O que é pirataria no Joomla!

Dúvidas e Comentários sobre o Conceito e Funcionamento do Mambo e Joomla! Atenção: Assuntos de Instalação, Componentes, Módulos, Mambots, Temas e Documentação usar os fóruns abaixo.
Avatar do usuário
Jorge Luis
Usuário
Mensagens: 103
Registrado em: 23 Nov 2007, 09:37
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

O que é pirataria no Joomla!

Mensagem por Jorge Luis »

Bem pessoal, gostaria de expor o seguinte debate: Recentemente li a Licença do Joomla, bem como aquele comunicado em que eles deixam bem claro que não seria mais permitido a venda de Componentes, módulos e plugins comerciais. Nos mesmos moldes que outros CMS fazem. Um outro detalhe é quando se é informado que  desenvolvedores ainda podem vender suas extensões desde que estas sejam liberadas sob licença GNU/GPL.

A minha questão é: Baseado nestes princípios, se alguém compra um componente e este alguém quer dispor este mesmo produto gratuitamente, seja colocando em sites, fórum, passando por amil etc, isso é considerado pirataria?
Avatar do usuário
Willian Souza
Super Joomleiro
Mensagens: 869
Registrado em: 25 Mai 2006, 10:51
Localização: Jaguariúna - SP

Não isso não é pirataria

Mensagem por Willian Souza »

Veja bem...  ???

Leia mais atentamente esta licença:  :o
http://stoa.usp.br/gnusp/files/352/1842 ... tugues.htm
http://www.magnux.org/doc/GPL-pt_BR.txt


Você pode fazer tudo o que quiser com seu Joomla, pois ele é um sistema aberto, de código livre como o Linux. Você pode alterar o código, criar novos códigos, implementar recursos entre outros. Você pode ainda até cobrar por este sistema que você desenvolveu baseado no Joomla!  ::)

UM FATOR IMPORTANTE É QUE VOCÊ DEVE MENCIONAR SEMPRE OS DIREITOS AUTORAIS, OU SEJA, A ORGANIZAÇÃO QUE DESENVOLVEU O CÓDIGO INICIAL. SE VOCÊ RETIRA ESTE CÓDIGO E COLOCA SEU NOME - COMO SE VOCÊ TIVESSE DESENVOLVIDO O JOOMLA SOZINHO - ISSO VAI CONTRA A LICENÇA GPL E VC PODE TER PROBLEMAS FUTUROS.  :o

Um exemplo clássico - a meu ver - é o Oscommerce: http://www.oscommerce.com/ Ele surgiu como um simples sistema de e-commerce.  ;D

Com o passar dos tempos surgiu o CRE: http://www.creloaded.com/ Que seria um super Oscommerce pelas contribuições nele feitas. O CRE até cobra por seus sistemas, mas não retira do rodapé, os dados do código inicial que é da OsCommerce. Veja modelos das diferenças e confire o rodapé deles:

1. OsCommerce: http://demo.oscommerce.com/

2. CRE Loaded com acesso ao Admin: http://www.creloaded.com/Demos/c33/index.html
Versão Standard: http://demos.creloaded.com/creloaded62standard/
Versão PRO: http://demos.creloaded.com/creloaded62pro/
Versão B2B: http://demos.creloaded.com/creloaded62b2b/

Eles possume o mesmo código fonte, porém o CRE possui muitos recursos adicionais!  :o

Isso acontece com o Linux. Você pode baixar, alterar, incrementar e até vender a nova versão feita por você!

Veja este artigo:
viewtopic.php?t=21883



Se você compra alguma coisa e depois revende ou distribui este conteúdo, isso é pirataria, pois vc esta vendendo algo que não é seu. É como música. Você compra um CD, compila elas em MP3 e vende na internet. Isso é pirataria e é crime!  :o

No Joomla é mesma coisa: se você comprar qualquer extensão comercial e revender ou distribuir você esta pirateando o código.  ;)

Espero ter ajudado!!!  ;)  ;D  :D  :)
Editado pela última vez por Anonymous em 25 Mar 2008, 10:21, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
Jorge Luis
Usuário
Mensagens: 103
Registrado em: 23 Nov 2007, 09:37
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: O que é pirataria no Joomla!

Mensagem por Jorge Luis »

Desculpe-me pela demora na resposta. Apenas hoje tive oportunidade de ver seu comentário.

Voltando ao assunto, eu estava me referindo especificamente aos componentes, módulos e plugins. Sobre o Joomla, isso fica bem claro. Mas sobre os componentes e etc, me refiro especificamente onde se diz que desenvolvedores ainda podem vender suas extensões desde que estas sejam liberadas sob licença GNU/GPL.

Posso estar errado... Mas pelo que se diz, eu posso comprar um componente e disponibilizar o mesmo. Desde que mantenha os créditos etc. Não seria isso?

Eu gostaria de deixar isso bem claro pois estou fazendo um site e estou querendo disponibilizar um componentes que comprei para este site. E o mesmo já havia utilizado em outro.
Daniel Corrêa
Super Joomleiro
Mensagens: 2156
Registrado em: 24 Mai 2005, 13:30
Localização: Belo Horizonte
Contato:

Re: O que é pirataria no Joomla!

