Re: Auto - update para Joomla

Seção dedicada à Adaptação ou Desenvolvimento de Scripts para Mambo ou Joomla.
Avatar do usuário
[ cique ]
Super Joomleiro
Mensagens: 700
Registrado em: 02 Abr 2005, 16:11
Contato:

Auto - update para Joomla

Mensagem por [ cique ] »

Auto - update para Joomla

Isso mesmo.. Uma ideia bem simples..

Gostaria de fz disso uma realidade
è um projeto simples mais que alguem tem que fz..
Tipo vc entra no joomla e tem a opção de atualizarvia web por um provedor ou via arquivo...

Quem topa?

Cique;)
Muneo
Usuário
Mensagens: 153
Registrado em: 01 Out 2008, 08:23

Re: Auto - update para Joomla

Mensagem por Muneo »

Otima ideia...
Inclusive acho otimo vc dar essa ideia pros desenvolvedores do Joomla! =)
Avatar do usuário
Ronildo Costa
Super Joomleiro
Mensagens: 1454
Registrado em: 04 Mar 2005, 21:09

Re: Auto - update para Joomla

Mensagem por Ronildo Costa »

Ou até mesmo fazer da mesma forma como é feita a instalação de um componente... o que acham??
Daniel Corrêa
Super Joomleiro
Mensagens: 2156
Registrado em: 24 Mai 2005, 13:30
Localização: Belo Horizonte
Contato:

Re: Auto - update para Joomla

Mensagem por Daniel Corrêa »

Vejam isso -> http://joomla.astang.com/

Minha humilde opinião, já postada no fórum oficial
pchardnet escreveu: http://forum.joomla.org/index.php/topic ... #msg179136
Olha eu não testei e achei a idéia muito boa.

Mas quem são estes caras?

Vc confiaria em informar todos os dados do seu host (dominio, senha, usuário), do seu BD (nome, usuario, senha) para alguém que não conhece?

Quem me garante que este script não tem funções para gravar as informações em um banco de dados?

Bom, eu NUNCA usarei esta ferramenta. Mas fica aí uma dica pra que usou ou pretende usar.
Mude a senha do host e todos os dados do BD.
Agora se fosse um componente/modulo integrado ao sistema, aí sim ficaria excelente.
www.pagseguro.com.br - Faça cobranças a partir do seu site
www.hostphi.com - Hospedagem Joomla!
www.joomlaminas.org - Tutoriais e Artigos sobre o Joomla!
Avatar do usuário
[ cique ]
Super Joomleiro
Mensagens: 700
Registrado em: 02 Abr 2005, 16:11
Contato:

Re: Auto - update para Joomla

Mensagem por [ cique ] »

Sim pchardnet.. é o que eu quero fz um componente... vc não precisa informar nada... a unica coisa seria que este script conectaria em um server e baixaria a versão (pacth) recente do joomla e instalaria para vc... Ou seja

Vc teria um componente que
- Vc poderia atualizar seu joomla via arquivo
- Vc poderia atualizar ele via web ou seja seu joomla conecta em um server e baixa o pacth e insta-o automaticamente
- E que sabe teria um modulo na admin que verificaria sua versão...

è essa minha ideia.. não quero os dados de ninguem... so quero poupar trabalho toda vez que tenho que atualizar meu joomla...

Então

O sistema eu posso fz tranquilamente junto com o servidor.... Já para transforma-lo em componente e em modulo precisaria de ajuda..

Alguem poderia me ajudar?

Cique;)
Daniel Corrêa
Super Joomleiro
Mensagens: 2156
Registrado em: 24 Mai 2005, 13:30
Localização: Belo Horizonte
Contato:

Re: Auto - update para Joomla

Mensagem por Daniel Corrêa »

Sim, eu aprovo sua idéia e tenho certeza que você não quer dados de ninguém. Até porque a sua idéia é 100% melhor do que a apresentada, no sentido de que a apicação vai rodar no servidor do dono do site.

Eu não tenho a manha em desenvolver componentes/modulos/plugins, mas posso dar idéias de possíveis funções a serem agredadas e ser um betatester.

Que tal vocÊ, se tiver com tempo, criar o sistema pra gente ver como isso pode funcionar? Dai, depois discutimos a conversão para o Joomla!. Acredito que o bigodines é um cara que pode ajudar muito nesta tarefa de transformá-lo em componente
www.pagseguro.com.br - Faça cobranças a partir do seu site
www.hostphi.com - Hospedagem Joomla!
www.joomlaminas.org - Tutoriais e Artigos sobre o Joomla!
Avatar do usuário
[ cique ]
Super Joomleiro
Mensagens: 700
Registrado em: 02 Abr 2005, 16:11
Contato:

Re: Auto - update para Joomla

Mensagem por [ cique ] »

Ok sem problemas como já disso posso criar o sistema... Então fazemos o seguinte vou cria-lo mais estou meio ocupado essa semana... e coloco ele para baixar uma pagina html por exemplo para ser mais rapido o desenvolvimento..

depois podemos ver o que mudar no sistema e ver o que podemos criar em cima..

MAs vc teria alguma ideia?

