Banner Powered By Joomla

Seção dedicada à Adaptação ou Desenvolvimento de Scripts para Mambo ou Joomla.
jeffersonluciano
Novato
Mensagens: 6
Registrado em: 27 Set 2006, 12:26
Localização: Jundiaí
Contato:

Banner Powered By Joomla

Mensagem por jeffersonluciano »

Boa tarde, sou novo no fórum e tenho algumas dúvidas. Se alguém puder me ajudar, ficarei humildemente agradecido. Instalei o Joomla (localhost) e estou modificando-o para futuramente publica-lo na web. Meus sinceros parabéns pelo ótimo sistema opensource.

Busquei pelo fórum algo similar, e não achei. Me perdoem, se eu repetir perguntas.

Minhas dúvidas são:

1. Na frontpage (inicial) gostaria muito de apenas despublicar a parte de ÚLTIMAS NOTÍCIAS e POPULAR. Quero removê-los daquele local abaixo do banner. Como faço?

2. Criei um conteúdo estático, como publico ele inteiro na página inicial, no lugar de onde está a notícia?

3. O formulário de Login de usuário no canto esquerdo-inferior, gostaria também de removê-lo temporariamente até que eu instale um sistema de fórum, pois daí sim, terá necessidade de aparecer.

4. Ainda sou um pouco leigo, mas gostaria de um Módulo ou Componente de Cadastramento de Newsletter, pra ficar no mesmo local onde está o formulário de Login, só que.. em TODAS as páginas.. Se alguém souber.. Por favor..

5. "Diretório de Sessão / Não têm permissão para escrita". Li muitas coisas sobre permissão de escrita, e alterei no php.ini dentro da pasta do windows, o caminho /tmp para: C:\windows\temp e ainda não consegui resolver isso.

6. Por último, existem as sessões Notícias, e Newsflash e FAQ. Eu criei uma sessão estática, e dentro desta sessão estática, tem um sub-menu que chama-se Artigos sobre aquele determinado assunto. Há possibilidade de implementar um sistema de links, igual a sessão de notícias ou FAQ? Estou quebrando a cabeça aqui..



Desde já fico agradecido pela atenção.
Editado pela última vez por jeffersonluciano em 28 Set 2006, 17:18, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
Willian Souza
Super Joomleiro
Mensagens: 869
Registrado em: 25 Mai 2006, 10:51
Localização: Jaguariúna - SP

Re: 6 Dúvidas: Página Inicial e Sessões

Mensagem por Willian Souza »

Primeiramente berm vindo ao fórum e é um prazer poder te responder a primeira pergunta.

Uma dica?!? Seria mais interessante você instalar o site já na hospedagem, mesmo que gratuita, para ver como ele está ficando. Muitos destes probleminhas de permissão que você esta serão facilmente resolvidos, além de você aprender como o sistema realmente funciona na integra.

Vamos lá, por partes como você numerou:

1. O que você esta tentando despublicar são módulos. Acesse no menu superior, clique em Modules > Site modules. Vai aparecer todos os módulos de seu site. Na coluna Published, clique sobre a figurinha para publicar - ou neste se caso - despublicar. Se o modulo tiver um X, significa que ele não esta publicado.

2. Para criar seus conteúdos estáticos, deverá criar uma Seção e uma Categoria. Po exemplo, Noticias sobre Informática - esta vai ser uma seção - e dentro desta seção vamos criar as categorias - novidades, hardware, software... Crie seus conteúdos de acordo com estas seções e categorias que você criou. Quando terminar de salvar o conteúdo criado, selecione no menu Content > Section Manager e Category Manager para publicas este itens descritos. Coma publicação das seções e categorias elas estarão visiveis, portanto sem conteúdo, pois você precisa publicar também o conteúdo você que gerou.

3. O login também é um módulo, despublique-o.

4. Newsletter, selecione qual você quer, acesse: http://extensions.joomla.org/component/ ... Itemid,35/
Tem 12 opções.

5. Volta aquela dica que te falei no inicio. Instale seu site on-line, que este problema de permissão será resolvido.

6. Apenas altere o nome destas seções e categorias que já estão funcionando e insira o conteúdo dentro das categorias. Quando for ampliando o numero de categorias você vai criando posteriormente.

Qualquer dúvida, não hesite em perguntar.

Boa sorte com o Joomla!  :)
jeffersonluciano
Novato
Mensagens: 6
Registrado em: 27 Set 2006, 12:26
Localização: Jundiaí
Contato:

Re: 6 Dúvidas: Página Inicial e Sessões

Mensagem por jeffersonluciano »

William, gostaria muito de lhe agradecer pela luz!

Se puder me ajudar novamente.. Ainda vou ter algumas dúvidas, até entender o sistema.. Vou lhe explicar o que eu preciso fazer..

