Re:Migração do 4.5 1.0.9 para 4.5.1b --->4.5.2
- Diogo Magalhães
- Super Joomleiro
- Contato:
Migração do 4.5 1.0.9 para 4.5.1b
.
.
Importante para mim:
tenho um site no 4.5-1.0.9 BR, com 230 usuários, mais de 200 fotos no zOOm Gallery, Comunity Builder, forum, classificados (poucos registros), PM, algumas notícias e mais umas coizinhas, que eu devo ter esquecido...
Eu vou migrá-lo para 4.5.1b BR e queria saber como fazer. Eu já instalei a nova versão num sub-diretório, do mesmo domínio, criando outro BD, vazio.
Tenho campos customizados no CB. Eles serão importados juntos?
Devo instalar todos os componentes antes de importar os dados ou o quê?
As galerias de imagens são importadas?
As fotos, eu devo copiá-las, co toda a estrutura de diretórios, certo?
.
Importante para mim:
tenho um site no 4.5-1.0.9 BR, com 230 usuários, mais de 200 fotos no zOOm Gallery, Comunity Builder, forum, classificados (poucos registros), PM, algumas notícias e mais umas coizinhas, que eu devo ter esquecido...
Eu vou migrá-lo para 4.5.1b BR e queria saber como fazer. Eu já instalei a nova versão num sub-diretório, do mesmo domínio, criando outro BD, vazio.
Tenho campos customizados no CB. Eles serão importados juntos?
Devo instalar todos os componentes antes de importar os dados ou o quê?
As galerias de imagens são importadas?
As fotos, eu devo copiá-las, co toda a estrutura de diretórios, certo?
: : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : :
Só respondo questões do fórum no fórum.
- Diogo Magalhães
- Super Joomleiro
- Contato:
Migração do 4.5 1.0.9 para 4.5.1b --->4.5.2
.
.
FabMak.
vc saber me dizer ainda mais sobre como migrar para o 4.5.2, de uma vez?
Eu nunca fiz isso e não achei uma resposta conclusiva no MB, ainda...
Será qie os componentes para o 4.5.1 vão calçar bem no 4.5.2?
.
FabMak.
vc saber me dizer ainda mais sobre como migrar para o 4.5.2, de uma vez?
Eu nunca fiz isso e não achei uma resposta conclusiva no MB, ainda...
Será qie os componentes para o 4.5.1 vão calçar bem no 4.5.2?
Olha é o seguinte eu não tenho muita experiência em migrações mas pelo que eu li a migração para a versão 4.5.2 pode ser feita tanto a partir da versão 4.5.0 - 1.0.9 quanto da versão 4.5.1.
Um resumo dos passos a serem seguidos a partir da versão 4.5.1
1 - Faça backup de TUDO, tanto do banco de dados quanto dos arquivos,
2 - Descompacte o pacote do Mambo 4.5.2 por CIMA da atual instalação,
3 - Acesse o seu banco de dados através do PHPMyAdmin execute a query SQL corresponde à sua versão instalada. Se vc estiver migrando a partir da versão 4.5.1 execute o arquivo upgrade451to452.sql contido no diretório /installation/sql,
4 - Se tudo correu bem sua migração termina aqui. Observe que a maioria dos componentes para 4.5.1 deve funcionar bem na 4.5.2, entretanto alguns podem dar problema devido à checagem de versão do Mambo que eles fazem, já adiantando o Simpleboard é certeza de problemas mas nada que não se resolva com um pequeno hack.
OBSERVAÇÕES IMPORTANTES:
Bom isto tudo que eu falei aqui é válido para migrações a partir da versão 4.5.1, a coisa complica um pouco em se tratando da versão 4.5.0 -1.0.9. A primeira observação é em relação ao passo 2, a diferença entre os arquivos das duas versões, enquanto a 4.5.2 manteve praticamente a mesma organização, nome e distruição dos arquivos em relação à 4.5.1, a 4.5.0 é DIFERENTE. Ou seja se fizer uma migração seguindo o modelo acima vc terá arquivos obsoletos/não usados no seu site, não que isto seja um problema mas vc terá arquivos quem simplesmente não servem para nada mais.
Quanto ao passo 3, vc vai precisar executar uma query a mais, vc vai executar o arquivo upgrade45_109to451.sql e depois o upgrade451to452.sql, EXATAMENTE nesta ordem. Pelo nome do arquivo já se percebe que primeiro se migra para 4.5.1 e depois para 4.5.2.
