mamBRo ...do jeitinho brasileiro!
Enviado: 14 Mar 2005, 23:35
.
mamBRo
...do jeitinho brasileiro!
http://www.mambro.com.br
Aproveite esta oportunidade e junte-se a nós. Estamos em busca de pessoas interessadas em fazer parte da equipe e participar do projeto mamBRo. Solicite maiores informações pelo e-mail equipe@mambro.com.br
1. Introdução
Este documento descreve todos os tópicos necessários para o conhecimento total do projeto. Destinado aos interessados em ingressar na equipe de desenvolvimento, deve ser lido totalmente, e na sequência proposta, antes do preenchimento do formulário de cadastro de colaborador.
Assim como este site, o texto abaixo está em constante modificação, buscando transmitir informações atualizadas, resultado das discussões e trabalhos recentemente realizados.
Após a sua leitura, caso ainda existam dúvidas, utilize os outros recursos do site para encontrar suas respostas, ou acesse o formulário de contato para se comunicar diretamente com a equipe de suporte.
2. Descrição
O mamBRo é um projeto para a criação da versão brasileira do Mambo, um dos melhores e mais utilizados sistemas para gerenciamento de conteúdo, criação e manutenção de sites na internet. Mais do que uma simples tradução, este produto é uma adaptação às necessidades dos internautas brasileiros, e à cultura de nosso país.
Mesmo utilizando-se de um conceito relativamente simples, muitos usuários encontram dificuldades na instalação, configuração e utilização da ferramenta original. Pensando nisso, vislumbramos a possibilidade de facilitar a sua implementação, proporcionando melhor aceitação do produto, desde os usuários experientes até os iniciantes na área.
3. Objetivos
Existem outros projetos similares, e equipes trabalhando em traduções do Mambo e seus componentes, entretanto, o principal objetivo do mamBRo é romper as barreiras da simples tradução, buscando, entre outros, os seguintes itens:
- padronização das palavras utilizadas;
- melhor distribuição dos elementos visuais;
- simplificação dos procedimentos de instalação e configuração;
- criação de um pacote com componentes e módulos mais utilizados;
- simplificação na utilização por parte do usuário final;
Num segundo momento, após o término das fases iniciais do projeto, estima-se o oferecimento de serviços ao desenvolvedor, webmaster, e usuário final, dentre eles:
- desenvolvimento de componentes e módulos específicos;
- criação e adaptação de temas;
- hospedagem otimizada e pré-configurada;
- planejamento e assessoria para criação de novos sites;
- conversão de base de dados de outros sistemas;
- suporte técnico especializado;
O mamBRo não tem e nunca terá o propósito de concorrer com outros profissionais, equipes e sites que oferecem produto similar. Pelo contrário, convidamos a todos para participarem como parceiros e apoiadores da idéia, somando esforços e adicionando a pluralidade que tanto se almeja.
4. Posso participar?
Sim. O projeto mamBRo é aberto para a participação de qualquer pessoa interessada. As tarefas e funções são distribuidas de acordo com o conhecimento ou especialidade dos participantes.
Abaixo, relacionamos algumas profissões e características que demonstram o perfil dos membros de nossa equipe:
4.1. Área de atuação
- programador;
- designer gráfico;
- tradutor;
- conhecedor da língua portuguesa e gramática;
- webmaster;
4.2. Área de conhecimento e especialidade
- idiomas;
- desenho;
- programação;
- tecnologia;
- comunicação;
Caso você não se encaixe em nenhum dos itens propostos acima, não se preocupe, pois o que mais nos interessa é a sua vontade de participar e colaborar.
5. Como ajudar?
Existem várias maneiras de ajudar, diretamente ou indiretamente, e quanto maior for o número de colaboradores, melhor e mais rápido será o resultado final.
5.1. Colaboração direta
Entende-se como direta, a participação como força de trabalho no desenvolvimento do projeto. Membros com funções delegadas, que realizam tarefas distribuidas, com prazo sugerido para entrega de resultados;
Veja mais detalhes no item 6. Equipe;
5.2. Colaboração indireta
Indiretamente, qualquer pessoa pode colaborar com o projeto, enviando idéias para melhoria das ações propostas, sugerindo alterações nos procedimentos, apontando possíveis erros para correção, discutindo, criticando, e principalmente incentivando os membros da equipe;
6. Equipe
6.1. Composição
Os membros da equipe são dividos de forma hierárquica, de acordo com as suas funções e disponibilidade de colaboração. Aqueles que possuem mais tempo disponível assumem posições de gerenciamento e controle, os que detêm conhecimento técnico aprofundado ficam responsáveis por tarefas específicas, e aos que podem participar com menos intensidade são atribuidas as funções de testes e revisão.
