Re: Desabafo!!!!

Críticas e Sugestões relacionados ao fórum do JoomlaBrasil.

Não usar para dúvidas referentes ao Mambo ou Joomla!, tais mensagens serão apagadas.
Rodrigo rcflash
Usuário
Mensagens: 77
Registrado em: 21 Abr 2006, 18:09
Localização: Ribeirão Preto

Desabafo!!!!

Mensagem por Rodrigo rcflash »

Boa noite a todos do fórum,
Eu gostaria de fazer um desabafo.
Meu Curriculum
Iniciante em Web e iniciante em Joomla
Desde que descobri o Joomla fiquei fascinado pela facilidade de uso e criação, porém requer um certo conhecimento técnico em web. (sou iniciante)
Desde quando conheci o fórum joomla Brasil, venho pesquisando e tirando dúvidas, e agradeço a quem me ajuda.
Agora sim vem meu desabafo!!
Percebi que muitas das respostas de nossos "amigos" "expert" são muito grosseiras, arrogantes, Este fórum não é para podermos trocar experiências, mesmo que as perguntas possam parecer "idiotas"?
Lembrando aos nossos amigos "expert" nem tudo que parece ser óbvio para vcs é óbvio para quem pergunta, se não não teria o porque da pergunta.
Uma sugestão agora.
Que tal criar uma categoria de iniciantes no fórum? assim todas as perguntas não serão tão óbivas.

Obrigado

p.s. meu desabafo não é pra criar nenhuma polêmica, nem atacar ninguem, nem reclamar do funcionamento do fórum, mas expressar minha opinião com relação a educação de algumas pessoas. Alias estamos todos aqui para aprender.
mortago
Usuário
Mensagens: 61
Registrado em: 10 Jan 2009, 21:52
Contato:

Re: Desabafo!!!!

Mensagem por mortago »

Boa noite Rodrigo;
A rigor eu nem deveria responder o tópico, sou recente no forum, recente com CMS e tópicos assim perigam a dar mais confusão do que solução.

Eu compreendo seu desabafo. Não sei que tipo de resposta vc pode ter recebido para achar necessário criar este tópico. Nem é o caso de ficarmos aqui apontando, como vc disse.

Existem alguns detalhes intrínsecos à qualquer fórum que são os "pré-requisitos".

Como você disse, o fórum é um local para trocar experiências, não dúvidas. Não quer dizer que a gente não possa perguntar nada mas, aquilo que for perguntado, deve indicar que nós - pelo menos - tentamos achar uma solução antes. Os recursos são inúmeros, ainda mais quando o assunto é software livre. Então, de repente, vc lançou uma pergunta que poderia ser respondida com "2 minutos" de pesquisa no google, ou no site do fabricante, ou nas perguntas anteriores do forum. É quando vc pode 'sentir' uma certa aspereza nas respostas.

Tenha em mente que um fórum com volume de info's grande como este fica complicado publicar as mesmas respostas para as mesmas perguntas.

Não acho que seja má-vontade do pessoal. Aliás, como disse, também sou novato em CMS e nenhuma pergunta que fiz aqui deixou de ser respondida! E isso é muito legal! É tanta informação espalhada no forum que já me sinto à vontade para começar a dar minhas próprias respostas (isso é a troca de experiência, percebe?)

Bom, é isso. Acho que ainda não falei o essencial: continue fazendo suas perguntas mas sempre procure pelas respostas. Use o Fórum como último recurso e não como "barra da saia da mamãe" (pãtz, um dia me falaram isso... fiquei ferrado da vida, mas é verdade rsrsrsrs). De minha parte, estou aqui para ajudar onde for possível, sendo professor, paciência para ouvir todo tipo de pergunta é o que mais tenho.

É isso

[s]
Daniel Corrêa
Super Joomleiro
Mensagens: 2156
Registrado em: 24 Mai 2005, 13:30
Localização: Belo Horizonte
Contato:

Re: Desabafo!!!!

