Re: Criação do componente "Boletim escolar mambo"...

Seção dedicada à Adaptação ou Desenvolvimento de Scripts para Mambo ou Joomla.
Avatar do usuário
Oton
Novato
Mensagens: 17
Registrado em: 02 Abr 2005, 11:37

Criação do componente "Boletim escolar mambo"...

Mensagem por Oton »

Olá, a todos...

Vi em alguns tópicos a idéia de desenvolver esse componente para o mambo.

O PHP Nuke já tem desenvolvido e está na versão 2.1. Então vamos lá...

Bom...já comecei a idéia e tenho a versão beta pronta, peço a criação de uma força tarefa aqui na comunidade pra desenvolver pois tem muita coisa ainda a ser feita...

Alguns trâmites:

1) o backend está bonzinho mas tem que melhorar. Já está calculando as notas na média e no total e armazenando no banco. É preciso bolar algo pra mudar as fórmulas que calculam as notas pois diversas escolas usam métodos diferentes de cálculo.

2) Temos que bolar também um método de apenas o usuário registrado ter acesso ao seu boletim, quando loga. Imaginei integra-lo ao comprofile ???

3) O frontend está também legal, mas tem que melhorar muito.

4) Alguém poderia gerenciar o modo de como faremos para hospedar os testes?

Ok para pegar a versão beta vamos aqui...

http://www.oton.pro.br/downloads/boletim_mambo.zip

sugiro nos comunicarmos por aqui para termos todos os usuários juntos e cada vez entrar mais gente...

Meu e-mail: mail@oton.pro.br

Vamos à força tarefa...

Abração a todos...

Oton.
Avatar do usuário
Ronildo Costa
Super Joomleiro
Mensagens: 1454
Registrado em: 04 Mar 2005, 21:09

Re: Criação do componente "Boletim escolar mambo"...

Mensagem por Ronildo Costa »

Cara primeiramente, queria te parabenizá-lo pela iniciativa.

Vamos lá, estou disposto ajudar.
Eu posso ajudar da seguinte maneira.
Posso fazer toda a parte de design do componente, tanto do frontend como do backend.

Uma coisa que acho que vc poderia modificar seria o nome dos links no menu, minha opnião: Ou criar um nome para o componente ou por joomla. Isso é apenas minha opnião, se discordar no problem.
4) Alguém poderia gerenciar o modo de como faremos para hospedar os testes?
O que acha de criar um projeto do developer.joomla.org ??
Daí poderiamos ir colocando todas as atualizações lá.
2) Temos que bolar também um método de apenas o usuário registrado ter acesso ao seu boletim, quando loga. Imaginei integra-lo ao comprofile Huh
Bom ainda não tenho conhecimento suficiente de php para fazer isso, por isso passo a bola. rs

Se quiser me escrever meu e-mail:
ronildo @ gmail.com  coloquei com espaços por causa de spam.
Avatar do usuário
Oton
Novato
Mensagens: 17
Registrado em: 02 Abr 2005, 11:37

Re: Criação do componente "Boletim escolar mambo"...

Mensagem por Oton »

Olá Ronildo...

maravilha... vamos lá... pode modificar como quiser os menus e tals...

faz uma versão com essas modificações no frontend em manda pra eu ver...

Gostei da idéia do developer.joomla.org...

Abração.
rickmaia
Novato
Mensagens: 1
Registrado em: 20 Nov 2005, 19:07

Re: Criação do componente "Boletim escolar mambo"...

Mensagem por rickmaia »

Olá!

Entendo muito pouco de programação, então só vou deixar minha opinião se não for viável ignore:
acho que seria uma boa, se você vincular o nome do  dono do boletim a um usuário do site, assim cada usuário poderia ter acesso ao seu boletim pelo seu menu (menu – usuário).
Também seria interessante se fosse possível criar turma onde cada turma tem determinadas matérias e cada aluno estaria inserido a sua turma.

Valeu!!!
spikems
Usuário
Mensagens: 260
Registrado em: 19 Nov 2004, 19:26

Re: Criação do componente "Boletim escolar mambo"...

