Criar conteúdo cruzado

Düvidas sobre utilização do Joomla! e gestão de conteúdo.
plug
Novato

Criar conteúdo cruzado

Mensagem por plug »

Olá,

Sou novo aqui no fórum, portanto acho que vale uma breve apresentação. Trabalho com desenvolvimento de web sites já faz alguns bons anos, muitos destes sites desenvolvi integralmente, sem uso de ferramentas pré-desenvolvidas. Também já trabalhei bastante com o phpBB e com o B2Evolution. Com o Joomla tenho uma única experiência. Gostei muito de trabalhar com o Joomla, mas foi com o joomla 1.0 e o site tinha uma complexidade pequena. Hoje pretendo usar o Joomla para projetos mais ousados, contudo estou encontrando algumas dificuldades e conto com a ajuda de todos para elucidá-las.

Vou abrir um tópico para cada ponto, assim facilita a resposta e a consulta futura por outros que tenham dúvidas semelhantes.

Pois bem, vamos à dúvida em si!

A questão é muito simples: Estou portanto a estrutura de conteúdo planejada para o web site que estou construindo para dentro do Joomla 1.5. Contudo, aparentemente, a estrutura de conteúdo permitida pelo Joomla é hierárquica, ao contrário da minha estrutura de conteúdo, que é uma matriz multidimensional. Trocando em miúdos, tenho artigos que devem ser atingidos por diversos caminhos de navegação. Isto é absolutamente natural e característica inerente de qualquer site web. O próprio nome web deixa claro que o conteúdo deve ser cruzado como uma teia, se fosse hierárquico seria chamado de tree, não é mesmo? Portanto, acho que não estou sabendo usar o Joomla corretamente.

Como posso criar uma estrutura de navegação que permita chegar ao mesmo artigo por diversos caminhos? É possível ter um artigo pertencendo a mais de uma categoria? É possível uma categoria pertencer a mais de uma sessão? É possível criar conteúdos relacionados (algo como leia também sobre...)?

Desde já, obrigado!
pchardnet
Site Admin
Contato:

Re: Criar conteúdo cruzado

Mensagem por pchardnet »

Plug, isso é uma demanda existente desde a primeira versão do Joomla!. Esperamos que nas versões futuras seja implementado algo neste sentido.
Não sei te informar se existe algum componente com esta finalidade.

Talvez o Drupal lhe atenda melhor neste projeto.
http://www.hostphi.com- Hospedagem de sites e prestação de serviços em Joomla!

http://www.joomlaminas.org - meu blog sobre o Joomla!

---
Não tiro dúvidas por MP
plug
Novato

Mensagem por plug »

Puxa... isso é uma grande decepção... Procurei no site oficial do Joomla e não encontrei nada... Conteúdo cruzado é, para mim, um elemento básico na produção de websites.

Sobre o Drupal, cheguei a estudar a ferramenta, mas achei que é muito técnica e pouco amigável. Tenho uma série de leigos em informática que trabalharão na ferramenta. O Joomla me pareceu mais atraente.

Vocês tem algum tutorial sobre construção de componentes para o Joomla que recomendem? Vou fazer uma análise se vale a pena desenvolver as funcionalidades que preciso.
pchardnet
Site Admin
Contato:

Mensagem por pchardnet »

http://www.hostphi.com- Hospedagem de sites e prestação de serviços em Joomla!

http://www.joomlaminas.org - meu blog sobre o Joomla!

---
Não tiro dúvidas por MP
plug
Novato

Mensagem por plug »

Obrigado. Estudei os links que você passou. Como primeiro passo já valeu. Para desenvolver um componente terei que entender a estrutura de dados do Joomla mais a fundo.
3dentech
Novato

Mensagem por 3dentech »

Ola plug,
Pelo q eu entendi ok vc ta tentando fazer eh algo bem simples, quando vc cria um link no menu vc pode escolher exatamente para qual artigo ele vai apontar, tb eh muito facil colocar links em um artigo apontando para o outro (eh so usar a tag <a>), uma categoria pode possuir varios artigo mais um artigo esta em apenas uma categoria, isso eh para simplificar, estao implementando para a versao 1.6 categorias multinivel ai vc vai poder ter uma categoria dentro da outra e nao vai precisar de sessao, da uma olha no componente menu
plug
Novato

