Pular para o conteúdo

Fernando Soares - Mantendo sua Tecnologia

Increase font size Decrease font size Default font size
Você está aqui:  Início Início Artigos e Notícias Lançamento: Mamboleto 2.0 RC1
Pular para o conteúdo

Registro

ATENÇÃO:
-Ao fazer o cadastro você receberá um e-mail para ativar sua conta.
-E-mails do UOL / BOL muitas vezes não recebem os e-mails de ativação.

PARA HOSPEDAGEM
DE SITES
>>>CLIQUE AQUI<<<







Lançamento: Mamboleto 2.0 RC1 PDF Imprimir E-mail
Escrito por Fernando Soares   
Dom, 29 de Julho de 2007 18:13

Hoje, 29 de Julho de 2007, tenho o imenso prazer de anunciar o Mamboleto versão 2.0 RC1.

Imenso prazer por ter conseguido realizar praticamente tudo o que almejava nesta versão do Mamboleto e o melhor de tudo é que funcionou! Já posso afirmar que estamos a um passo de uma versão final totalmente estável. Nesta versão consegui grandes avanços, principalmente em termos de segurança que era um ponto no qual ainda não tinha feito grandes esforços até porque o Mamboleto estava em pleno desenvolvimento (versões ALPHA, BETA, RC) e nestas fases o importante são os testes e o efetivo funcionamento do conjunto.

Agora esta versão 2.0 RC1 do Mamboleto está adequada a utilização sem "Register Globals=ON" ou "Joomla! Register Globals Emulation=ON" o que é uma requisição antiga mas que apenas agora tornou-se realidade. Trabalhei bastante nesta versão para que o "Register Globals" deixasse de ser um requisito a seu funcionamento e acredito que tenha obtido sucesso. Digo isso pois meu provedor não autoriza a desativação do "Register Globals" e assim fiz os testes com o "Joomla! Register Globals Emulation" desativado, onde tudo funcionou perfeitamente. Para confirmar isso peço a todos que tenham a possibilidade de desativar o "Register Globals" e o "Joomla! Register Globals Emulation" que testem tudo e reportem eventuais problemas.

Outro ponto que me foi reportado é com relação a passar os dados do boleto na linha da URL (método GET) nos módulos de integração para o VirtueMart, onde é possível visualizar todos os dados e até alterá-los. Isto já havia sido identificado como um problema real para a segurança, porém nas fazes anteriores do desenvolvimento o importante era testar o funcionamento e aprimorar o restante do conjunto. Claro que isto não tira os méritos de de quem entrou em contato (e-mail, MSN, Skype, forum) e reportou este tremendo problema de segurança que aliás deveria ser preocupação de todos que programam de alguma forma. Bom, este problema foi resolvido e agora tanto o módulo "Boleto Bancário" (ps_mamboleto.php) quanto o módulo "Boleto Multi-Banco" (ps_mamboleto_mb.php) utilizam o método POST para o envio dos dados do boleto de forma segura e invisível ao usuário. Ah, não esqueci de outro pedido antigo e justo: agora é possível definir um prazo de vencimento para os boletos bancários na interface de configuração dos módulos para o VirtueMart.

As modificações de segurança também foram aplicadas ao código utilizado para a geração da segunda via dos boletos bancários. Além disso, agora ao gerar uma segunda via do boleto bancário de um pedido o código toma por data de emissão do boleto bancário a data do pedido e com base nesta data calcula o vencimento, assim fica garantido que a data de vencimento será a mesma do boleto original. Agora a opção para gerar a segunda via do boleto bancário só é exibida quando o status de seu pedido é "Pendente" e a data atual é menor ou igual a data de vencimento do boleto bancário que, como já disse, é calculada com base na data do pedido.

Ainda foram feitas modificações para remover de vez o uso da biblioteca GD na geração do código de barras dos boletos e assim sanar os problemas que este recurso estava gerando para alguns usuários. Na época foi utilizado este recurso para permitir a geração correta do código de barras ao enviar um boleto por e-mail, motivo este que já não se justifica pois foi resolvido com um código novo. E falando em e-mail, agora o módulo "Boleto Multi-Banco" permite que seja selecionado um boleto padrão para o envio por e-mail, recurso que só estava diponível no módulo "Boleto Bancário".

