Como atualizar arquivos e conteúdo local e online

Düvidas sobre utilização do Joomla! e gestão de conteúdo.
Hazard
Novato
Mensagens: 1
Registrado em: 05 Abr 2011, 19:14

Como atualizar arquivos e conteúdo local e online

Mensagem por Hazard »

Olá meus amigos.

Aproveito para me apresentar, meu nome é Alexandro "Hazard" Lucian, tenho 30 anos, já tive uma empresa de desenvolvimento web a um bom tempo atrás e portanto tenho certo conhecimento sobre o assunto de desenvolvimento (apesar de nunca ter programado e não saber programar, eu me viro no HTML e PHP muito básico, mas faço o que posso no Dreamweaver hehehehe). Eu atuava como comercial e gerenciamento, mas ser chefe é muito mais fácil que ser peão e portanto me considero um desenvolvedor bem mediano.

Já faz um bom tempo que conheço o Joomla, mas nunca precisei utilizar realmente para nenhum projeto, porém como já conhecia o excelente CMS que era, resolvi utilizá-lo para o site do meu Moto Clube que estou tocando sozinho. O bichinho está tomando forma, já instalado e publicado, obviamente naquela eterna atualização pois sabemos que nenhum site está realmente pronto, mas ainda está no começo, faltando bastante conteúdo e implementações que eu ainda sequer descobri que poderei colocar.

Se puderem visitá-lo e dar opiniões, agradeço: www.cavaleirosdoceu.com.br

O motivo do meu tópico é quanto a atualização e administração do site, do lado offline local e do lado publicado online.

Explico, eu tenho o site hospedado localmente num servidor WEB e tenho ele também publicado no servidor online, primeiramente eu fiz tudo localmente e depois mandei tudo por FTP, porém agora começaram as alterações e inserções de conteúdo e estou prevendo uma dor de cabeça, pois volta e meia preciso de mais agilidade e acabo alterando localmente, mas para mandar as alterações para o site via FTP é um parto, pois o Joomla é composto de muitos arquivos e saber exatamente quais foram alterados nem sempre é fácil. Se fosse só migrar o banco de dados tudo bem, mas as vezes eu altero um arquivo ou outro, adiciono fotos que estão apenas localmente, etc.

O que eu quero saber é se existe uma forma de atualizar o conteúdo localmente (não apenas no banco de dados, mas por exemplo salvar fotos em pastas, alterações nos arquivos do sistemas, etc) de forma mais dinâmica, como um gerenciador mesmo de arquivos, que possa comparar todos os arquivos e só mandar os que foram alterados recentemente, impedindo que eu tenha que mandar todos os arquivos que convenhamos, são muitos.

Eu lembro que a muito tempo atrás eu vi um programador que trabalhou comigo usando algo parecido, era um programa que verificava quais arquivos foram alterados e inclusive permitia que várias pessoas trabalhassem no mesmo arquivo, salvando depois uma versão finalizada com a junção das alterações, mas isso seria demais, só preciso ter a certeza de que todas as alterações que eu faça online ou local acabem sendo clonadas entre um e outro.

Tenho receio de que daqui a pouco eu me perca nas atualizações e tenha metade das coisas feitas localmente e metade publicadas e ai vai virar uma salada.

Agradeço toda e qualquer ajuda.
Responder