Mensagem por plug »

3dentech,

respeito sua opinião, mas explicar como usar uma tag <a> para um usuário leigo não é tão trivial assim... Na verdade, na maioria dos projetos que conduzi, os gestores querem tirar as tags do controle do usuário. Já presenciei experiências desastrosas quando o usuário tem muito poder de customização sobre as páginas. Em geral, empresas e entidades públicas que levam sua imagem na Internet a sério possuem um manual de estilo e identidade visual. Estes manuais definem desde cores e fontes até que tipo de imagem pode ou não pode. De forma geral, os gestores de portais querem que a ferramenta de CMS adotada permita apenas e tão somente o que está regulamentado.

Depois da invenção dos “.css” o controle das cores e fontes ficou bem mais fácil, mas imagens e links continuam sendo a tortura de quem implementa um CMS de médio e grande porte. Imaginemos que a regra da empresa exija que links externos sejam abertos em janela à parte, que todos os links venham ao final do texto principal e que os nomes dos links sejam obrigatoriamente iguais aos títulos dos artigos lincados. Três regras simples e absolutamente compreensíveis. Contudo, mantê-las em um ambiente com abertura de edição usando diretamente tags <a> é inviável. Todo o link externo deveria vir com a opção ‘target=”_blank”’, que já é complicado de explicara para o usuário e mais ainda de fiscalizar o cumprimento. Nada impediria do usuário colocar o link onde bem entender e, mesmo colocando ao final e com o título certo, toda vez que um título fosse mudado seria uma correria para procurar quem aponta para aquele artigo para mudar o nome. Isto é um problema que se torna mais freqüente e mais complexo na mesma medida do tamanho da empresa ou entidade. Isto porque estamos falando de três regras muito simples, quando o comum é termos uma série de regras a obedecer.

O fato é que as soluções que funcionam bem para um site pequeno com uma só pessoa só fazendo tudo tipicamente tornam-se deficientes quando aplicadas em um ambiente corporativo. Em geral, o foco passa a ser permitir aos usuários somente o que é regulamentado, minimizando a necessidade de fiscalização. Nada mais justo. Os gestores das entidades querem dormir tranqüilos, certos de que nenhuma bobagem será feita.

Aproveitando o ensejo, gostaria de saber se há um grupo de desenvolvedores dispostos a desenvolver um componente para criar conteúdo cruzado no Joomla. Eu estudei a estrutura de dados do Joomla e é relativamente simples criar uma estrutura de dados que suporte conteúdo cruzado. Fiz até uma pequena especificação técnica do que imagino como solução. Contudo, não tenho experiência no desenvolvimento para Joomla. Se alguém mais tiver interesse, por favor, mandem MP.
Gato_de_Botas
Novato

Mensagem por Gato_de_Botas »

use a extensão JCE, que instala um editor com capacidade para linkar para qualquer artigo no joomla.
www.joomlacontenteditor.net
Diogo
Joomleiro
Contato:

Mensagem por Diogo »

Como posso criar uma estrutura de navegação que permita chegar ao mesmo artigo por diversos caminhos? É possível ter um artigo pertencendo a mais de uma categoria? É possível uma categoria pertencer a mais de uma sessão? É possível criar conteúdos relacionados (algo como leia também sobre...)?
Existe um módulo nativo na instalação do Joomla! para artigos relacionados (Related itens) mas não sei como funciona. Gostaria muito de saber.
... Acabei de dar uma olha e ele funciona baseando-se em palavras-chaves, a saber:
Este módulo exibe outros artigos que estão relacionados ao sendo exibido. Este relacionamento é baseado nas palavras-chave. Todas as palavras-chave do artigo atual são comparadas a todas as palavras-chave dos demais artigos publicados. Por exemplo, você pode ter um artigo chamado "Criação de Araras" e você pode ter um outro chamado "Aves Nacionais". Se você inserir a palavra-chave "arara" nos dois itens, então o módulo Itens Relacionados irá listar "Criação de Araras" quando estiver visualizando "Aves Nacionais" e vice-versa.
Só responderei questões do fórum no fórum.
Responder