Mensagem por spikems »

Opa...:)

Então galera, desculpem se estou sendo xereta e dando palpite onde não devo, mas testei o componente e vi algumas coisas...vamos lá:

1- O lance do cálculo da média, em meu entendimento, acho que está calculando atrasado...vc coloca uma nota em um bimestre, blz...ai coloca o segundo bimestre, blz...no frontend, ele ainda aparece 0 de média. Ai, você volta lá na administração e abre novamente os dados do aluno, aparece a média legal...ai vc volta no frontend, ele aparece a média 0.
Depois, você coloca a média do 3o bimestre, blz...no frontend aparece o cálculo apenas até o segundo...ai vc entra na administração, ele aparece blz...volta no frontend, ele aparece até o segundo apenas.
Não adianta atualizar a página, limpar temporários, que não funciona...ele fica da mesma forma.
Também não é problema no servidor, poiis está instalado localmente.

2- Acho que seria legal uma coluna de FALTAS... Alguns lugares ainda existe esse controle.

[]'s
Avatar do usuário
Oton
Novato
Mensagens: 17
Registrado em: 02 Abr 2005, 11:37

Re: Criação do componente "Boletim escolar mambo"...

Mensagem por Oton »

Olá Parceiro...

O cálculo de notas está ainda em fase alfa... tenho alguma idéias para implementar uma mudança de fórmula pelo backend mas não to conseguindo o que quero... a atualização está frágil, o php do backend calcula e depois de salvar ele manda pro banco de dados...isso retarda a atualização até o próximo lançamento de nota na visualização do frontend... mas ainda não arrumei uma solução com poucas imperfeições de código.

Ajuda aí... escova esses códigos e arruma a casa...hehehe

Valeu!

spikems escreveu: Opa...:)

Então galera, desculpem se estou sendo xereta e dando palpite onde não devo, mas testei o componente e vi algumas coisas...vamos lá:

1- O lance do cálculo da média, em meu entendimento, acho que está calculando atrasado...vc coloca uma nota em um bimestre, blz...ai coloca o segundo bimestre, blz...no frontend, ele ainda aparece 0 de média. Ai, você volta lá na administração e abre novamente os dados do aluno, aparece a média legal...ai vc volta no frontend, ele aparece a média 0.
Depois, você coloca a média do 3o bimestre, blz...no frontend aparece o cálculo apenas até o segundo...ai vc entra na administração, ele aparece blz...volta no frontend, ele aparece até o segundo apenas.
Não adianta atualizar a página, limpar temporários, que não funciona...ele fica da mesma forma.
Também não é problema no servidor, poiis está instalado localmente.

2- Acho que seria legal uma coluna de FALTAS... Alguns lugares ainda existe esse controle.

[]'s
Avatar do usuário
Oton
Novato
Mensagens: 17
Registrado em: 02 Abr 2005, 11:37

Re: Criação do componente "Boletim escolar mambo"...

Mensagem por Oton »

Olá rick...

Pensei em vincular o boletim ao comprofile pra fazer isso... cada aluno registrado teria no seu profile o boletim...



rickmaia escreveu: Olá!

Entendo muito pouco de programação, então só vou deixar minha opinião se não for viável ignore:
acho que seria uma boa, se você vincular o nome do  dono do boletim a um usuário do site, assim cada usuário poderia ter acesso ao seu boletim pelo seu menu (menu – usuário).
Também seria interessante se fosse possível criar turma onde cada turma tem determinadas matérias e cada aluno estaria inserido a sua turma.

Valeu!!!
Avatar do usuário
Ronildo Costa
Super Joomleiro
Mensagens: 1454
Registrado em: 04 Mar 2005, 21:09

Re: Criação do componente "Boletim escolar mambo"...

Mensagem por Ronildo Costa »

Galera só pra ficar registrado, essa semana eu envio o componente com alterações no layout.

Eu fiz o seguinte, criei uma css específica para o componente e tentei por tudo referenciado para a css, para que as pessoas que queiram fazer alterações não precisem por a mão no código.

