Colabore. - Se você traduziu algum arquivo de idiomas para brazilian_Portuguese.php, Publique a sua tradução aqui. Copie e Cole o Código, no fórum, entre as Tags "CODE" e "/CODE".
Tá tudo bem, mas porque vc tirou o copyright da Miro e colocou o seu i-Rede. Vc está se apropriando de uma coisa que não é sua e portanto vc não tem o direito de fazer isso.
Veja bem o Mambo é GPL, ou seja, código fonte livre, mas não significa que não possui copyright, no caso da Miro International. Acho que seria de bom tom vc voltar o copyright da Miro.
Não significa que a pessoa não possa criar um site em cima da base do mambo e vender, apenas não deve retirar o copyright da Miro.
Correto? :huh:
Sim! O Mambo é muito parecido com o Linux, vc não pode falar que o Linux é seu entretando vc pode cobrar para dar suporte ao mesmo, vender o cd gravado com o mesmo e etc. Isso vale para o Mambo também.
Vc pode fazer o que bem entender com o Mambo, site comercial ou pessoal, até traduzir o código-fonte, coisa que nós fazemos aqui no Mambobrasil.org. Contudo a única coisa que não se pode fazer é alterar ou remover o copyright do código-fonte, ou seja alterar o copyright ou falar que o Mambo é seu.
Tudo bem, coloquei meu copyright, mas segundo o que lí na licença do mambo, eu sou obrigado a manter o copyright NO CÓDIGO FONTE! E isso eu não tiro nem que me paguem!
À partir do momento que fiz um novo tema do admin, ele é meu, o que não é meu, é o código fonte, e lá consta todos os copyrights, inclusive os keywords e content do Mambo team, ou seja, se você procurar esta página, vai fatalmente encontrar a palavra MAMBO, mesmo que eu tire de todo o backend e frontend.
Se não fosse possível fazer temas para backend, não existiriam dois modelos no diretório administrator\\templates, concorda?
Eu não estou querendo \"encher o rabo de dinheiro\" não, pelo contrário, quem me pergunta, eu falo que é o MAMBO, mas as minhas personalizações, são outra coisa...
Estou fazendo uma tradução para liberar para todos, a instalação, script sql já estão em 100%, o admin está em cerca de 80%, tudo NA UNHA, pois a tradução que encontrei, não estava boa, esta está legal, o instalador já posso liberar, mas como fui \"apedrejado\", nem sei se vou querer, pois desanima.
Leia a licença GNU/GPL e a do mambo também, acho que ela é bem clara no ponto em que POSSO MUDAR QUALQUER COISA NA INTERFACE, MAS NO FONTE NÃO!
OBS.: Ainda vou mudar os ícones, logo, o tema será 100% meu, da minha cabeça, mas os fontes continuarão do MAMBO TEAM. Quem quiser me ajudar com uns ícones legais, podemos fazer um projeto legal.
Só não concordamos com a sua opinião! É diferente.
Existem 2 temas pro backend e ambos tem o Copyrigth da Miro. Na minha opinião, o certo seria vc colocar que o tema foi desenvolvido por vc, mas mantendo o copyright.
Muitas pessoas mudam o design de módulos e componentes e nem por isso mudam o copyright.
Olha,
se o tema tem lay out e/ou imagens feitas por outras pessoas, nem de forma alguma vc pode falar que tem todos os direitos reservados, pois nao tem.
Vai lá e coloca \"Direitos Reservados\". Daí vc não tá falando que são todos...
Mas veja bem, se você fizer um tema, não coloca seu aviso de copyright?
Claro que 98% das pessoas que fazem coisas em formato digital, não têem direitos de verdade sobre suas obras, pois são poucos os que criam algo e registram em cartórios ou no Instituto de Propriedade Industrial, Marcas e Patentes, UFRJ, etc...
Logo, o simples aviso de Copyright da maioria dos sites (excluindo grandes portais e multinacionais), não tem validade jurídica, apenas as provas de datas e testemunho de visitantes.
Se todos os temas para mambo tem seus avisos de Copyright neles, porque só porque meu tema é para o backend não pode ter também?
Pergunta: Vocês Já leram realmente a licença GNU/GPL e a licença do MAMBO? Pois eu já lí, e creio ter compreendido, se alguém quiser provar o contrário, fique à vontade!
Espero receber respostas deste fórum, se ler este tópico, não deixe de comentar!
