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Usando o SpamAssassin para filtrar SPAM no MS Outlook |
Escrito por Fernando Soares |
Seg, 01 de Abril de 2013 12:04 |
O SpamAssassin é programa de computador, de código aberto, que é utilizado como filtro de spam, identificando mensagens de e-mail indesejadas. Ele usa uma ampla variedade de mecanismos para executar a filtragem das mensagens, incluindo análise de cabeçalhos e textos, filtragem Bayesiana, listas de bloqueio de DNS e bases de dados de filtragem colaborativas. O SpamAssassin é executado no servidor e filtra o spam antes que ele chegue à sua caixa de correio. Se seu servidor de hospedagem possui o SpamAssassin disponível é interessante que você habilite-o de modo a ter um auxílio no controle do SPAM que recebe. Vários clientes de e-mail possuem integração com o SpamAssassin, como o Thunderbird que eu uso e recomendo, contudo outros como o MS Outlook infelizmente não possuem esta integração nativa. Isto dificulta mas não inviabiliza o uso do SpamAssassin no controle do SPAM nestes clientes de e-mail como veremos a seguir... Tomando como exemplo uma hospedagem que use o cPanel e possua o SpamAssassin instalado, o primeiro passo é habilitar o SpamAssassin em "cPanel > Correio > Spam Assassin > Ativar SpamAssassin", após precisamos setar o nível de pontuação a partir do qual as mensagens serão consideradas como SPAM. Para fazer isso vá em "cPanel > Correio > Spam Assassin > Configurar SpamAssassin", você verá um campo chamado "required_score" onde você terá que alterar este valor para o nível a partir do qual você deseja que o SpamAssassin comece a marcar as mensagens como SPAM. O padrão é "5" e este nível é suficiente para a maioria dos usuários. Notem que a escala funciona na proporção de quanto maior o nível setado, mais liberal será o filtro. Logo, tenha em mente que ao setar um nível muito baixo poderá ter e-mails importantes marcados como SPAM. Feito isso desative a exclusão automática de SPAM do SpamAssassin para não perder nehum e-mail. Vá em "cPanel > Correio > Spam Assassin > Desativar Exclusão automática de Spam". Agora vamos ao seu cliente de e-mail, no caso, o MS Outlook e verificar algumas mensagens que tenham chegado APÓS a ativação do SpamAssassin. Nestas mensagens você deve pedir para que o MS Outlook exiba o código fonte da mensagem, clicando com o botão direito do mouse na mensagen e pedindo "Propriedades". Verifique se existe uma das linhas abaixo exemplificadas(conforme a versão do SpamAssassin pode variar). Versões mais antigas do SpamAssassin: X-Spam-Status: No, score=-4.4 required=5.0 tests=ALL_TRUSTED,BAYES_00 autolearn=ham version=3.1.0 Onde:
Versões mais novas do SpamAssassin: X-Spam-Status: No, score=4.2 Onde:
O novo SpamAssassin integrado ao novo cPanel (v.11) marca automaticamente com "*** SPAM ***" na linha de assunto a qualquer e-mail marcado como sendo spam. Não há mais configuração local para personalizar a linha de assunto. Ela será sempre marcada com "*** SPAM ***". Dadas as explicações, vamos criar um filtro no MS Outlook 2007 usando o parâmetro "X-Spam-Level" ou "X-Spam-Bar":
Pronto, o SPAM identificado pelo SpamAssassin será agora movido atumaticamente para a pasta "Lixo eletrônico"(ou pasta que você definiu logo acima). Se você usa o MS Outlook 2003 poderá se orientar pelas imagens do guia citado logo abaixo nos links das fontes de pesquisa usadas para montar este artigo. Fontes de pesquisa: - http://pt.wikipedia.org/wiki/SpamAssassin Comentários
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Última atualização em Ter, 16 de Abril de 2013 01:38 |
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