[]'s
Avatar do usuário
Oton
Novato
Mensagens: 17
Registrado em: 02 Abr 2005, 11:37

Re: Criação do componente "Boletim escolar mambo"...

Mensagem por Oton »

Maravilha Ronildo...


Ronildo Costa escreveu: Galera só pra ficar registrado, essa semana eu envio o componente com alterações no layout.

Eu fiz o seguinte, criei uma css específica para o componente e tentei por tudo referenciado para a css, para que as pessoas que queiram fazer alterações não precisem por a mão no código.

[]'s
Avatar do usuário
Oton
Novato
Mensagens: 17
Registrado em: 02 Abr 2005, 11:37

Re: Criação do componente "Boletim escolar mambo"...

Mensagem por Oton »

Versão alfa 1 com visual feito pelo Inacio...

http://www.oton.pro.br/downloads/boletim_mambo.zip
Avatar do usuário
Ronildo Costa
Super Joomleiro
Mensagens: 1454
Registrado em: 04 Mar 2005, 21:09

Re: Criação do componente "Boletim escolar mambo"...

Mensagem por Ronildo Costa »

Vamos lá:
Versão alfa 1 com visual feito pelo Inacio...
Não sei amigo, mas acho que vc errou o nome da pessoa que fez o visual, pois essa versão que vc colocou fui eu que fiz.

Outra coisa eu testei esse novo pacote que vc mandou, mas vc esqueceu de colocar a pasta images, e o arquivo de css, dentro do zip.
deodato
Novato
Mensagens: 25
Registrado em: 29 Jun 2009, 00:46

Re: Criação do componente "Boletim escolar mambo"...

Mensagem por deodato »

Parabens a todos pela iniciativa! Também estou disposto a colaborar, e já estou vendo algumas soluções para poder basear e colaborar.

Oton comecei a estudar o seu componente, ainda não consegui terminar a analise, mas como sugestão e colaboração encontrei o seguinte Boletim On Line para testar (não é meu, e esta em php, não há ligação com Mambo/Joomla):

Administração Geral:
http://www.phpsolucoes.com.br/boletim/admin/
login = lucas
senha = lucas

Área do Aluno:
http://www.phpsolucoes.com.br/boletim/
login = aluno0
senha = teste

Área do Professor
http://www.phpsolucoes.com.br/boletim/professor/
login = andre
senha = andre

Acredito que poderemos tirar grandes ideias deste modulo em php.

Outro detalhe que vejo é que quem vai usar este componente já possui um sistema administrativo escolar, e simplesmente quer enviar via txt ou outro meio de exportação/importação somente os dados referentes ao boletim, desta maneira ficaria uma cópia na internet e os dados oficiais sem ligação direta.
Acredito que podemos fazer um componente mais facil, simplesmente populando o banco de dados e mostrando o resultado para cada aluno/usuário do mambo, sem a necessidade de calculos, etc.

O que vocês acham?
Avatar do usuário
Oton
Novato
Mensagens: 17
Registrado em: 02 Abr 2005, 11:37

Re: Criação do componente "Boletim escolar mambo"...

Mensagem por Oton »

Desculpe Ronildo...não sei porque confundi com o Inacio...

Mandei o zip pra lá de novo... conferi o que estava lá mas me pareceu ter todos os arquivos que vc fez...

Abração.
Avatar do usuário
Oton
Novato
Mensagens: 17
Registrado em: 02 Abr 2005, 11:37

Re: Criação do componente "Boletim escolar mambo"...

Mensagem por Oton »

Olá Deodato...

Achei interessante esse boletim....

Na verdade eu já tenho um módulo completo...porém não está no manbo... fiz em php stand alone...

Teste aqui e me diga o que acha...

http://www.podium.pro.br/index.php?opti ... &Itemid=54

matricula: 100007
login: 4027es

a minha idéia é adaptar ao mambo..e claro...melhorá-lo.
deodato
Novato
Mensagens: 25
Registrado em: 29 Jun 2009, 00:46

Re: Criação do componente "Boletim escolar mambo"...