Seguindo na linha da menor complicação possível aproveitei para incluir alguns campos nos módulos "Boleto Bancário" (ps_mamboleto.php) e "Boleto Multi-Banco" (ps_mamboleto_mb.php) onde agora é possível incluir seu logotipo e respectivas dimensões em pixels ou ainda qualquer outra imagem a ser exibida ao final das transações no VirtueMart. Isto precisava ser feito manualmente antes e acarretava uma certa dificuldade para aqueles que não tinham muita experiência. Já a exibição dos links para os boletos selecionados no módulo "Boleto Multi-Banco" foi reformulada para aproveitar melhor o espaço.

Para encerrar acrescentei uma série de novas opções ao API do Mamboleto 2.0 RC1 que podem ser verificadas no arquivo "Leiame.txt" que acompanha esta versão ou ainda na secção de FAQ´s sobre Joomla e VirtueMart em meu site (http://www.fernandosoares.com.br/index.php?option=com_content&task=category&sectionid=3&id=20&Itemid=38).

Aqueles que julgarem válido este projeto e desejarem ajudar a mantê-lo tem a opção de usar o botão de doação na tela inicial do Mamboleto para doar qualquer valor. Este valor será usado para custear o desenvolvimento, manutenção e suporte deste projeto e dos próximos, como o módulo de integração total entre VirtueMart e BRpay/PagSeguro que está em fase final de testes e já conta inclusive com o processamento dos retornos das operações.

A nova versão do Mamboleto está disponível na nossa área de downloads.

Muito obrigado a todos! 

==============================
MODIFICAÇÕES PRESENTES NA VERSÃO 2.0 RC1
==============================

  • -Foram feitas inúmeras modificações para eliminar a necessidade do "Register Globals=ON" e do "Joomla! RG_EMULATION=ON".
  • -Foi alterado o modo de postagem dos dados de GET para POST nos métodos de pagamento "Boleto Bancário" e "Boleto Multi-Banco" para o VirtueMart. Agora estes não deixam transparecer os dados que estão sendo enviados.
  • -O método de pagamento "Boleto Multi-Banco" para o VirtueMart agora também oferece a opção de envio do boleto por e-mail através da seleção de um boleto padrão para geração e envio do boleto bancário.
  • -Foi acrescentada uma opção de configuração do logotipo ou imagem que é exibida ao final e de seu tamanho em pixels em ambos os métodos de pagamento "Boleto Bancário" e "Boleto Multi-Banco".
  • -Reorganizada a maneira como são exibidos os links para geração dos boletos no módulo "Boleto Multi-Banco" de forma a aproveitar melhor o espaço.
  • -Removido o uso da biblioteca GD como meio de geração do código de barras dos boletos.
  • -Corrigida maneira como os dados da agência e conta são obtidos do banco de dados.
  • -Corrigida a interface de revisão de boletos bancários (link "Revisar Boleto") para que refita exatamente o modo como os boletos são gerados via API ou integração do Mamboleto (como os módulos para o VirtueMart). Havia uma distorção com  relação ao número da agência bancária, mas somente na tela de revisão de boletos bancários, no restante estava tudo certo.
  • -Acrescentada a opção de definir o prazo de vencimento do boleto bancário, em "X" dias após a data da compra em ambos os métodos de pagamento "Boleto Bancário" e "Boleto Multi-Banco".
  • -Modificado o código de geração da segunda via do boleto bancário para que somente seja apresentada esta opção caso a data atual seja igual ou menor que a data de vencimento do boleto bancário (Data Pedido + "X" dias).
  • -Na geração da segunda via do boleto bancário agora este contém a data do pedido como data do documento e não mais a data atual.
  • -Ainda no código de geração da segunda via do boleto bancário, este foi atualizado para utilizar o método POST de forma a não deixar transparecer os dados que estão sendo enviados.
  • -Também na geração da segunda via do boleto bancário agora a data de vencimento é calculada com base na data do pedido e do prazo em dias informado na configuração do método de pagamento para o VirtueMart (Data Pedido + "X" dias). Desta forma o boleto bancário terá sempre o mesmo vencimento, mesmo que seja gerada uma segunda via.
  • -Implementadas novas opções de configuração e envio de dados via API do Mamboleto. Veja a lista completa de de opções na descrição de como usar a API do Mamboleto.

Deixar seu comentário

Postar comentário

0
  • Nenhum comentário encontrado
Última atualização em Dom, 29 de Julho de 2007 21:26