Cique;)
Daniel Corrêa
Super Joomleiro
Mensagens: 2156
Registrado em: 24 Mai 2005, 13:30
Localização: Belo Horizonte
Contato:

Re: Auto - update para Joomla

Mensagem por Daniel Corrêa »

Basicamente o script tem que:
- checar a versão atual do Joomla!;
- buscar no repositório a versão de atualização, ou seja, se uso a 1.0.5 ele deve buscar a versão de update 1.0.5 to 1.0.7;
- enviar esta versão para o diretório de instalação do Joomla!;
- descompactar o arquivo;

Acho que o script executando desta forma já é um bom começo.
www.pagseguro.com.br - Faça cobranças a partir do seu site
www.hostphi.com - Hospedagem Joomla!
www.joomlaminas.org - Tutoriais e Artigos sobre o Joomla!
Avatar do usuário
[ cique ]
Super Joomleiro
Mensagens: 700
Registrado em: 02 Abr 2005, 16:11
Contato:

Re: Auto - update para Joomla

Mensagem por [ cique ] »

Aviso a comunidade que já dei inicio ao desenolvimento do script...

Alguns coisas adicionais que pretendo na versão final..

- Barra de progressão do download... (tipo aquelas barras de instalação)
- Definição do lugar de down via web...
- Relatorio de todas as atualizações já feitas...

Cique;)
Avatar do usuário
[ cique ]
Super Joomleiro
Mensagens: 700
Registrado em: 02 Abr 2005, 16:11
Contato:

Re: Auto - update para Joomla

Mensagem por [ cique ] »

Avisando a todos que o script está saindo...

Parte concluida:
- Enviar atualização via arquivo do seu pc.

Cique ;)
Daniel Corrêa
Super Joomleiro
Mensagens: 2156
Registrado em: 24 Mai 2005, 13:30
Localização: Belo Horizonte
Contato:

Re: Auto - update para Joomla

Mensagem por Daniel Corrêa »

legal, estou ancioso com o resultado final... hehe
www.pagseguro.com.br - Faça cobranças a partir do seu site
www.hostphi.com - Hospedagem Joomla!
www.joomlaminas.org - Tutoriais e Artigos sobre o Joomla!
Avatar do usuário
bigodines
Site Admin
Mensagens: 384
Registrado em: 11 Jul 2008, 20:25

Re: Auto - update para Joomla

Mensagem por bigodines »

Cique,

primeiramente: meus parabéns por estar desenvolvendo para Joomla! é bom ver que estamos começando a preencher o "deserto" de desenvolvedores brasileiros.

"segundamente": eu só descobri essa tua iniciativa hoje e confesso que estou com algumas dúvidas (por favor, não considere isso como um banho de água fria, apenas alguns fatores que me deixaram curioso).

1. Como você vai fazer o backup automático antes de atualizar o joomla!? vai crair toda vez um arquivo novo ou vai sobreescrever o mesmo? Caso algo dê errado na atualização (os ambientes que instalam o J! são bastante heterogêneos e as configurações variam muito), vai ter um jeito de voltar atrás?
2. Como você pretende tratar a questão de que em alguns upgrades, não se trata apenas de sobreescrever os arquivos... em algumas versões precisamos executar scripts SQL para atualizar.
3. Esta será uma atualização automática para o Joomla!, certo. Problema: Como ficariam os problemas de compatibilidade entre versoes que não sejam a aplicação de patches (por exemplo: 1.0 -> 1.1) e que envolvem alterações no core do joomla. Provavelmente teriamos problemas com os componentes, no sentido de que, quando eu atualizo meu joomla de maneira automática, os componentes podem parar de funcionar por não serem compatíveis com essa nova versão.


Acho que estes motivos explicam "por que ninguém pensou nisso antes"... porque quando você leva atualizações automáticas à níveis de versões que não sejam apenas manutenÇão e correção de bugs, a coisa fica preta.

Minha sugestão seria fazer um módulo no backend para verificar no site (com uma url configurável para o caso de trocarem o domínio amanhã ou depois...) qual é a última versão disponível e comparar com a versào que está no version.php

Um abraço e por favor não desista de desenvolver para Joomla!,
Matheus
Avatar do usuário
[ cique ]
Super Joomleiro
Mensagens: 700
Registrado em: 02 Abr 2005, 16:11
Contato:

Re: Auto - update para Joomla

Mensagem por [ cique ] »

Opa..

Cara tipo já pensei em tudo isso...

1- Cara pretendo adptar um script que vi que faz o backup de terminados arquivos e faz um log... ou seja por exemplo ele guarda os arquivos da versão 1.0 e faz um log com link... caso algo de errado vc vai no componente e clica naquele link e ele restaura (reinstala) os arquivos que foram feitos backup... ele pode ser configurado para salvar por exemplo 5 versões de backup... e sobre o db é so colocar dentro do script para ler a db e salvar um arquivo .sql

2- Sobre as atualizações sql pretendo me basear nos scrips de atualização do 4images um outro sistema... tuipo ele tem uma instalação passo a passo... click aqui para instalar os arquivos...click aqui para atualizar sua db... tipo ele jah busca as infos de conexão da db direto das configs globais do site

3- Sobre as atualizações mais criticas teria apenas um aviso e um link...

Vc já viu o esquema de atualização para o joomla do fantastico.. é um script muito fulero..

E sobre o modulo.. sim se der tudo certo terá sim um modulo que vai verificar a versão do seu joomla..

E pretendo no futuro realizar uma alteração no modulo para verificar as versões do compoentes mais comuns tipo zoom,docman entre outros

Cique:)
Avatar do usuário
[ cique ]
Super Joomleiro
Mensagens: 700
Registrado em: 02 Abr 2005, 16:11
Contato:

Auto - update - Quem quer testar?

Mensagem por [ cique ] »

Gente ainde vendo no forge e encontrei isso aki....

http://forge.joomla.org/sf/frs/do/listR ... .jupgrader

Quem tiver a fim de testar

Cique;)
Responder