Tenho que criar sessões, que não vão ser atualizadas depois de criadas, algo como "Quem Somos". No meu conceito, questões estáticas. Correto? Mas uma ou outra, como a sessão de notícias, que eu vou renomeá-la como Biblioteca, irão ter vários artigos e sub-menus que serão atualizados mensalmente. As minhas dúvidas são:

- Eu tenho que criar obrigatoriamente categorias para sessões estáticas? (Pois assim, eu posso criar um conteúdo estático e linká-lo com sub-menu de nome "Equipe" em "Quem Somos", e não criar uma categoria ou sessão? Pelo que eu entendi, se eu não criar as categorias e sessões pra um conteúdo estático, eu não posso publicá-lo na página inicial. Correto?)

- Depois que eu criei as Categorias e as Sessões, eu tenho que criar um link para o menu no modo Lista ou Blog, correto? Há como alterar esse modo de exibição de categorias dentro de cada sessão, depois que eu as criei como link no menu?

Ainda me sinto um pouco perdido com isso, mas estou pegando o jeito.. Há dois dias estou lendo e mexendo pra poder entender, pois depois que estiver tudo pronto, só quero administrá-lo.

Na verdade o site terá praticamente duas sessões que serão atualizadas periodicamente, como artigos da biblioteca com 3 sub-menus e uma outra sessão de educação com 2 sub-menus. Entende? O resto é conteúdo estático que não será atualizado mensalmente.

Ainda possuirá uma parte de vídeos, mas essa eu já sei como fazer. Crio uma sessão, com 3 categorias que é o que a sessão vai ter. Dentro de cada categoria, vão ter apenas os links e um breve releasing do vídeo. É possível colocar um link no título do vídeo, ou na imagem para abrir em uma nova janela sem barras de navegação, status e barra de endereços?


Creio que por hora, minhas dúvidas são essas. Segui teu conselho e publiquei o site no domínio que possuo. Tive que ativar Extensões PHP, e vai demorar um pouco pra que eu possa criar um banco de dados em MySQL, pois dependo da atualização do servidor deles.

Enquanto isso, vou mexendo no localhost e descobrindo mais coisas.



Meu sincero obrigado pela atenção.
Avatar do usuário
Willian Souza
Super Joomleiro
Mensagens: 869
Registrado em: 25 Mai 2006, 10:51
Localização: Jaguariúna - SP

Re: 6 Dúvidas: Página Inicial e Sessões

Mensagem por Willian Souza »

Sim, você tem de criar uma seção e categoria para o conteúdo estático. Fica mais organizado seu site tudo na sua respectiva pasta.

Para linkar no menu as suas páginas estáticas, faça:
1. Clique em Menu > Mainmenu.
2. Clique em New nos botões da parte superior da tela.
3. Vai aparecer 5 quadros. No quadro Links, clique em Link - Content Item. Lá vai aparecer seu conteúdo estático.
4. Selecione a página e dê uma nome pra ele. Esse nome é o qe vai aparecer no menu.

Qualquer dúvida, entre em contato.
jeffersonluciano
Novato
Mensagens: 6
Registrado em: 27 Set 2006, 12:26
Localização: Jundiaí
Contato:

Re: 6 Dúvidas: Página Inicial e Sessões

Mensagem por jeffersonluciano »

William, meus sinceros parabéns!

Que luz amigo.. que luz!
Tudo organizado e publicado corretamente.

Realmente, muito obrigado por esse help.

Se pintar mais alguma dúvida, utilizarei o mesmo tópico para não criar um outro repetitivo.

Mais uma vez, muito agredecido pela ajuda.

Um grande abraço!
jeffersonluciano
Novato
Mensagens: 6
Registrado em: 27 Set 2006, 12:26
Localização: Jundiaí
Contato:

Banner Powered By Joomla

Mensagem por jeffersonluciano »

Uma questão estética:

- Como posso fazer para adicionar um banner, do mesmo tamanho do POWERED BY JOOMLA, abaixo da Enquete? Ou abaixo do Powered By Joomla (acima da enquete), sem que a enquete e todo o resto da coluna, desça? (no template padrão do joomla)

Procurei no html e não consegui fixá-lo. Ou ele fica na parte de cima de Últimas Notícias ou fica abaixo.

Se alguém puder me ajudar.
Grato.
Avatar do usuário
Willian Souza
Super Joomleiro
Mensagens: 869
Registrado em: 25 Mai 2006, 10:51
Localização: Jaguariúna - SP

Re: Banner Powered By Joomla

Mensagem por Willian Souza »

Você deve estar falando do template Solarflare. Você vai ter que editar a página PHP do formulário da enquete. Mas se fizer isto, o que tiver abaixo da enquete vai descer.
Responder