Re:Links de images, arquivos e etc.

Dúvidas e Comentários sobre o Conceito e Funcionamento do Mambo e Joomla! Atenção: Assuntos de Instalação, Componentes, Módulos, Mambots, Temas e Documentação usar os fóruns abaixo.
Carlos Coutinho
Novato

Links de images, arquivos e etc.

Mensagem por Carlos Coutinho »

Quando insiro uma imagem em um artigo, ele coloca o link, ou melhor, o src da imagem com o nome completo do site, por exemplo: http://meusite.com.br/stories/images/imagem.png. Isso é um problema, pois se eu quiser trocar o domínio do meu site, perderei o link de todas imagens dos artigos e do próprio site.

Existe alguma forma de corrigir isso?

Ah! Utilizo o editor htmlarea3_xtd-c.

Obrigado.
Diogo Magalhães
Super Joomleiro
Contato:

Mensagem por Diogo Magalhães »

Também existe o problema de trocar o site inteiro de servidor, que é uma questão bastante abordada aqui e que me interessa também, se houver um procedimento seguro e fácil. Parece que você tem feito isso ou está tentando: os usuários têm desenvolvidos os sites localmente e tentado subí-los para o domínio do cliente, mas dá um monte de problemas.
: : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : :
Só respondo questões do fórum no fórum.
Carlos Coutinho
Novato

Já fiz isso várias vezes e funciona bem.

Cara para trocar de servidor é simples. Basta você realizar um backup completo do banco (Mysql), pode ser um dump. E depois fazer o dumpload no novo servidor.

Depois copie a estrutura do seu mambo para o novo servidor. Edite o arquivo configuration.php, ajustando as seguintes variáveis:

$mosConfig_host = \'localhost\'; >> nome do host novo, geralmente localhost
$mosConfig_user = \'root\'; no do usuário para conexão com o BD
$mosConfig_password = \'\'; senha do usuário acima
$mosConfig_db = \'mambo\'; nome do banco
$mosConfig_absolute_path = \'c://caminho_absoluto_da sua página\'
$mosConfig_live_site = \'http://seudomino/\';

ATENçÂO: Mto cuidado com as permissões, na hora do ftp do site, se for esse o caso, ele pode alterar as permissões dos seus arquivos e diretórios. O que gerará muitos erros. Notei isso qdo realizei a troca de um servidor windows para um Linux, nos quais trabalham com níveis de segurança, ou seja, com permissões de diferentes padrões.

Acho que é só isso...

Qquer coisa coloque os erros no forum, que estarei ajudando.
oggy
Usuário

Mensagem por oggy »

coutinho escrito:
Quando insiro uma imagem em um artigo, ele coloca o link, ou melhor, o src da imagem com o nome completo do site, por exemplo: http://meusite.com.br/stories/images/imagem.png. Isso é um problema, pois se eu quiser trocar o domínio do meu site, perderei o link de todas imagens dos artigos e do próprio site.

Existe alguma forma de corrigir isso?

Ah! Utilizo o editor htmlarea3_xtd-c.

Obrigado.
Eu nao tenho problema com imagens em materia, e uso muitas, mas muitas mesmo. Faço localhomente e depois subo pro server web. Só que eu uso sempre o mosimage e subo as imagens sempre via ftp, as vezes pelo media manager... Mas se voce troca de servidor, o teu modo nao deve dar problema, agora se trocar de url ai sim... por isso continuo com o mosimage que é show.
fabio
Joomleiro

Mensagem por fabio »

oggy escrito:
por isso continuo com o mosimage que é show.
Ta ai um boa saida , o mosimage não precisa de URL , basta estar no media maneger

Muito bom

Beleza

Seria bom lembrar que dessa forma é possivel inserir várias imagens seguindo a ordem do mosimage
:)
Carlos Coutinho
Novato

Oggy,

Obrigado pela dica... Mas como utilizo o {mosimage}? Como é seu funcionamento? Sendo que utilizo o editor HTML-AREA3-XDC-C. Não sei se existe alguma relação.

Tentei assim: Porém não funcionou ele busca a imagem em http://servidor/stories/imagem.png e na verdade teria de buscar em http://servidor/intranet/images/stories/imagem.png

Obrigado.
oggy
Usuário

Mensagem por oggy »

coutinho escrito:
Oggy,

Obrigado pela dica... Mas como utilizo o {mosimage}? Como é seu funcionamento? Sendo que utilizo o editor HTML-AREA3-XDC-C. Não sei se existe alguma relação.

Tentei assim: Porém não funcionou ele busca a imagem em http://servidor/stories/imagem.png e na verdade teria de buscar em http://servidor/intranet/images/stories/imagem.png

Obrigado.
Eu uso mac e safari, entao nenhum editor funciona nele e faço tudo no modo de código mesmo.

Para uar o mosimage, primeiro voce tem que ir na aba imagens e selecionar as imagens que quer, decidir a sequencia delas e se vao ficar a direita, esquerda ou centro.

depois voce so insere o {mosimage} aonde quer que sua imagem apareça.

esse editor tem opcao de usar modo codigo? pois voce pode editar seu texto todo nele, depois ir no modo codigo e só\'acrescentar o {mosimage} onde quer a imagem.
Hugo Mattos
Novato

Mensagem por Hugo Mattos »

ola oggy,
tambem sou usuario de mac e safari e estou tendo alguns problminhas com permissões... por enquanto ainda nao publiquei meu site e estou editando-o localmente. mas quando tento acessar algumas pastas aparece o erro 403. por ex.: a pasta adiministrator, o arquivo configuration.php continua unwritable mesmo depois da instalação e também não consigo acessar a sessão de templates...
agradeço desde já
HUGO
helvecio
Novato

Mensagem por helvecio »

Oi HfMattos!

No Mac tudo é mais fácil. Basta ir aos arquivos/pastas no seu HD, selecioná-los (use a tecla command), pedir um GET INFO (command-I).
Aparece uma caixa geral. Lá em baixo tem as permissões de leitura e gravação daquele conjunto de arquivos. Clique em ver detalhes.
TODAS as opções devem ser colocadas para LEITURA E GRAVAÇÃO. Comigo não deu erro. Fiz isso com o CONFIGURATION.PHP e funcionou também. Boa sorte!!
Ah, para administrar o site, tenho usado o Netscape. Com o Safari, não rola. Vamu mandar um bug report!!
oggy
Usuário

Mensagem por oggy »

Isso mesmo Helvecio, no get info voce muda as permissoes facilmente.

Eu gosto de administrar os sites no safari, o chato são os menus que aparecem sempre no topo.

Mas este problema já foi corrigido no mambo 4.5.1 a partir do beta 4, que foi o que testei os menus estao legais.

Só editor mesmo é que nao ta rolando nele. Mas eu nao gosto de editores, prefiro fazer na mao.

E os outros usuarios normalmente usam win, com IE ai... rola tudo tranquilo..

[]s
Responder