Dúvida em permissões (Linux)

Düvidas sobre utilização do Joomla! e gestão de conteúdo.
tiago
Novato

Dúvida em permissões (Linux)

Mensagem por tiago »

Olá pessoal. Este é o meu primeiro post. :P

Instalei, nessa ordem, o Apache 2, o PHP e o MySQL. Depois, instalei o Joomla 1.5. Isso tudo no Linux (Ubuntu 8.10).

Estou evoluindo bem com o Joomla devido à ajuda de vários tutoriais. Porém, uma coisa que eu não encontrei em nenhum tutorial, é com relação às permissões.

Toda vez que vou fazer alguma configuração diferente no Joomla, eu tenho que dar permissão de Leitura/Escrita ou em um determinado arquivo, ou em algum diretório inteiro. Por exemplo, o primeiro arquivo que deu problema aqui foi o "configuration.php" (alterei a permissão dele para Leitura e Escrita para todos e o problema foi resolvido). Depois foi o ".htaccess" (fiz a mesma coisa do anterior). Agora pouco, fui mexer no modo Legacy do Joomla (para fazer o Joomla 1.5 rodar como o 1.0) e tive que alterar as permissões do diretório "var/www/meuDiretorioJoomla/tmp" inteiro! Inclusive isso aconteceu mais 3 vezes comigo (não lembro os nomes desses outros 3 arquivos que eu tiver que alterar a permissão para funcionar).

Acontece que eu não quero ficar fazendo isso (alterando permissões de arquivo) para cada nova configuração nova no Joomla que eu fizer. A minha pergunta é: eu posso de uma vez dar permissão "chmod 777" (permissão total de leitura e escrita) para todos os arquivos do diretório do Joomla? Quais são as implicações de segurança disso?

Nos vários tutoriais que vejo pela Internet, ninguém parece ter tido problema com esse negócio de ter que ficar dando permissões nos arquivos. :cry:

Desde já agradeço.
pchardnet
Site Admin
Contato:

Re: Dúvida em permissões (Linux)

Mensagem por pchardnet »

Tiago,

basicamente as permissões são as seguintes:
755 para diretórios
644 para arquivos

Porém, alguns diretórios e às vezes alguns arquivos necessitam de permissões diferentes. Neste caso o próprio desenvolvedor informa como deve ser feito.

No Joomla, menu Ajuda > Info do Sistema > Permissões de Diretório, você tem a lista de diretórios que o joomla exige que ele tenha permissão de escrita.
http://www.hostphi.com- Hospedagem de sites e prestação de serviços em Joomla!

http://www.joomlaminas.org - meu blog sobre o Joomla!

---
Não tiro dúvidas por MP
ljnunes
Novato
Contato:

Mensagem por ljnunes »

Olá Tiago,

Este erro ocorre porque o apache tenta acessar um arquivo pertencente a outro usuário(geralmente root).
Para resolver o problema, sem ter que alterar cada arquivo individualmente, execute o comando a seguir depois de descompactar a pasta do Joomla! :

Código: Selecionar todos

sudo chown -R nobody.nogroup /seuservidor/seusite/
Desta forma o apache poderá escrever nos arquivos sem problemas.

Um abraço, ljnunes.
tiago
Novato

Mensagem por tiago »

pchardnet escreveu:Tiago,

basicamente as permissões são as seguintes:
755 para diretórios
644 para arquivos

Porém, alguns diretórios e às vezes alguns arquivos necessitam de permissões diferentes. Neste caso o próprio desenvolvedor informa como deve ser feito.

No Joomla, menu Ajuda > Info do Sistema > Permissões de Diretório, você tem a lista de diretórios que o joomla exige que ele tenha permissão de escrita.
Muito obrigado pchardnet. Essa era exatamente uma das informações que eu estava procurando.

ljnunes escreveu:Olá Tiago,

Este erro ocorre porque o apache tenta acessar um arquivo pertencente a outro usuário(geralmente root).
Para resolver o problema, sem ter que alterar cada arquivo individualmente, execute o comando a seguir depois de descompactar a pasta do Joomla! :

Código: Selecionar todos

sudo chown -R nobody.nogroup /seuservidor/seusite/
Desta forma o apache poderá escrever nos arquivos sem problemas.

Um abraço, ljnunes.
Olá ljnunes! Muito obrigado pela ajuda também. Mas ainda não entendi completamente o que esse comando faz. Eu sei que o -R é para ele alterar tudo (recursivamente) a partir do diretório onde o comando é acionado. Mas esse comando altera somente as pemissões dos arquivos, somente das pastas ou dos dois juntos? E se eu quiser deixar todas as pastas em 755 e todos os arquivos em 644 como citou o amigo acima? Como eu faço?
ljnunes
Novato
Contato:

Mensagem por ljnunes »

Olá Tiago,

este comando irá trocar o dono e o grupo de todas as pastas e arquivos e não irá alterar as permissões, elas continuarão 755 e 644 para pastas e arquivos respectivamente.

A mudança se dá para que o usuário do apache(geralmente nobody) passe a ser o dono das pastas e arquivos sendo, então, representado pelo 7 em 755 e pelo 6 em 644.

Escrevi um pequeno tutorial sobre o assunto que pode ser lido em:

http://www.joomla.com.br/phpbb/viewtopi ... =15&t=1241

Abraços, ljnunes.
tiago
Novato

Mensagem por tiago »

ljnunes escreveu:Olá Tiago,

este comando irá trocar o dono e o grupo de todas as pastas e arquivos e não irá alterar as permissões, elas continuarão 755 e 644 para pastas e arquivos respectivamente.

A mudança se dá para que o usuário do apache(geralmente nobody) passe a ser o dono das pastas e arquivos sendo, então, representado pelo 7 em 755 e pelo 6 em 644.

Escrevi um pequeno tutorial sobre o assunto que pode ser lido em:

http://www.joomla.com.br/phpbb/viewtopi ... =15&t=1241

Abraços, ljnunes.
Sensacional ljnunes! Era exatamente isso que eu procurava! Vlw mesmo!!! :D
Responder