Mensagem por Daniel Corrêa »

Rodrigo,
me assusta muito este desabafo, pois pelo que vi as suas últimas dúvidas no fórum foram todas esclarecidas. E aliás, algumas delas parece que foram abandonadas por você mesmo.

viewtopic.php?t=19688
viewtopic.php?t=19264
viewtopic.php?t=19657
viewtopic.php?t=19665
viewtopic.php?t=19595
viewtopic.php?t=19520
viewtopic.php?t=19322

Se você quiser expor melhor os seus problemas, sem qualquer tipo de censura, me envie uma Mensagem Privada. Lá você pode ficar à vontade, pois a conversa será entre nós e mais ninguém.

Mortago, assino embaixo!
www.pagseguro.com.br - Faça cobranças a partir do seu site
www.hostphi.com - Hospedagem Joomla!
www.joomlaminas.org - Tutoriais e Artigos sobre o Joomla!
Rodrigo rcflash
Usuário
Mensagens: 77
Registrado em: 21 Abr 2006, 18:09
Localização: Ribeirão Preto

Re: Desabafo!!!!

Mensagem por Rodrigo rcflash »

Boa Tarde, Daniel
Acho que vc não entendeu meu desabafo,
eu não disse que minhas dúvidas não foram esclarecidas eu disse que à arrogância falta de educação nas respostas, parece que as perguntas são idiotas!! não só das minhas, mas ja vi respostas muito absurdas!!!
Cara, pode verificar, todas minhas dúvias eu fiz a pesquisa no fórum, só pergunto mesmo se não acho a resposata.
Eu penso o seguinte, se a pessoa não ta afim de responder, não responta e pronto, não fique mostrando que sabe fazer para ser mal educado com os outros.
Só quero que vc entenda este meu ponto de vista, só acho que temos que ter mais educação com o próximo.

Valeu
p.s. este fórum é o único "refugio" que temos aqui no Brasil, referente ao joomla e eu presciso muito dele pra poder aprender.

p.s. pode excluir este tópico, acho que vai gerar muita polêmica!!!
Daniel Corrêa
Super Joomleiro
Mensagens: 2156
Registrado em: 24 Mai 2005, 13:30
Localização: Belo Horizonte
Contato:

Re: Desabafo!!!!

Mensagem por Daniel Corrêa »

Beleza, seu ponto de vista está entendido porém não compartilho.
www.pagseguro.com.br - Faça cobranças a partir do seu site
www.hostphi.com - Hospedagem Joomla!
www.joomlaminas.org - Tutoriais e Artigos sobre o Joomla!
Avatar do usuário
Ronildo Costa
Super Joomleiro
Mensagens: 1454
Registrado em: 04 Mar 2005, 21:09

Re: Desabafo!!!!

Mensagem por Ronildo Costa »

@Mortago

Amigo faço da suas palavras as minhas.

O problema não é a dúvida, mas sim a preguiça do pessoal em buscar uma solução antes de postar a dúvida.
Percebe se as pessoas não postassem dúvidas que já foram inúmeras vezes respondidas aqui, não teria este tipo de problema que está reportando?? Sim talvez possa até existir um pouco de exagero, mas se a gente começa a deixar as perguntas sem respostas vão falar que o fórum não presta, que ngm ajuda... essas coisas.
Leandro Momente
Novato
Mensagens: 22
Registrado em: 09 Out 2009, 09:37

Re: Desabafo!!!!

Mensagem por Leandro Momente »

Saudações

Vejo sim a necessidade desta reflexão por causa de tipo de respostas que vejo no fórum.
Tenho 1 ano de Mambo e Joomla e no inicio apanhei muito ... porque vendo algumas respostas de colegas ... eu ficava com receio de perguntar ...
Inclusive tive trocas de emails asperos com alguns ...
O fórum para ser vivo tem que ter pergunta ... se for para mim buscar respostas prontas ... não preciso do forum ... vou direto no google, no altavista, no cadê ... e já pego o link de imediato ... e resolvo a questão

Se acesso o forum é porque quero participar da comunidade e não somente quero resposta ...
agora ... se houvesse uma medida ... como tem alguns FAQs para lembrar o iniciante que existem resposta para a pergunta ... aí é outra coisa ...

