O Portal e o Leigo

Forum destinado aos programadores que pretendem utilizar o framework do Joomla! 1.5 para fazer suas próprias extensões
eddyabreu
Novato
Mensagens: 1
Registrado em: 21 Nov 2010, 10:22

O Portal e o Leigo

Mensagem por eddyabreu »

Olá pessoal,
Tenho um portal. Paguei (caro) por seu desenvolvimento. Objetivava abranger algumas cidades de minha região, criando um site pra cada uma delas, dentro do portal. A empresa que o desenvolveu deixou, a meu pedido, apenas 2 cidades cadastradas, pois iria encarecer ainda mais. Preciso da orientação dessa galera do forum, que ajudam tanto aos usuários menos (ou nada experientes) como eu.
A minha dúvida:
Qual a forma mais simplificada de incluir um novo tema, à partir dos que já existem? Exemplo: Há a Home, que é comum às cidades atendidas, e os conteúdos especificos de cada cidade . Preciso agora incluir uma nova cidade. Como fazer isso, amigos? Copiando/duplicando o conteúdo estático e alterando alguns dados (nesse caso, como devo proceder?), ou teria que criar tudo de novo, somente tendo por base o que já foi feito para as outras cidades?
É possível alguém sem conhecimentos avançados de programação como eu, fazer isso? Tenho conhecimentos básicos pois administro o site já há alguns meses. Mas confesso que ainda apanho bastante nas tarefas novas.
Bem, como voces viram, preciso mesmo de ajuda... rs
Vou aguardar, na esperança de ver minhas dúvidas dirimidas,
Abraço a todos,
Valeu!
johny1410
Usuário
Mensagens: 99
Registrado em: 03 Jun 2009, 09:50
Localização: Goiania

Re: O Portal e o Leigo

Mensagem por johny1410 »

olha cara, na teoria não é muito complicado não, mas a gente teria que saber alguns detalhes desse portal, ex. quais módulos são usados em cada cidade, essas cosias...
Mas assim pra uma pessoa sem muita prática ou quase nenhuma ficaria um pouco complicado
Imagem Orgulho de ser Goiano! Sangue de Piki
sanoj
Usuário
Mensagens: 83
Registrado em: 24 Set 2008, 09:53
Contato:

Re: O Portal e o Leigo

Mensagem por sanoj »

Cara é possivel vc fazer este trabalho sim, desde que você tenha paciência e bontade(na minha opinião)...

Para isto, vc não precisa duplicar nada de conteúdo, no máximo alguns menus. No caso, o único trabalho que voce vai precisa fazer é aprender atribuir os menus/modulos/templates nas suas páginas....
eu já fiz isto, é bem simples...se você não tem tanto conhecimento, instale um joomla local e tente fazer o que eu indiquei em um site teste, creio que funcione.

att
sanoj
johny1410
Usuário
Mensagens: 99
Registrado em: 03 Jun 2009, 09:50
Localização: Goiania

Re: O Portal e o Leigo

Mensagem por johny1410 »

Como não vai precisar mecher em nada_
se casa cidade vai precisar de notícias filtradas para a cidade.
Vai precisar entao de categorias e sessões para a cidade entre outras coisas.
mas nós estamos aki pra ajudar cara.
faz igual ele falou pega o portal e instala ele no seu computador com isso nao corre risco de fazer alguma coisa que nao pode fazer.
Imagem Orgulho de ser Goiano! Sangue de Piki
rslyra
Novato
Mensagens: 3
Registrado em: 09 Out 2010, 08:52

Re: O Portal e o Leigo

Mensagem por rslyra »

Oi, aterrisando agora.

Discordando um pouco, depende de como o site foi construído. Há vários modos de construir um site com duas visões (que é visto de dois modos diferentes) e não sei como foi feito o seu. Dependendo do modo, isso pode ser MUITO simples ou mais trabalhoso. Em qualquer caso, dá para fazer mas varia o volume de trabalho.

Minha sugestão é: procure um parceiro.

Se você tem planos para estes sites, de longo prazo, você precisa de alguém que:
1 - entende de sites e Joomla
2 - você confie

Por que problemas como esse (saber o que é melhor, o que dá mais trabalho, etc) vai acontecer muitas vezes ainda. se você é leigo realmente, visitar esse fórum nem sempre vai ajudar.

Obs: tenho emprego, conheço pouco o Joomla e nenhum tempo livre. Não sou a pessoa que você precisa.

Como achar o profissional acima?
1 - visite muitas pessoas/empresas, converse e escolha alguém.
2 - pegue alguém que você já confia e dê um curso de Joomla.
3 - faça um curso você mesmo.

Nenhuma opção é ideal. Mas pense nisso, se você compra um carro dos seus sonhos, deve ter um mecânico no qual confia. Não é?
Responder