Mensagem por Daniel Corrêa »

Jorge, o que a licença do componente diz?
www.pagseguro.com.br - Faça cobranças a partir do seu site
www.hostphi.com - Hospedagem Joomla!
www.joomlaminas.org - Tutoriais e Artigos sobre o Joomla!
Avatar do usuário
Karlos Rikaryo
Super Joomleiro
Mensagens: 876
Registrado em: 06 Nov 2004, 16:03
Localização: Iguatu/CE - Brasil
Contato:

Re: O que é pirataria no Joomla!

Mensagem por Karlos Rikaryo »

Jorge se a extensão é paga ela não pode ser distribuida. Para burla essa parte da lei que vc falou (vender suas extensões desde que estas sejam liberadas sob licença GNU/GPL) eles fazem uma versão Free. Por exemplo essas empresas que vendem template com a Yootheme, Rokttheme, Joomla Magazine...todos eles tem uma versão free para download, mas tem lá a extensão paga que é bem superior em termos de recursos do que a versão free,

Mas no fórum oficial do Joomla.org tem uma discussão sobre o aumento de extensões pagas. Tá se vendo inclusive uma mudança na GPL aplicada ao Joomla! Mas isso ainda está em discussão. A mudança seria que extensões devem continuar livre, mesmo porque o Joomla! é livre e as extensões que tivessem seu codigo devem ser livre. Eu pessoalmente acho isso complicado e se deve mesmo criar uma politica para amenizar o aumento de extensões pagas. Inclusive a maioria das novas extensões para a versão 1.5 nasceram pagas e não livres.

Se vc distribuir vc vai tá cometendo crime sim...

vlw  :)
Karlos Rikáryo
Inventtive Tecnologia
(88) 8809.9022
Avatar do usuário
Renato rfs1970
Novato
Mensagens: 1
Registrado em: 15 Mai 2006, 09:36

Re: O que é pirataria no Joomla!

Mensagem por Renato rfs1970 »

Ola amigos,

Venho me pronunciar neste tópico, pois o mesmo tem gerado uma certa confusão a alguns usuários, desenvolvedores e webdesigners (alias, eu tive uma grande dificuldade em explicar isso a um colega neste final de semana).

A licença GPL e o Software Livre em si, defendem basicamente uma bandeira muito simples de se entender:
O direito e a liberdade ao CÓDIGO FONTE (ou source code para os colegas mais chiques!)

Isso significa, que uma vez obtendo tal conteúdo sob esta licença, você sera obrigado a disponibiliza-la da mesma forma.
Ou seja, você não pode criptograr o Joomla para qualquer tipo de redistribuição (comercial ou não).

O Código Fonte, no qual lhe permite a customização do componente ou software em si, deve ser obrigatóriamente passada adiante.

Quando o nosso querido colega Willian Souza cita acima de maneira bastante pertinente:
UM FATOR IMPORTANTE É QUE VOCÊ DEVE MENCIONAR SEMPRE OS DIREITOS AUTORAIS, OU SEJA, A ORGANIZAÇÃO QUE DESENVOLVEU O CÓDIGO INICIAL. SE VOCÊ RETIRA ESTE CÓDIGO E COLOCA SEU NOME - COMO SE VOCÊ TIVESSE DESENVOLVIDO O JOOMLA SOZINHO - ISSO VAI CONTRA A LICENÇA GPL E VC PODE TER PROBLEMAS FUTUROS.
Ele está se referindo única e exclusivamente ao conteúdo do código fonte em si, ou seja, os arquivos PHP que contém o Joomla! e não tem absolutamente nada haver com a obrigatoriedade de manter no rodapé do seu site a informação, link e/ou copyright Powered by Joomla!. [Mais Detalhes 12]

Em outras palavras, você pode pegar o Joomla! e customiza-lo da maneira que desejar, e até dar um novo nome para ele.
Por exemplo: Você é um autonomo e com base no Joomla!, você criou algumas customizações no sistema e a partir deste momento você estará revendendo estas customizações com o nome Zé!CMS. (O próprio Joomla fez exatamente isso com o Mambo e para entender as razões, aqui mesmo vc poderá encontrar os motivos: Link1 e Link2)

Isso é legal e permitido!

Mas é importante lembrar que os códigos fontes devem ser obrigatóriamente distribuidos (não podem ser compilados/criptografados) e que os copyrights definidos no conteúdo do arquivo DEVEM ser mantidos.

É claro que dependendo do conteúdo disponibilizado no "Zé!CMS" existe algumas variações no que diz respeito a complementos desenvolvidos por terceiros.

Existem componentes e templates no qual, apesar do código fonte estar liberado para customizações, a sua licença de utilização em si, está vinculada a um unico dominio. Desta forma, estes componentes e templates chamados "comerciais" dependendo da licença utilizada, não permitem à sua redistribuição. O que poderia tornar o Zé!CMS ilegal e/ou pirata.

Espero ter ajudado!


Cordiais Saudações,



r.
Editado pela última vez por Renato Renato em 22 Abr 2008, 10:57, em um total de 1 vez.
Responder