Quanto ao passo 4, aqui sim o bicho pega. O configuration.php usado pela 4.5.0 é diferente do configuration.php das versões 4.5.1/4.5.2 e deve-se alterar o seu configuration.php para ficar igual ao da 4.5.2, use o configuration.php-dist como exemplo. Em relação ao componentes/módulos NENHUM deles deve funcionar no Mambo 4.5.1/4.5.2, a não ser os que já vêm com o Mambo, é triste mas é verdade. Para que os mesmos funcionem na nova versão do Mambo vc terá que analisar a documentação de um a um, algumas vezes como o Simpleboard 1.0.3 vc só precisa de um patch para rodar na 4.5.1, já na 4.5.2 vc precisa de um patch + hack. De toda forma a atualização de componentes/módulos é um pouco mais complicada mas é bem parecida e consiste basicamente em sobreescrever arquivos e executar as queries quanto necessárias. A distribuição de arquivos dos módulos/componentes não é tão homogênea quanto à do Mambo de forma que na maioria das vezes vc precisará copiar arquivo por arquivo para o diretório certo.
Bom acho que é isso, quem tiver mais algumas dicas ou experiências em migrações/atualizações poste aqui seus comentários.
FaBMak
Um resumo dos passos a serem seguidos a partir da versão 4.5.1
1 - Faça backup de TUDO, tanto do banco de dados quanto dos arquivos,
2 - Descompacte o pacote do Mambo 4.5.2 por CIMA da atual instalação,
3 - Acesse o seu banco de dados através do PHPMyAdmin execute a query SQL corresponde à sua versão instalada. Se vc estiver migrando a partir da versão 4.5.1 execute o arquivo upgrade451to452.sql contido no diretório /installation/sql,
4 - Se tudo correu bem sua migração termina aqui. Observe que a maioria dos componentes para 4.5.1 deve funcionar bem na 4.5.2, entretanto alguns podem dar problema devido à checagem de versão do Mambo que eles fazem, já adiantando o Simpleboard é certeza de problemas mas nada que não se resolva com um pequeno hack.
OBSERVAÇÕES IMPORTANTES:
Bom isto tudo que eu falei aqui é válido para migrações a partir da versão 4.5.1, a coisa complica um pouco em se tratando da versão 4.5.0 -1.0.9. A primeira observação é em relação ao passo 2, a diferença entre os arquivos das duas versões, enquanto a 4.5.2 manteve praticamente a mesma organização, nome e distruição dos arquivos em relação à 4.5.1, a 4.5.0 é DIFERENTE. Ou seja se fizer uma migração seguindo o modelo acima vc terá arquivos obsoletos/não usados no seu site, não que isto seja um problema mas vc terá arquivos quem simplesmente não servem para nada mais.
Quanto ao passo 3, vc vai precisar executar uma query a mais, vc vai executar o arquivo upgrade45_109to451.sql e depois o upgrade451to452.sql, EXATAMENTE nesta ordem. Pelo nome do arquivo já se percebe que primeiro se migra para 4.5.1 e depois para 4.5.2.
Quanto ao passo 4, aqui sim o bicho pega. O configuration.php usado pela 4.5.0 é diferente do configuration.php das versões 4.5.1/4.5.2 e deve-se alterar o seu configuration.php para ficar igual ao da 4.5.2, use o configuration.php-dist como exemplo. Em relação ao componentes/módulos NENHUM deles deve funcionar no Mambo 4.5.1/4.5.2, a não ser os que já vêm com o Mambo, é triste mas é verdade. Para que os mesmos funcionem na nova versão do Mambo vc terá que analisar a documentação de um a um, algumas vezes como o Simpleboard 1.0.3 vc só precisa de um patch para rodar na 4.5.1, já na 4.5.2 vc precisa de um patch + hack. De toda forma a atualização de componentes/módulos é um pouco mais complicada mas é bem parecida e consiste basicamente em sobreescrever arquivos e executar as queries quanto necessárias. A distribuição de arquivos dos módulos/componentes não é tão homogênea quanto à do Mambo de forma que na maioria das vezes vc precisará copiar arquivo por arquivo para o diretório certo.