Mensagem por deodato »

Oton escreveu: Olá Deodato...

Achei interessante esse boletim....

Na verdade eu já tenho um módulo completo...porém não está no manbo... fiz em php stand alone...

Teste aqui e me diga o que acha...

http://www.podium.pro.br/index.php?opti ... &Itemid=54

matricula: 100007
login: 4027es

a minha idéia é adaptar ao mambo..e claro...melhorá-lo.
Oton;

Gostei do layout, ficou bom!

Como vc esta populando a tabela de boletim? Acredito que em sua escola existe um sistema administrativo que esta fora da internet e não conectado ao mambo, neste caso você importa os dados para o mysql ou possui uma tela de lançamentos?

É neste ponto que fica a minha duvida na hora de desenvolver este componente, pois como falei anteriormente muitas escolas preferem por medidas de segurança fazer o lançamento das notas no sistema administrativo e exportar para a internet.

Outro ponto que você poderia testar é: o sistema de logim. Deixe o usuário do mambo com o numero de matricula, e quando ele logar no mambo e já teria o boletim, agenda, horario, etc no menu do usuário e desta forma não faria o logim novamente. O que acha?

[]´s

Deodato
Avatar do usuário
Oton
Novato
Mensagens: 17
Registrado em: 02 Abr 2005, 11:37

Re: Criação do componente "Boletim escolar mambo"...

Mensagem por Oton »

Oá Deodato...

EU tenho um sitema em FoxPro que gerencia a  minha escola... chama-se "Mais Escola". ele trabalha com uma tabela de notas em PARADOX... eu exporto os dados usando o "Navicat" para a tabela de boletim e publico.

Veja que a minha idéia é justamente integrar ao mambo esse boletim. Por enquanto ele está completamente fora...até com um login diferente... Eu poderia usar a tabela de "users" do mambo pra validar o login do boletim, mas seria um paliativo e não uma solução.
A grande sacada é fazer um componente... e a exportação é o mais tranquilo depois...

Abração...

Oton.


Oton;

Gostei do layout, ficou bom!

Como vc esta populando a tabela de boletim? Acredito que em sua escola existe um sistema administrativo que esta fora da internet e não conectado ao mambo, neste caso você importa os dados para o mysql ou possui uma tela de lançamentos?

É neste ponto que fica a minha duvida na hora de desenvolver este componente, pois como falei anteriormente muitas escolas preferem por medidas de segurança fazer o lançamento das notas no sistema administrativo e exportar para a internet.

Outro ponto que você poderia testar é: o sistema de logim. Deixe o usuário do mambo com o numero de matricula, e quando ele logar no mambo e já teria o boletim, agenda, horario, etc no menu do usuário e desta forma não faria o logim novamente. O que acha?

[]´s

Deodato
vinicius vih
Novato
Mensagens: 10
Registrado em: 03 Abr 2006, 08:49

Re: Criação do componente "Boletim escolar mambo"...

Mensagem por vinicius vih »

pq tiraram o arquivo para download hein...
ta falhando esse link...
e outra coisa...
precisando de ajuda tamos ai...

seria interessante integra-lo ao comprofile ou outro parecido...

vlw vcsss
Rafael Ramos Rafael00seven
Novato
Mensagens: 4
Registrado em: 13 Mar 2006, 11:57

Re: Criação do componente "Boletim escolar mambo"...

Mensagem por Rafael Ramos Rafael00seven »

Pessoal fico feliz por vcs terem essa ideia genial de criar esse componente... eu ainda não sou programador, estou cursando JSP na universidade, mas quando ja tiver uma noç~~ao legal em php, estarei com vcs em outrso trablahos, pois sei que esse ja terá termiando ate lá...hehe abraçoss..
flamarao
Novato
Mensagens: 2
Registrado em: 27 Ago 2006, 19:36

Re: Criação do componente "Boletim escolar mambo"...

Mensagem por flamarao »

Ola amigos!!! Estou precisando de um componente semelhante a esse que vcs propoem, onde eu posso fazer o download de algo parecido???? Obrigado pela atenção...
Responder