Outra coisa, você pode sim colocar o \"POWERED BY\", aliás você deve, caso queira tornar pública a tecnologia usada. Caso não queira, não coloque. Que é o meu caso, quero contribuir com a comunidade, mas não quero que os clientes descubram que ferramenta usei, e me dêem o pé na bunda, entende? Quero traduzir tudo o que for possível, sou muito bom no inglês, se tiverem algo a traduzir, mandem pra mim! Adoro desafios!
Produtos intelectuais não necessitam de registro para detenção de direitos autorais. Vc pode registrar uma obra literária, por exemplo, na Biblioteca Nacional, para facilitar a prova de sua anterioriedade. Se o Milton Nascimento escrever um poema num guardanapo e deixar em cima da mesa e vc pegar, não quer dizer que vc pode pubicar. Ele te ferra, se puder provar que foi ele quem escreveu. Se eu fizer um garrancho num papel e você publicar e for o maior sucesso e eu te processar por idenização e ganhar, nem imposto de renda eu pago por ela. Isso sem cartório e sem INPI. Basta eu provar que foi apropriação indevida ou uso não autorizado de propriedade intelectual minha. O cartório facilita.
Existem direitos autorais inalienáveis. Quer dizer que nem o autor pode abrir mão deles se quiser, como é o caso da autoria. Ela vc não pode transferir.
Agora, copyright é uma figura que eu não sei direito o que significa. Se traduzisse, seria direito de cópia e não autoral. Nem sei que termo se usa no Brasil. Boa pesquisa a ser feita. O Molina deve saber algo...
Os temas envolvem lay out e programação mas pode haver tema só no lapis. De que estams falando?
Basicamente, seria o mesmo que você ou qualquer outra pessoa pegasse, por exemplo, o Macromedia Dreamweaver e reprogramasse ele colocando todos os Copyrights que aparecem na interface do programa em seu nome ou no nome de sua empresa.
É claro que os usuários de Dreamweaver conhecem o programa e saberiam que o mesmo não pertence a você, mas isso é apenas um pequeno exemplo.
Não sei fui confuso, mas esse é meu ponto de vista.
Não vejo nada demais em não colocar os créditos do Mambo usando o famoso \"Powered by\", mas modificar o Copyright como se fosse algo que pertencesse a você é injusto. Até porque, por se tratar de um sistema de código aberto e livremente distribuído para todos, todos os usuários deveriam respeitar o Copyright.
Agora, eu peço à todos que entraram nessa discussão que encerrem o assunto.
Cabe a consciência de cada um de nós a maneira com a qual irá utilizar sistemas deste tipo.
Fazemos parte de uma verdadeira legião de usuários, ajudamos uns aos outros e, apesar de não haver contato físico, virtualmente, somos todos colegas.
Em relação ao post acima, do Diogo, acho que ele tem absoluta razão. Se todos os compositores, pintores, autores de obras em geral tivessem que se preocupar que registrar suas obras, com tanta preocupação, de onde eles tirariam tempo para se inspirarem e, sendo assim, para criar suas obras? Tudo flui naturalmente, seja você um pintor, um compositor, um Designer, um Desenvolvedor. Seja lá o que você for.
Um grande abraço à todos!
Meu, acho que vocês não leram a licença GNU/GPL e a licença do mambo! Definitivamente!
Olha só, lá na licença dele, está escrito o seguinte:
You MAY distribute it and charge for that service.
\"Você PODE distribuir o mambo e cobrar pelo serviço.\"
You MAY change it, add design and content to it and you MAY charge for that.
\"Você PODE modificá-lo, adicionar ítens de design (gráficos, etc) e conteúdo ao Mambo e você PODE cobrar por isso.\"
You may NOT alter the license and you must NOT alter the copyright.
\"Você NÃO PODE alterar a licença e você NÃO DEVE alterar os avisos de copyright.
You do NOT have to show a \\\'Powered by Mambo\\\' graphic, as it not a copyright notice.
\"Você NÃO TEM que mostrar uma imagem ou texto dizendo \"Powered by Mambo\" pois isto não é um aviso de copyright\"
In other words, you must NOT pretend that Mambo is yours, and you must NOT charge people for Mambo.
\"Em outras palavras, você NÃO DEVE colocar na cabeça que o Mambo é seu, e você NÃO DEVE cobrar das pessoas pelo Mambo.