Bom acho que é isso, quem tiver mais algumas dicas ou experiências em migrações/atualizações poste aqui seus comentários.
FaBMak
-
- Site Admin
Vale a pena migrar do 4.5.1 para o 4.5.2 ?
Ei pessoal,
Comecei a usar o Mambo já na versão 4.5.1a, então não tenho nem idéia de quanto uma mudança de versão altera no trabalho com o Mambo. Ou quando é vantagem estar utilizando a versão mais atualizada. Vocês acham que vale a pena atualizar da 4.5.1 para a 4.5.2?
Vocês aconselham que isso seja feito agora, ou acham mais prudente esperar um pouco a versão que acabou de sair do forno \"esfriar\" um pouquinho?
abraços,
marcelo
ps. li na página incial do MamboBrasil dizendo que vale a pena atualizar, mas gostaria de uma confirmação, por mera insegurança da minha parte e inexperiência nesse assunto.
Mensagem editada por: marcelo_nada, em: 2005/02/17 14:29
Mensagem editada por: marcelo_nada, em: 2005/02/17 15:05
Comecei a usar o Mambo já na versão 4.5.1a, então não tenho nem idéia de quanto uma mudança de versão altera no trabalho com o Mambo. Ou quando é vantagem estar utilizando a versão mais atualizada. Vocês acham que vale a pena atualizar da 4.5.1 para a 4.5.2?
Vocês aconselham que isso seja feito agora, ou acham mais prudente esperar um pouco a versão que acabou de sair do forno \"esfriar\" um pouquinho?
abraços,
marcelo
ps. li na página incial do MamboBrasil dizendo que vale a pena atualizar, mas gostaria de uma confirmação, por mera insegurança da minha parte e inexperiência nesse assunto.
Mensagem editada por: marcelo_nada, em: 2005/02/17 14:29
Mensagem editada por: marcelo_nada, em: 2005/02/17 15:05
--------------------------------------
Se não for livre não é Mambo.
http://www.opensourcematters.org/
vírgula-imagem
poro
Se não for livre não é Mambo.
http://www.opensourcematters.org/
vírgula-imagem
poro
Re:Vale a pena migrar do 4.5.1 para o 4.5.2 ?
marcelo_nada,
Como já dizia o velho ditado o seguro morreu de velho! Vc não precisa ter tanta segurança assim para atualizar para esta nova versão uma vez eu como eu já falei várias vezes o importante é ter backup de TUDO, porque se acontecer alguma coisa vc simplesmente deleta tudo e restaura seu backup.
Agora respondendo a sua pergunta não houve nenhuma alteração brusca da versão 4.5.1 para a 4.5.2, o que diminui e muito o problema de compatibilidade com os componentes/módulos da 4.5.1.
Em minha humilde opnião só pela correção de bugs que os desenvolvedores fizeram já vale a atualização. Para quem já tem 4.5.1 eu digo a atualização é bem tranquila.
FaBMak
Como já dizia o velho ditado o seguro morreu de velho! Vc não precisa ter tanta segurança assim para atualizar para esta nova versão uma vez eu como eu já falei várias vezes o importante é ter backup de TUDO, porque se acontecer alguma coisa vc simplesmente deleta tudo e restaura seu backup.
Agora respondendo a sua pergunta não houve nenhuma alteração brusca da versão 4.5.1 para a 4.5.2, o que diminui e muito o problema de compatibilidade com os componentes/módulos da 4.5.1.
Em minha humilde opnião só pela correção de bugs que os desenvolvedores fizeram já vale a atualização. Para quem já tem 4.5.1 eu digo a atualização é bem tranquila.
FaBMak
- Neto Mussauer
- Novato
Olá amigos, algum de vcs utiliza o componente do phpBB com o Mambo com os usuários integrados? A migração ocorre numa boa?
[ ]\'s
[ ]\'s
netomussauer escreveu:
FaBMak
Fórum phpBB integrado com Mambo só na versão 4.5.0 - 1.0.9. Última versão disponível em TIM_onlineOlá amigos, algum de vcs utiliza o componente do phpBB com o Mambo com os usuários integrados? A migração ocorre numa boa?
[ ]\'s
FaBMak
- Neto Mussauer
- Novato
A última versão disponível (1.2.4RC) funciona no Mambo 4.5.1, porém não roda no 4.5.1a, por isso perguntei sobre o 4.5.2, dei uma fuçada no fórum deles e ainda não saiu nada a respeito.