No entanto ... responder de maneira 'dura' ... e responder certo ... é o mesmo trabalho ... mas, se a resposta for atenciosa ... ainda se tem a idéia que o cliente foi bem atendido ...

Olho o forum ... ao menos 15 vezes ao dia ... tanto o BR como o PT e acompanho o forum do Mambo ... apesar de usar pouco a versão 4.6.1 ...

Mas ... espero que o forum seja espaço vivo de questionamentos ... se não for ... o foxlingo do firefox ... traduz rapidamente as páginas de outras linguas ... e aí é preferível usar outros recursos ...

Ok!
Daniel Corrêa
Super Joomleiro
Mensagens: 2156
Registrado em: 24 Mai 2005, 13:30
Localização: Belo Horizonte
Contato:

Re: Desabafo!!!!

Mensagem por Daniel Corrêa »

Leandro Fábio Momente escreveu: Vejo sim a necessidade desta reflexão por causa de tipo de respostas que vejo no fórum.
E os tipos de pergunta, não merecem reflexão?
Leandro Fábio Momente escreveu: O fórum para ser vivo tem que ter pergunta ... se for para mim buscar respostas prontas ... não preciso do forum ... vou direto no google, no altavista, no cadê ... e já pego o link de imediato ... e resolvo a questão
O fórum para ser vivo tem que ter perguntas, desde que não sejam repetidas, pois isso deixa ele doente e daí pra morte é um passo.
Leandro Fábio Momente escreveu: Se acesso o forum é porque quero participar da comunidade e não somente quero resposta ...
agora ... se houvesse uma medida ... como tem alguns FAQs para lembrar o iniciante que existem resposta para a pergunta ... aí é outra coisa ...
Concordo com você e isso inclusive já foi proposto e discutido junto à Administração deste fórum. Em breve mudanças devem ocorrer.
Leandro Fábio Momente escreveu: Se acesso o forum é porque quero participar da comunidade e não somente quero resposta ...
Porque, Leandro, que ao invés de acessar o fórum 15 vezes ao dia para ver o que acontece você não passa a colaborar, já que quer fazer parte da comunidade? Pela sua experiência com o Joomla! acho que você tem muito mais a oferecer.

Leandro Fábio Momente escreveu: No entanto ... responder de maneira 'dura' ... e responder certo ... é o mesmo trabalho ... mas, se a resposta for atenciosa ... ainda se tem a idéia que o cliente foi bem atendido ...
Clientes? :o
Bom se tem clientes aqui teremos que passar a cobrar pelo suporte, aí até a qualidade do serviço melhora! :P
Dai-me paciência, né!

O trampo aqui é voluntário, do último membro cadastrado até o administrador.
www.pagseguro.com.br - Faça cobranças a partir do seu site
www.hostphi.com - Hospedagem Joomla!
www.joomlaminas.org - Tutoriais e Artigos sobre o Joomla!
Leandro Momente
Novato
Mensagens: 22
Registrado em: 09 Out 2009, 09:37

Re: Desabafo!!!!

Mensagem por Leandro Momente »

A questão é mais profunda ...
se a palavra cliente ... inspira R$ ... então temos que voltar no passado.
Hoje a palavra cliente designa todo aquele que necessita de um atendimento ...
As ONGs tem clientes preferenciais que elas atendem ... e nem por isso ... a mentalidade é vista como lucro ...
Percebo ... que a dificuldade ... está em que todos somos voluntários ...
e voluntários é voluntário ...
Desculpe ... a participação ...
Vou voltar ao as minhas visitas ao forum ... e ao meu querido google ...
Um abraço
Avatar do usuário
Karlos Rikaryo
Super Joomleiro
Mensagens: 876
Registrado em: 06 Nov 2004, 16:03
Localização: Iguatu/CE - Brasil
Contato:

Re: Desabafo!!!!

