Componentes pagos

Dúvidas e discussões sobre o uso de extensões que não sejam nativas do Joomla!
jpinheiro
Novato

Componentes pagos

Mensagem por jpinheiro »

Em alguns sites ainda uso a versão 1.0... E os novos fazendo na versão 1.5!

Mas caramba... Que quantidade absurda de componentes pagos tem nesta versão! Deveria-se começar a ver este problema!!! Ao menos para mim, um problema! Depois reclama-se da pirataria! Um Gerenciador de Conteúdo grátis e as empresas deitando e rolando!
billwide
Novato
Contato:

Re: Componentes pagos

Mensagem por billwide »

O grande lance é o seguinte:

1. Todo projeto Open Source pode ser adquirido por qualquer pessoa ou instituição. O código é livre, não existe um "dono ou proprietário" como no caso do Windows, pois no Joomla diversas pessoas do mundo todo contribuem gratuitamente com o Joomla, seja com extensões ou traduções;
2. O fato de determinado projeto ser completamente livre, isso te dá a liberdade de alterar o código e vender a licença de uso deste projeto. Ainda mais, se você tiver criado alguma extensão para ser usado em um projeto Open Source como o Joomla!

O fato da maioria das extensões dos CMS's em geral ter licença GNU/GPL mostra que a maioria dos projetos relacionados ao J! adotaram a mesma filosofia de uso do software Joomla.

Isso é muito bom, porém não tira o crédito dos excelentes componentes pagos, que na sua maioria são elaborados por agências particulares que ganham dinheiro em cima de suas horas e horas de desenvolvimento de uma nova extensão. Isso é completamente justo e necessário para que algumas extensões mais complexas possam ter um suporte necessário para que funcionem bem e durante um bom tempo, pois sua extensão paga terá um suporte para sanar qualquer bug que sua extensão poderá ter.

Por outro lado, as extensões GNU/GPL ampliam a rede de uso destas e criam uma rede de usuários - como neste fórum - que buscam algum determinado conhecimento sobre algum assunto específico. No entanto, você poderá ou não ter algum suporte por parte do desenvolvedor. Na maioria das vezes, você deverá identificar seu bug e corrigi-lo, dai a necessidade dos fóruns de projetos Open Source com licença GNU/GPL.

Enfim... não há problema nenhum em comercializar extensões. Se for gratuita, melhor ainda. Agora, se vc sentir que poderia contribuir com algum desenvolvedor de determinada extensão, isto também e justo de ser feito!

Quanto vc acha que já ganhou em cima de algum projeto de livre licença? Já contribuiu com algum desenvolvedor? Eu particularmente ainda não. Mas é uma coisa que se pode pensar...

Falow pessoal!
jpinheiro
Novato

Re: Componentes pagos

Mensagem por jpinheiro »

Cara... Eu entendo e concordo com seu ponto de vista!

E sim, já contribui para alguns desenvolvedores sim. O último foi o Evento List... Claro que não muito $

Mas o que estou falando é que está exagerado o número de componentes pagos. Lembro-me que o Joomla laçou um documento informando que (mais ou menos isso, se não me engano) os componentes poderiam ser pagos desde que o código fonte fosse aberto... Dentre outras coisas!

Se nada for feito, haverá um dia que todos os componentes free passarão a ser comerciais. Foi o caso do Jmovies e do Plugin Easy tube!

Considero o Joomla um dos, se não o melhor, projeto Open Source do mercado! E gostaria muito que a maioria dos componentes continuassem free!

Abraço
Responder