[ ]\'s
[ ]\'s
- Diogo Magalhães
- Super Joomleiro
- Contato:
.
.
Rapaziada,
o Simple Board FUNCIONA no 4.5.2. basta substituir uma linha no arquivo, a que reconhece a versão. Basta isso!!!
LEIA
Abrir o arquivo simpleboard.php no
/components/com_simpleboard/
Procurar na linha 48 (acho qu eno Br é 49 ou 50)
Faça ficar assim
Não testei muito mas que o forum abriu, abriu!
.
Rapaziada,
o Simple Board FUNCIONA no 4.5.2. basta substituir uma linha no arquivo, a que reconhece a versão. Basta isso!!!
LEIA
Código: Selecionar todos
} elseif ( $mambo_release == \"4.5\" && ($mambo_dev_level == \"1\" || $mambo_dev_level ==\"1a\"«») ){
} elseif ( $mambo_release == \"4.5\" && ($mambo_dev_level == \"1\" || $mambo_dev_level ==\"1a\" || $mambo_dev_level == \"1b\" || $mambo_dev_level == \"2\"«») ){
.
Humm...
Então deve ser esse o problema que esta impedindo que essas novas versões do Simpleboard Rodem na Versão Brasileira e em outras traduzidas por outras comunidades.
A Versão 4.5.1a traduzida para o Português do Brasil tem a seguinte identificação no arquivo Version.php:
Essa pequena alteração não esta permitindo que ele Rode na Versão BR, acredito eu , baseado no que o Diogo escreveu acima
.
Mensagem editada por: fabio, em: 2005/02/21 17:30
Humm...
Então deve ser esse o problema que esta impedindo que essas novas versões do Simpleboard Rodem na Versão Brasileira e em outras traduzidas por outras comunidades.
A Versão 4.5.1a traduzida para o Português do Brasil tem a seguinte identificação no arquivo Version.php:
var $RELEASE = \'4.5\';
/** @var string Development Status */
var $DEV_STATUS = \'Estável\';
/** @var int Sub Release Level */
var $DEV_LEVEL = \'1a-BR\';
/** @var string Codename */

.
Mensagem editada por: fabio, em: 2005/02/21 17:30
fabio escreveu:
FaBMak
No Simpleboard 1.0.4 Beta 2 que disponibilizei aqui no Mambobrasil para download eu já havia implementado este "hack" para o Simpleboard funcionar. Acho que a partir de agora convém deixarmos o version.php inalterado para evitar problemas de compatibilidade.Humm...
Essa pequena alteração não esta permitindo que ele Rode na Versão BR, acredito eu, baseado no que o Diogo escreveu acima.![]()
FaBMak
-
- Novato
FaBMak escreveu:
Mensagem editada por: lsaboya, em: 2005/04/02 20:40
Essa deve ser a pergunta mais besta do mundo, mas como eu executo isso dentro do PHPMyAdmin?3 - Acesse o seu banco de dados através do PHPMyAdmin execute a query SQL corresponde à sua versão instalada. Se vc estiver migrando a partir da versão 4.5.1 execute o arquivo upgrade451to452.sql contido no diretório /installation/sql,
Mensagem editada por: lsaboya, em: 2005/04/02 20:40
lsaboya escreveu:
FaBMak
Ao abrir o PHPMyAdmin na lateral esquerda tem um menu que permite vc selecionar seu banco de dados, através dele selecione seu banco de dados. Será carregado seu banco de dados na direita e várias abas serão exibidas, selecione a aba SQL, clique no botão Browse..., selecione seu arquivo sql e clique em Go.Essa deve ser a pergunta mais besta do mundo, mas como eu executo isso dentro do PHPMyAdmin?
FaBMak
Para migrar devo substituir todos os arquivos? componentes, módulos etc? ou só os arquivos do mambo mesmo?
faz escreveu:
Normalmente os componentes e módulos para o Mambo 4.5.1 funcionam sem problemas no Mambo 4.5.2.
