Re:O que é um componente? e o módulo?

Dúvidas e Comentários sobre os Components do Mambo e Joomla!
helvecio
Novato

O que é um componente?

Mensagem por helvecio »

Oi Galera!

Sou iniciante no MAMBO, não sou programador, minha área é design, mas estou me interessando pelo mundo do PHP e sua utilização na web.

Descobri o MAMBO e estou achando uma ferramente muito interessante.

Ainda estou aprendendo a utilizá-lo.

Pergunta: O que é um componente e qual sua função? ;)

Isso pode ser básico para muitos de vocês, mas para mim são os primeiros passos. Conto com a ajuda de todos!! :laugh:

Valeu!!
Marcos Henrique
Novato

Re:O que é um componente?

Mensagem por Marcos Henrique »

Olá,

componente é um conjunto de arquivos que possibilitam se fazer uma determinada tarefa dentro do sistema.

O nome componente indica ainda que ele é uma funcionalidade a mais no sistema (para que você possa utilizá-lo no sistema), e que o sistema pode funcionar sem ele se não houver necessidade.

Seria como se fosse um plugin...

Talvez um exemplo explique melhor. Imagine que o seu sistema é um carro. Ele anda pra frente, dá ré, tem faróis, etc... Estes ítens são necessários para que seu sistema funcione corretamente.

Agora, imagine que você quer que o carro (ou seja, seu sistema) deve ter um rádio, pois você viaja muito, e viajar sem música é uma merda. Pois bem, o rádio é um componente que você está adicionando e utilizando em seu sistema. Da mesma forma, se você quiser faróis de milha, eles também serão componentes dentro de seu sistema.

Já falando em mambo, temos um número enorme de componentes. Por exemplo, no Mambo \"puro\" ou standard não tem como você ter uma loja virtual. Aí, você instala o componente phpshop do mambo, que nada mais é que uma loja virtual....

Deu prá entender??

Abraços,

marcoshac
helvecio
Novato

Re:O que é um componente?

Mensagem por helvecio »

Valeu pela resposta Marcos!! B)
Fernando Molina
Usuário

Mensagem por Fernando Molina »

A explicação sobre o que é um componente é perfeita. Só não consigo disntguir sua diferença de um módulo. Sou iniciante, sacumé ...:unsure:
fabio
Joomleiro

Mensagem por fabio »

Molina escrito:
A explicação sobre o que é um componente é perfeita. Só não consigo disntguir sua diferença de um módulo. Sou iniciante, sacumé ...:unsure:
Eu confesso que tenho dificuldade em explicar essa diferença por isso vou citar exemplos.

Veja por exemplo no final da página o módulo "fórum : últimos tópicos"

Ele não é um fórum mas exibe somente os últimos tópicos do mesmo. O componente nesse caso é o fórum (simpleboard) e o que colocamos como "fórum: últimos tópicos" é somente um módulo , um visualizador do que esta acontecendo no componente.

O mesmo se aplica com a enquete que vemos na primeira página. ali não é a enquete propriamente dita , mas somente uma "caixinha" que interage com o usuário , abastecendo o componente com informação.

Então esses retângulos que aparecem nas colunas são os módulos.

espero que eu tenha conseguido solucionar a sua dúvida

um grande abraço

fabio

:)

Postagem editada por: fabio, a: 28/09/2004 23:25
Fabio Maciel
Novato

Mensagem por Fabio Maciel »

O Xará aí explicou bem...

Para mim módulos são, segundo a própria definição:
\'sideblocks\' , ou seja... blocos laterais que levam alguma informação ou interatividade para o usuário, relacionada ou não a algum componente.

E componentes são as \'máquinas\' ou plugins do mambo para executar uma determinada tarefa, como gerenciar arquivos (docman), formulários(mosformss) etc...

Fabio Maciel :unsure:
Fernando Molina
Usuário

Mensagem por Fernando Molina »

Talvez os termos não sejam os mais adequados para nomear os conceitos. Nome \"bão\" é aquele que não deixa dúvida.
Valeu, moçada!
Responder