Mensagem por Karlos Rikaryo »

Vi a discussão...amigos calma, somos uma comunidade...a discusão posta aqui realmente merece atenção, pelo tempo q participo da comunidade já vi algumas resposta não ofensivas mas sarcasticas...

Pra colocar um ponto final na conversa, seria bom todos começarem a se cuidar de como se dirigir ao outros e para os iniciantes começarem a usar o sistema de busca aqui no fórum antes de perguntar, depois disso ai sim perguntar e ressaltar q não achou na busca aqui no fórum, acredito q vai ser um prazer ajudar todos sempre


abraços  ;D
Karlos Rikáryo
Inventtive Tecnologia
(88) 8809.9022
Avatar do usuário
Willian Souza
Super Joomleiro
Mensagens: 869
Registrado em: 25 Mai 2006, 10:51
Localização: Jaguariúna - SP

Re: Desabafo!!!!

Mensagem por Willian Souza »

De fato... todos possuem uma certa parcela de razão.  :P

Alguns fatores - como a criação deste tópico, por exemplo - mostram que o fórum Joomlabrasil tem crescido muito nos últimos meses, atraindo a atenção de diversos profissionais e "newbies" para o assunto. Esse é um fator interessante que mostra que um bom regimento interno do fórum (regras mesmo) poderiam orientar os novos usuários e esclarecer fatos aos experientes que até então estão pendentes sobre como seriam as regras de interação entre os usuários do fórum.

Confira as regras do fórum original em inglês:
http://forum.joomla.org/index.php/topic,65.0.html

Traduzido em português "meio nas coxas" pelo Google:
http://translate.google.com/translate?u ... uage_tools

Obs.: Entenda-se "bornes" como mensagens. O Google não traduziu muito bem esta palavra...  :-\

Outro problema é que alguns dos novos usuários não pesquisam antes de efetuar suas "novas dúvidas" - não que isso seja o fim do mundo - porém isso ocasiona um tráfego desnecessário de informações no fórum que sem ao menos efetuar uma simples pesquisa, iniciam tópicos que poderiam ser resolvidos com uma simples leitura do resultado de uma pesquisa.

Por sua vez - como tenho notado também - tenho percebido certo tom diferente de alguns do fórum como nosso amigo  Karlos:
Karlos Rikaryo escreveu: ...a discusão posta aqui realmente merece atenção, pelo tempo q participo da comunidade já vi algumas resposta não ofensivas mas sarcasticas...
Como todo software possui um manual de instruções, o Joomla não é diferente. O que acontece é que algumas pessoas não lêem este manual para tentar solucionar as suas dúvidas. O que é compreensível, pois o Help do Joomla - em backend - esta em inglês, onde alguns possuem certa dificuldade com a língua.

Estou estudando um projeto para um patch de tradução do Help do Joomla dentro do Admin. Isto poderia ajudar - e muito - os novos usuários que poderiam com poucos minutos de leitura do "Help content", orientar sobre o que é o Joomla e como ele funciona.

Seria de certa forma necessária, pois o fórum pode crescer muito mais, estipular regras de uso do fórum. Não que isso seja a solução dos problemas de relacionamento no fórum. Mas poderiam ajudar um pouco.
Editado pela última vez por Anonymous em 25 Jan 2007, 20:06, em um total de 1 vez.
mortago
Usuário
Mensagens: 61
Registrado em: 10 Jan 2009, 21:52
Contato:

Re: Desabafo!!!!

Mensagem por mortago »

Eu disse que isso ia dar pano pra manga, não disse? rsrsrs

Acredito que as mensagens postadas até aqui refletem a essência, o cerne, do problema. Creio que daqui para frente as respostas irão de algum modo esbarrar no que já foi dito.

