Personalizar lista de artigos

Forum destinado aos programadores que pretendem utilizar o framework do Joomla! 1.5 para fazer suas próprias extensões
rubens
Novato
Mensagens: 5
Registrado em: 29 Jun 2009, 11:58

Re: Personalizar lista de artigos

Mensagem por rubens »

Boa tarde Felipe.

Cara é o seguinte, a lista de artigos do Joomla, exibe o campo title da tabela Content do banco de dados e outros dados que não me interessa aparecer e foi retirado, nessa mesma tabela criei vários campos de imagens para guardar o nome do arquivo e carregar junto com o título quando abrir a página de artigo.

O título é carregado através deste código: <?php echo $item->title; ?></a> no default_itens.php, então eu gostaria de saber onde faço esse carregamento de variáveis para carregar o nome contido no campo imagem ?

Eu não consigo visualizar este carregamento ou do campo ou dessa variável... sou iniciante em PHP, fato que agrava a situação.

Se puder me ajudar, gostaria de saber como carregar esses dados da tabela Content para listagem de artigos.

Abraço.
Avatar do usuário
wmfelipe
Joomleiro
Mensagens: 407
Registrado em: 02 Fev 2009, 13:40
Contato:

Re: Personalizar lista de artigos

Mensagem por wmfelipe »

a lista de artigos do Joomla, exibe o campo title da tabela Content do banco de dados e outros dados que não me interessa aparecer e foi retirado, nessa mesma tabela criei vários campos de imagens para guardar o nome do arquivo
tu alterou a tabela #__content do joomla e criou vários campos de imagens?
o que seria campos de imagem?

posta aí uma imagem pra facilitar....
rubens
Novato
Mensagens: 5
Registrado em: 29 Jun 2009, 11:58

Re: Personalizar lista de artigos

Mensagem por rubens »

Isso, criei vários campos na tabela Content para guardar apenas o nome do arquivo a ser carregado. Exemplo: dinheiro.png é o arquivo na pasta de imagens, então na tabela consta apenas o nome 'dinheiro.png'.
Este código carrega o título do artigo na tabela content: <?php echo $item->title; ?></a>;
Este código seria para carregar a imagem após o título: <?php echo JHTML::_('image', 'images/stories/images2' . '/'.$item->sv1, JText::_( '' ), array('')); ?>, desta forma não carrega a imagem;

Se usar este código: <?php echo JHTML::_('image', 'images/stories/images2/dinheitro.png', JText::_( '' ), array('')); ?>, exibe a imagem exatamente como desejo com um problema, nem todos os arquivos teriam a mesma imagem exibida.

Então não estou conseguindo visualizar onde devo carregar estes dados ou criar e preencher essas variáveis dos campos que criei.

O agravante é que estou recente no PHP e no Joomla parece ser um pouco mais complicado.

Valeu. Abraço.
Avatar do usuário
wmfelipe
Joomleiro
Mensagens: 407
Registrado em: 02 Fev 2009, 13:40
Contato:

Re: Personalizar lista de artigos

Mensagem por wmfelipe »

Tu está tentando resolver o teu problema da pior forma possível.... Evite ao máximo alterar as tabelas do joomla pois quando tu instalar alguma atualização do joomla teu site poderá deixar de funcionar (sem falar nas questões de segurança que são envolvidas em alterações nesse nível)...

Eu ainda não consegui entender o que tu quer fazer... Poderia mandar uma imagem exemplificando qual seria a modificação que tu gostaria de fazer?

Mesmo sem eu ter entendido, tenho certeza de que existem formas melhores e mais corretas de se fazer isso...

abraço
claudio65
Novato
Mensagens: 6
Registrado em: 24 Ago 2008, 01:05

Re: Personalizar lista de artigos

Mensagem por claudio65 »

Não sei se entendi direto, mas, para exibir uma categoria sem exibir a quantidade de artigos que há dentro dela, basta altear os parâmetros do ítem de menu que leva à essa categoria.