FaBMak
O procedimento padrão é atualizar o Mambo, substituindo os arquivos e executando o .sql e depois se algum componente ou módulo parar de funcionar vc deve atualizar ele também, normalmente também substituindo arquivos e executando algum .sql, note que para atualizar os componentes e módulos é bom vc dar uma olhada na documentação do mesmo e tomar cuidado na atualização pois eles normalmente separam os arquivos em vários diretórios diferentes de forma que vc deve atualizar um-a-um.Para migrar devo substituir todos os arquivos? componentes, módulos etc? ou só os arquivos do mambo mesmo?
Normalmente os componentes e módulos para o Mambo 4.5.1 funcionam sem problemas no Mambo 4.5.2.
FaBMak
Executei o arquivo upgrade451to452.sql no phpmyadm e apareceu o seguinte erro:
Erro
comando SQL :
INSERT INTO `mos_components`
VALUES ( 18, \'Enviar Mensagem\', \'\', 0, 0, \'option=com_massmail&hidemainmenu=1\', \'Enviar Mensagem para Usuários\', \'com_massmail\', 0, \'js/ThemeOffice/mass_email.png\', 0, \'\' )
Mensagens do MySQL :
#1062 - Duplicate entry \'18\' for key 1
Erro
comando SQL :
VALUES ( 18, \'Enviar Mensagem\', \'\', 0, 0, \'option=com_massmail&hidemainmenu=1\', \'Enviar Mensagem para Usuários\', \'com_massmail\', 0, \'js/ThemeOffice/mass_email.png\', 0, \'\' )
Mensagens do MySQL :
Diogo escreveu:
Mensagem editada por: faz, em: 2005/04/11 07:54
Fiz essas alterações e ainda não funciona meu forum, fica com o erro:.
.
Rapaziada,
LEIA
Faça ficar assimCódigo: Selecionar todos
} elseif ( $mambo_release == "4.5" && ($mambo_dev_level == "1" || $mambo_dev_level =="1a"«») ){
Não testei muito mas que o forum abriu, abriu!Código: Selecionar todos
} elseif ( $mambo_release == "4.5" && ($mambo_dev_level == "1" || $mambo_dev_level =="1a" || $mambo_dev_level == "1b" || $mambo_dev_level == "2"«») ){
Warning: main(/administrator/components/com_simpleboard/simpleboard_config.php): failed to open stream: No such file or directory in /home/mobiliarte/domains/cursilho.com.br/public_html/components/com_simpleboard/simpleboard.php on line 94
Warning: main(): Failed opening \'/administrator/components/com_simpleboard/simpleboard_config.php\' for inclusion (include_path=\'.:/usr/local/lib/php\') in /home/mobiliarte/domains/cursilho.com.br/public_html/components/com_simpleboard/simpleboard.php on line 94
Warning: main(/administrator/components/com_simpleboard/language/english.php): failed to open stream: No such file or directory in /home/mobiliarte/domains/cursilho.com.br/public_html/components/com_simpleboard/simpleboard.php on line 113
Warning: main(): Failed opening \'/administrator/components/com_simpleboard/language/english.php\' for inclusion (include_path=\'.:/usr/local/lib/php\') in /home/mobiliarte/domains/cursilho.com.br/public_html/components/com_simpleboard/simpleboard.php on line 113
Warning: main(/components/com_simpleboard/forum.conf): failed to open stream: No such file or directory in /home/mobiliarte/domains/cursilho.com.br/public_html/components/com_simpleboard/simpleboard.php on line 138
Fatal error: main(): Failed opening required \'/components/com_simpleboard/forum.conf\' (include_path=\'.:/usr/local/lib/php\') in /home/mobiliarte/domains/cursilho.com.br/public_html/components/com_simpleboard/simpleboard.php on line 138
faz escreveu:
FaBMak
Abra o aquivo upgrade451to452.sql, delete a linha, salve o arquivo de execute o arquivo de novo.Executei o arquivo upgrade451to452.sql no phpmyadm e apareceu o seguinte erro:
Erro comando SQL :
Mensagens do MySQL :
FaBMak
não precisa deletar a linha. É só trocar o 18 por \'\' (duas aspas simples)
FaBMak escreveu:
COnsegui executar o arquivo, mas o Forum ainda não funciona.faz escreveu:Abra o aquivo upgrade451to452.sql, delete a linha, salve o arquivo de execute o arquivo de novo.Executei o arquivo upgrade451to452.sql no phpmyadm e apareceu o seguinte erro:
Erro comando SQL :
Mensagens do MySQL :
FaBMak