Legal, tudo bem, mas notem este outro trecho da licença:
May I remove \"powered by Mambo, Copyright Miro etc\" from the footer? Yes you can although we would hope that you would retain it as a badge of honour.
\"Eu posso remover as frases \"Powered by Mambo, Copyright Miro etc\" do rodapé? SIM, você pode, entretanto, nós esperaríamos que você as mantivesse como forma de reconhecimento.\"
E esta outra então?
May I remove the \"copyright\" statements from the source code to Mambo?No, you must keep all copyright notices and credits in the source code.
\"Eu posso remover os avisos de copyright do código fonte do Mambo? NÃO, você deve manter todas as informações de copyright e créditos no código fonte.\"
Então, parem(algumas pessoas) de acharem que GNU/GPL é uma espécie de \"Nova religião\", uma espécie de \"Comunismo\", ou \"compartilhar e nunca cobrar\", pois GNU/GPL nada mais é do que uma maneira de fazer as coisas evoluírem mais rápido, sem depender de empresas monopolisadoras, OK?
Se não pudessemos cobrar pelas coisas GPL, o que seria de nós, profissionais Linux?
E por favor, não pensem que sou uma espécie de \"vampiro\" querendo apenas obter lucro, e \"chupinhar\" as coisas GNU/GPL, pois eu contribuo, e sempre contribuirei com a comunidade GNU/GPL, (Por favor mantenham a palavra GNU ao mencionar, em reconhecimento ao trabalho do pessoal do projeto GNU, sem o qual, não existiria Linux, e Linus Torvalds seria apenas um moleque espinhudo).
Espero ter conseguido abrir algumas mentes, como queria nosso amigo Morpheus em Matrix... hehehe
\"Free your mind..\" e pule do prédio...
Abraços à todos... Continuem postando, nada de encerrar uma boa discussão sem todos que querem expressarem suas opiniões, fazê-lo.
programad,
Pelo que todos tavam discutindo, acho que o ponto de cobrar ou nao, nao estava em discussao. Todos sabem (assim espero) que de acordo com a definicao de software livre (ou seja, estar sob a licenca GNU/GPL) definida em http://www.fsf.org/philosophy/free-sw.pt.html, a distribuicao podera ser de graça ou cobrada.
O que estava em duvida era se poderia tirar o copyright do topo. Quanto a isso foi muito elucidativo seu post. Valeu pelo esclarecimento...
Amigos e brothers,
a discussão é saudável e acho deve continuar mas atenção:
NÃO depende de opinião. Tem lei pra isso no Brasil e no mundo todo e as licenças são muito detalhadas. Tá tudo escrito.
Podem haver situações pouco claras ou muito complexas em uma forma geral mas o real, neste caso, não depende de achismo nem de opinião.
Leiam os links que indiquei acima e sugiram outros sobre os direitos autorais porque, no final, leva vantagem quem tem a informação correta.
Olha eu particularmente, sou defensor da licença do tipo GPL, mas acho que eu estava interpretando ela de uma maneira errada, e acho muito legal da parte dos desenvolvedores do mambo, abrirem mão de ter que usar o copyright no template ou em algum lugar visível do site, mas eu levanto uma outra questão, acho que os componentes e módulos também deveriam seguir esse padrão do mambo, não acham?
no meu caso estou pensando em criar uma página com todos os créditos de tecnologias utilizadas no site, como por exemplo Linux,Apache,PHP,Mysql, Mambo, creditos de componentes de terceiros etc, etc e etc, o que acham?
e colocar um link para esta página no backend do site.
Mas a minha pergunta é possso tirar os copyrights dos componentes também assim como o do mambo?
Sei que as opiniões diferem, mas vejam esse site: http://www.mambodemo.com/
Pelo que entendi eles vendem tutoriais para o mambo, e tiraram todos os powerd by do mambo e do phpshop...
no rodapé da pagina ainda o cara colocou os direitos para ele mesmo...
Copyright 2005 - Mambodemo.com. All rights reserved.
A Buyhttp Company
O que eu acho interessante é que ele \"vende\" exclusivamente para a comunidade mambo e tira todos os créditos...
Acho que você está correto, mude o que quiser e puder e deixe o fonte intacto, eu apoio sua atitude e se eu puder lhe ajudar, posso te ajudar com os ícones, fator37@gmail.com, e se puder me enviar o que você tem.
Valeu