Abaixo, a relação de algumas das principais funções:
- gerentes: gerenciamento e distribuição de tarefas;
- monitores: monitoramento e controle de prazos;
- programadores: programação, criação e adaptação;
- tradutores: tradução e correção;
- revisores: revisão, testes e correção;
* cada membro pode exercer uma ou mais funções;
* cada função pode ser exercida por um ou mais membros;
6.2. E-mail personalizado
Todo integrante da equipe, seja qual for seu cargo, posição, função ou nível de participação, recebe um e-mail personalizado no formato seunome@mambro.com.br para uso interno ou externo ao projeto, e todas as mensagens enviadas para equipe@mambro.com.br são redirecionados para esta conta. Isso possibilita que todos recebam uma cópia dos e-mails relacionados ao projeto, e que possuam caráter de urgência ou importância ao desenvolvimento dos trabalhos.
6.3. Créditos
Além dos créditos do Mambo e MamboOS, sistemas no quais o mamBRo é baseado, toda e qualquer participação será registrada, seja direta ou indiretamente. Uma simples sugestão, ou idéia, dará ao seu criador o direito de ter o seu nome e e-mail incluidos no projeto.
7. Modelo de trabalho
7.1. Regulamento
Como todo e qualquer trabalho em equipe, existem algumas regras que devem ser seguidas. O regulamento será criado e modificado durante todo projeto, em tempo real de desenvolvimento, possibilitando assim os ajustes necessários para um melhor controle e gerenciamento.
Seguindo o modelo de desenvolvimento, a criação do regulamento também será baseado nas sugestões dos membros da equipe, entretanto, alguns itens poderão ser definidos pelos gerentes de projeto, sem intervenção de outros participantes, visando organização, produtividade e ordem.
Para os casos mais delicados e polêmicos, uma enquete será criada para que todos possam expor suas posições e justificativas sobre o assunto. Desta forma, o trabalho sempre seguirá a vontade da maioria, evitando possíveis atritos, descontentamentos e outros problemas internos.
7.2. Remuneração
O projeto, como já foi explicado antes, está dividido em duas partes distintas, sendo inicialmente a fase de desenvolvimento, e em seguida a fase de prestação de serviços.
Na primeira fase, por tratar-se de um produto para distribuição gratuita, todo trabalho será baseado em colaboração, sem possibilidade de remuneração financeira aos participantes da equipe.
Após a conclusão da fase inicial, ou pelo menos de grande parte dela, iniciaremos a prestação de serviços relacionados ao mamBRo, entre eles, hospedagem otimizada, criação de produtos adicionais, assessoria, conversão, e suporte técnico especializado.
Uma nova equipe será criada, composta preferencialmente pelos componentes da equipe original, havendo agora a remuneração financeira pelos serviços prestados. Os valores e porcentagens de comissão serão definidos com base na aceitação de cada novo produto no mercado, bem como, por pesquisas ainda a serem realizadas.
8. Considerações finais
O site atual está baseado na instalação original do Mambo v4.5.2.1. Todo o conteúdo, artigos, notícias, descrição do projeto, regulamento e demais textos estão disponíveis em português brasileiro. As palavras e frases provenientes do sistema ainda estão no idioma inglês, justamente por não termos iniciado a fase de tradução.
A cada fase concluída, uma versão parcial será liberada e o resultado poderá ser verificado, analisado e testado no próprio site. Uma barra de porcentagem estará disponível na página principal, onde todos terão acesso ao andamento geral do projeto. Cada um dos itens também terá a sua medição individual, com a porcentagem realizada e data prevista para conclusão.
O início oficial das atividades está programado para o dia seguinte ao lançamento da versão 4.5.3 do Mambo, que dará suporte a idiomas na área administrativa, possibilitando assim a tradução completa do sistema.
O período que antecede o início das atividades ficará reservado e destinado à organização da equipe, elaboração do regulamento inicial e criação das linhas de padronização dos termos utilizados, este último, um dos itens mais importantes da fase inicial.
As discussões sobre o projeto, sempre terão maior prioridade, pois servirão como base para definição da estrutura e linha de trabalho. Nenhuma atividade ou tarefa será iniciada antes de serem estudadas todas as possibilidades, chegando a um ponto de equilíbrio entre os argumentos propostos pelos membros da equipe.
O mamBRo está em sua fase inicial, e ainda não existe nada totalmente definido, ou que não possa ser revisto e modificado. Estamos abertos a quaisquer sugestões para o bom andamento do trabalho, bem como, aguardando a sua colaboração e inscrição em nossa equipe.
A nossa sugestão é que você não fique apenas aguardando a liberação do produto final, mas também participe intensivamente de sua construção, pois assim, ele ficará muito mais próximo de suas necessidades e expectativas. Um produto com a sua cara e do jeitinho brasileiro, que você terá o orgulho de dizer que é seu, e ajudou a criar!
http://www.mambro.com.br
.
