para o instalador funcionar vc deve remover o configuration.php e fazer o upload do diretório /installation que vc deve ter removido e então, acessar a url do site que vc será direcionado à instalação.

Realmente não sei o que mais pode ser, o que posso dizer é que na quase totalidade dos casos que o Mambo não consegue instalar ou rodar perfeitamente é por problemas no ambiente. Infelizmente o usuários acabam confundindo as coisas e colocando a culpa no Mambo quase sempre inocente. Até gostaríamos de tentar ajudar mais na questão do ambiente mas isto seria muito difícil visto que cada usuário possui uma configuração diferente e também porque isto fugiria do escopo do Mambobrasil.

O que posso aconselhar vc a tentar duas alternativas:
1 - Instalar o EasyPHP que já vem tudo instalado e assim vc tira a dúvida quanto ao ambiente
2 - Usar o MSAS, que é um programa que já vem com tudo em um pacote, Apache, MySQL, PHP e Mambo, ideal para testes. Dê uma olhada no site http://mamboforge.net/projects/msas/

FaBMak
Elton Barone efbarone
Novato

Olá, agora instalei no apache...

O erro que está dando é na página mambo.php e na linha 915 e o código é:

Código: Selecionar todos

class mosComponent extends mosDBTable {
O que pode ser?? Preciso fazer funcionar isso daqui e tá f...

agradeço,

Mensagem editada por: efbarone, em: 2005/04/12 16:43
Responder