Menus ==> Ítem do Menu [editar] ==> Parâmetros (Básico) ==> Número de ítens da categoria (x) ocultar.

Espero não ter falado bobaem, a intenção era mesmo ajudar.
Ronaldo Mangi
Novato
Mensagens: 2
Registrado em: 17 Out 2009, 20:43

Re: Personalizar lista de artigos

Mensagem por Ronaldo Mangi »

Prezados,

Estou montando um site em que preciso exibir os artigos ( Category List Layout ) que pertençam ao idioma configurado no site.
Já encontrei referências ao arquivo default_itens.php como sendo o responsável pela exibição dos artigos.
Na versão que estou utilizando ( 1.5.9 ) já existe um parâmetro que define o idioma do artigo. Minha idéia é utilizá-lo como parâmetro de filtragem no arquivo default_itens.php.

Incluí os trechos abaixo nos arquivos relacionados, a partir de uma pesquisa em Fóruns do Joomla :

1. /index.php: get the (possible) language request param and put it to session.
Code:
// set the language
if(isset($_REQUEST['lang'])) {
$options['language'] = $_REQUEST['lang'];
$_SESSION['lang'] = $_REQUEST['lang'];
} else if(isset($_SESSION['lang'])) {
$options['language'] = $_SESSION['lang'];
}
$mainframe->initialise($options);

2. /components/com_content/models/article.php: at the end of _buildContentWhere()
Code:
$config =& JFactory::getConfig();
$language = $config->getValue('config.language');
$where .= " AND a.attribs like '%language=" . $language . "%' ";

return $where;

3. Same thing for /components/com_content/models/frontpage.php: at the end of _buildContentWhere()
Code:
$config =& JFactory::getConfig();
$language = $config->getValue('config.language');
$where .= " AND a.attribs like '%language=" . $language . "%' ";

return $where;

Fiz o teste com artigos publicados na área de FrontEnd ( colocando dois artigos : um emportuguês e outro em inglês ) e funcionou !

Preciso agora desta filtragem na exibição "Category List Layout" que é realizada pelo arquivo default_itens.php

Vocês têm alguma sugestão de código para inserí-lo no default_itens.php ?

Agradeço ao apoio.
Ronaldo Mangi
Novato
Mensagens: 2
Registrado em: 17 Out 2009, 20:43

Re: Personalizar lista de artigos

Mensagem por Ronaldo Mangi »

Pessoal


Depois de muita pesquisa e várias tentavivas, encontrei a solução :

<?php if ( substr(stristr($item->attribs,'language='),9,5) == $language ) : ?>

Basta acrescentar este "if" no laço que varre os artigos dentro do arquivo default_itens.php
Flygye
Novato
Mensagens: 6
Registrado em: 29 Out 2009, 14:37

Re: Personalizar lista de artigos

Mensagem por Flygye »

PAra apresentar os conteudos assim como essa lista ( http://www.joomla.com.br/-artigos-mainmenu-43.html) isso é muito facil.

Basta criar uma hiperligação de menu com a opção de listagem de lista a uma categoria ou a uma secção (tem de ser lista, atenção que não é a opção blog).

Associar os artigos todos que deseja mostrar a essa seccção ou categoria.
Depois quando for mostrar o resultado desse menu que foi criado, a informação é lhes apresentada em forma de lista. Que ao clicar no titulo, aparece o conteudo todo do artigo.
rosembergennes
Novato
Mensagens: 1
Registrado em: 08 Fev 2011, 16:18

Re: Personalizar lista de artigos

Mensagem por rosembergennes »

Sr.(s) Estava com o mesmo problema sendo que no meu caso peguei o template bezz e clonei mudando cores e outras coisinhas mais.

foi entao que percebi que estava mechendo no diretorio errado no meu caso era

/public_html/templates/beez/html/com_content/category

arquivo estava certo ( default_items.php )

outro detalhe importante e que neste link http://www.joomla.com.br/forum/viewtopic.php?t=3659tem um macete para utilizar o Dreamweaver para facilitar as coisas.

Obrigado a todos pela ajuda.
Responder