Mensagem editada por: marcelocamargo, em: 2005/03/14 20:47
mamBRo
...do jeitinho brasileiro!
http://www.mambro.com.br
Aproveite esta oportunidade e junte-se a nós. Estamos em busca de pessoas interessadas em fazer parte da equipe e participar do projeto mamBRo. Solicite maiores informações pelo e-mail equipe@mambro.com.br
1. Introdução
Este documento descreve todos os tópicos necessários para o conhecimento total do projeto. Destinado aos interessados em ingressar na equipe de desenvolvimento, deve ser lido totalmente, e na sequência proposta, antes do preenchimento do formulário de cadastro de colaborador.
Assim como este site, o texto abaixo está em constante modificação, buscando transmitir informações atualizadas, resultado das discussões e trabalhos recentemente realizados.
Após a sua leitura, caso ainda existam dúvidas, utilize os outros recursos do site para encontrar suas respostas, ou acesse o formulário de contato para se comunicar diretamente com a equipe de suporte.
2. Descrição
O mamBRo é um projeto para a criação da versão brasileira do Mambo, um dos melhores e mais utilizados sistemas para gerenciamento de conteúdo, criação e manutenção de sites na internet. Mais do que uma simples tradução, este produto é uma adaptação às necessidades dos internautas brasileiros, e à cultura de nosso país.
Mesmo utilizando-se de um conceito relativamente simples, muitos usuários encontram dificuldades na instalação, configuração e utilização da ferramenta original. Pensando nisso, vislumbramos a possibilidade de facilitar a sua implementação, proporcionando melhor aceitação do produto, desde os usuários experientes até os iniciantes na área.
3. Objetivos
Existem outros projetos similares, e equipes trabalhando em traduções do Mambo e seus componentes, entretanto, o principal objetivo do mamBRo é romper as barreiras da simples tradução, buscando, entre outros, os seguintes itens:
- padronização das palavras utilizadas;
- melhor distribuição dos elementos visuais;
- simplificação dos procedimentos de instalação e configuração;
- criação de um pacote com componentes e módulos mais utilizados;
- simplificação na utilização por parte do usuário final;
Num segundo momento, após o término das fases iniciais do projeto, estima-se o oferecimento de serviços ao desenvolvedor, webmaster, e usuário final, dentre eles:
- desenvolvimento de componentes e módulos específicos;
- criação e adaptação de temas;
- hospedagem otimizada e pré-configurada;
- planejamento e assessoria para criação de novos sites;
- conversão de base de dados de outros sistemas;
- suporte técnico especializado;
O mamBRo não tem e nunca terá o propósito de concorrer com outros profissionais, equipes e sites que oferecem produto similar. Pelo contrário, convidamos a todos para participarem como parceiros e apoiadores da idéia, somando esforços e adicionando a pluralidade que tanto se almeja.
4. Posso participar?
Sim. O projeto mamBRo é aberto para a participação de qualquer pessoa interessada. As tarefas e funções são distribuidas de acordo com o conhecimento ou especialidade dos participantes.
Abaixo, relacionamos algumas profissões e características que demonstram o perfil dos membros de nossa equipe:
4.1. Área de atuação
- programador;
- designer gráfico;
- tradutor;
- conhecedor da língua portuguesa e gramática;
- webmaster;
4.2. Área de conhecimento e especialidade
- idiomas;
- desenho;
- programação;
- tecnologia;
- comunicação;
Caso você não se encaixe em nenhum dos itens propostos acima, não se preocupe, pois o que mais nos interessa é a sua vontade de participar e colaborar.
5. Como ajudar?
Existem várias maneiras de ajudar, diretamente ou indiretamente, e quanto maior for o número de colaboradores, melhor e mais rápido será o resultado final.
5.1. Colaboração direta
Entende-se como direta, a participação como força de trabalho no desenvolvimento do projeto. Membros com funções delegadas, que realizam tarefas distribuidas, com prazo sugerido para entrega de resultados;
Veja mais detalhes no item 6. Equipe;
5.2. Colaboração indireta
Indiretamente, qualquer pessoa pode colaborar com o projeto, enviando idéias para melhoria das ações propostas, sugerindo alterações nos procedimentos, apontando possíveis erros para correção, discutindo, criticando, e principalmente incentivando os membros da equipe;
6. Equipe
6.1. Composição
Os membros da equipe são dividos de forma hierárquica, de acordo com as suas funções e disponibilidade de colaboração. Aqueles que possuem mais tempo disponível assumem posições de gerenciamento e controle, os que detêm conhecimento técnico aprofundado ficam responsáveis por tarefas específicas, e aos que podem participar com menos intensidade são atribuidas as funções de testes e revisão.