Foi muito bem lembrada a utilidade de um F.A.Q. Acho que é um recurso bastante útil para quem está chegando no Forum, ou para aqueles que só precisam mesmo tirar uma dúvida emergencial.

Sendo aqui uma comunidade, logo todos de uma certa forma compartilham interesses comuns, a contribuição coletiva é o melhor caminho. Por contribuição quero dizer não apenas responder no forum mas, também, contribuições com o fórum em si, suas ferramentas e recursos (como o F.A.Q).

Em termos de Joomla/Mambo ainda não sou o mais indicado a dar pitacos. Mas, sei que posso contribuir de outras maneiras. Pessoal com mais tarimba pode dar uma ajuda bacana para a montagem do F.A.Q, isto é, caso ele já não esteja pronto! ehehehe
Daniel Corrêa
Super Joomleiro
Mensagens: 2156
Registrado em: 24 Mai 2005, 13:30
Localização: Belo Horizonte
Contato:

Re: Desabafo!!!!

Mensagem por Daniel Corrêa »

Leandro Momente escreveu: se a palavra cliente ... inspira R$ ... então temos que voltar no passado.
Hoje a palavra cliente designa todo aquele que necessita de um atendimento ...
Cliente: é a pessoa que adquire uma oferta.
Oferta: a quantidade de um produto ou serviço produzido e oferecido no mercado, por um determinado preço em um dado período.
www.pagseguro.com.br - Faça cobranças a partir do seu site
www.hostphi.com - Hospedagem Joomla!
www.joomlaminas.org - Tutoriais e Artigos sobre o Joomla!
Jorge Rodrigues
Usuário
Mensagens: 155
Registrado em: 13 Set 2008, 19:27

Re: Desabafo!!!!

Mensagem por Jorge Rodrigues »

Bem pessoal... Estava de férias, andei meio ausente ...

Mas quero colocar um pouco mais de lenha na fogueira!

Concordo PLENAMENTE com o que o Rodrigo disse!!! Inclusive estava (antes das férias) criando um tópico chamado "Xiitas".

É claro que existem perguntas que foram feitas várias vezes... Dezenas... Isso é um erro? Sim claro! Mas pode existir milhares de motivos para se postar novamente a pergunta: Vai desde a não conseguir encontrar a, até mesmo, aquela pressa e nervosismo que nos cega!

Mas, se lerem muitas das respostas dadas, verão que existe sim um certo ar de "Eu sou demais e você uma mula" nas respostas. Algumas de uma grosseria desnecessária. Não cabe a mim citar nomes. Mas, percebe-se que uns e outros adoram dar respostas grosseiras! Tem uma pessoa (ao menos uma que eu conheço) que parou de visitar o Fórum devido a "tratamento grosseiro", "quase me batendo"!

Foi bom esse tópico ter sido aberto...

Um forte abraço a todos!!!
FaBMak
Super Joomleiro
Mensagens: 1245
Registrado em: 17 Jul 2008, 23:43

Re: Desabafo!!!!

Mensagem por FaBMak »

Entendo a reclamação de vcs usuários e entendo também a posição dos "experts". Acho que esse "bate-boca" não leva a nada e não redimi nem os usuários, que deveriam pesquisar mais, e nem os "experts", que deveriam ter mais paciência.

Enfim, esse é um fórum comunitário e nós ajudamos, porque gostamos do Joomla! e acreditamos na filosofia do software livre, embora isso nem sempre seja verdade entre os usuários. Creio que essas "tempestades" habituais não vão obscurer o sentido de existência desse fórum/portal.

Atenciosamente,

FaBMak

PS: Esse tópico foi bloqueado para evitar que descambe para o lado "negro". Vamos todos esfriar a cabeça e trabalharmos juntos, para deixarmos o Joomla! cada vez mais melhor e mais popular.
Trancado