Abaixo, a relação de algumas das principais funções:
- gerentes: gerenciamento e distribuição de tarefas;
- monitores: monitoramento e controle de prazos;
- programadores: programação, criação e adaptação;
- tradutores: tradução e correção;
- revisores: revisão, testes e correção;
* cada membro pode exercer uma ou mais funções;
* cada função pode ser exercida por um ou mais membros;
6.2. E-mail personalizado
Todo integrante da equipe, seja qual for seu cargo, posição, função ou nível de participação, recebe um e-mail personalizado no formato seunome@mambro.com.br para uso interno ou externo ao projeto, e todas as mensagens enviadas para equipe@mambro.com.br são redirecionados para esta conta. Isso possibilita que todos recebam uma cópia dos e-mails relacionados ao projeto, e que possuam caráter de urgência ou importância ao desenvolvimento dos trabalhos.
6.3. Créditos
Além dos créditos do Mambo e MamboOS, sistemas no quais o mamBRo é baseado, toda e qualquer participação será registrada, seja direta ou indiretamente. Uma simples sugestão, ou idéia, dará ao seu criador o direito de ter o seu nome e e-mail incluidos no projeto.
7. Modelo de trabalho
7.1. Regulamento
Como todo e qualquer trabalho em equipe, existem algumas regras que devem ser seguidas. O regulamento será criado e modificado durante todo projeto, em tempo real de desenvolvimento, possibilitando assim os ajustes necessários para um melhor controle e gerenciamento.
Seguindo o modelo de desenvolvimento, a criação do regulamento também será baseado nas sugestões dos membros da equipe, entretanto, alguns itens poderão ser definidos pelos gerentes de projeto, sem intervenção de outros participantes, visando organização, produtividade e ordem.
Para os casos mais delicados e polêmicos, uma enquete será criada para que todos possam expor suas posições e justificativas sobre o assunto. Desta forma, o trabalho sempre seguirá a vontade da maioria, evitando possíveis atritos, descontentamentos e outros problemas internos.
7.2. Remuneração
O projeto, como já foi explicado antes, está dividido em duas partes distintas, sendo inicialmente a fase de desenvolvimento, e em seguida a fase de prestação de serviços.
Na primeira fase, por tratar-se de um produto para distribuição gratuita, todo trabalho será baseado em colaboração, sem possibilidade de remuneração financeira aos participantes da equipe.
Após a conclusão da fase inicial, ou pelo menos de grande parte dela, iniciaremos a prestação de serviços relacionados ao mamBRo, entre eles, hospedagem otimizada, criação de produtos adicionais, assessoria, conversão, e suporte técnico especializado.
Uma nova equipe será criada, composta preferencialmente pelos componentes da equipe original, havendo agora a remuneração financeira pelos serviços prestados. Os valores e porcentagens de comissão serão definidos com base na aceitação de cada novo produto no mercado, bem como, por pesquisas ainda a serem realizadas.
8. Considerações finais
O site atual está baseado na instalação original do Mambo v4.5.2.1. Todo o conteúdo, artigos, notícias, descrição do projeto, regulamento e demais textos estão disponíveis em português brasileiro. As palavras e frases provenientes do sistema ainda estão no idioma inglês, justamente por não termos iniciado a fase de tradução.
A cada fase concluída, uma versão parcial será liberada e o resultado poderá ser verificado, analisado e testado no próprio site. Uma barra de porcentagem estará disponível na página principal, onde todos terão acesso ao andamento geral do projeto. Cada um dos itens também terá a sua medição individual, com a porcentagem realizada e data prevista para conclusão.
O início oficial das atividades está programado para o dia seguinte ao lançamento da versão 4.5.3 do Mambo, que dará suporte a idiomas na área administrativa, possibilitando assim a tradução completa do sistema.
O período que antecede o início das atividades ficará reservado e destinado à organização da equipe, elaboração do regulamento inicial e criação das linhas de padronização dos termos utilizados, este último, um dos itens mais importantes da fase inicial.
As discussões sobre o projeto, sempre terão maior prioridade, pois servirão como base para definição da estrutura e linha de trabalho. Nenhuma atividade ou tarefa será iniciada antes de serem estudadas todas as possibilidades, chegando a um ponto de equilíbrio entre os argumentos propostos pelos membros da equipe.
O mamBRo está em sua fase inicial, e ainda não existe nada totalmente definido, ou que não possa ser revisto e modificado. Estamos abertos a quaisquer sugestões para o bom andamento do trabalho, bem como, aguardando a sua colaboração e inscrição em nossa equipe.
A nossa sugestão é que você não fique apenas aguardando a liberação do produto final, mas também participe intensivamente de sua construção, pois assim, ele ficará muito mais próximo de suas necessidades e expectativas. Um produto com a sua cara e do jeitinho brasileiro, que você terá o orgulho de dizer que é seu, e ajudou a criar!
http://www.mambro.com.br
.
Mensagem editada por: marcelocamargo, em: 2005/03/14 20:47