Como editar imagem(banner,logo),no joomla

Düvidas sobre utilização do Joomla! e gestão de conteúdo.
jobonlinne
Novato

Como editar imagem(banner,logo),no joomla

Mensagem por jobonlinne »

Boa noite,

Novata no fórum e novata no que diz respeito ao conhecimento do Joomla.
Gostaria de pedir gentilmente que me ajudassem com uma dúvida.

Meu site está instalado num servidor local.Baixei um template e instalei,porém,o template vem acompanhado de um logotipo
do qual eu gostaria de substituir pelo logotipo do cliente.

Inicialmente,eu fui até a pasta templates>pasta do template que eu baixei e instalei>images ,aqui eu substituí,pelo logo (com o mesmo nome e mesmo tamanho).
Salvando,o logo apareceu.

No entanto,achei que ficou minúsculo o logo do cliente,então gostaria de editar o tamanho da imagem,é onde surge a minha dúvida,pois,não bastaria apenas,substituir a imagem com
o mesmo nome, se o tamanho é diferente.

Tentei editar pelo próprio editor HTML do Joomla,tentei editar pelo HTML(no Dreamweaver,porém,só aparece uma linha de código para o arquivo index.html)contudo,tentativas sem sucesso.

Como informei sou super leiga,por esse motivo,pouco conheço sobre a linguagem PHP.Fui informada que para realizar alterações,eu deveria mexer somente no arquivo index.php,entretanto,
partindo das informações contidas no index.php ,não visualizo,onde eu deveria editar o tamanho da imagem,como por exemplo no HTML,em que inserimos a altura,a imagem,o caminho da imagem,etc.

Peço a gentileza,de que quem puder me orientar,agradeceria muito.
;)
Fabiana
Dr. Stranho
Usuário

Re: Como editar imagem(banner,logo),no joomla

Mensagem por Dr. Stranho »

Fabiana,
Welcome to Joomla World :mrgreen:
Geralmente alterar o tamanho e posição da imagem logo, requer conhecimento em CSS. E isso nem sempre é simples.
Dentro da pasta do seu template, deverá ter uma outra pasta com o nome CSS. É la dentro que tá os arquivos CSS do seu template. Por padrão o nome do CSS principal é "template.css", mas poderá ter outro nome conforme a complexidade do seu template e também vários outros CSS's.
Abra o seu "template.css" e encontre o nome da imagem do seu logo, provavelmente será "logo.png". Observe que tem algumas medidas em px, que geralmente são relativas ao tamanho, basta ir alterando e verificar se está OK.
Você encontrará outras medidas referente as margens.

Uma dica de ouro para iniciantes ... ouro não, tá muito caro, uma dica de prata :D
Instale o Add-on Firebug no seu Firefox. Se você não usa Firefox, é melhor rever seus conceitos.
Com o Firebug, você terá muita facilidade para resolver esse e outros problemas.

[]'s
Dr. Stranho
jobonlinne
Novato

Olá,Dr.Stranho!

Muito obrigada por responder!Sua explicação é ótima!!! Apenas,surgiu uma pequena dúvida,durante o processo em que estava editando no CSS:

Segui corretamente sua orientação. ;)

Meu logo está dentro de uma div,entretanto,ao mudar de tamanho,é como se ele "empurrasse" o banner para baixo.Ou seja,é como se a alteração do tamanho da imagem,levasse a mexer as outras estruturas. :o

Primeiramente,ele ficou um pouco colado a margem superior da tela. :cry:

Tentei modificar com margin-top,entretanto,o logo,ao "descer"um pouco,a estrutura restante do site,se "moveu" junto. :?

Ele modifica sim o tamanho,conforme aprendi com você,entretanto,como está dentro de uma div,preciso saber como evitar que ele influencie nas mudanças ao redor.

Por exemplo:parece que existe um "limite",onde ele trava,impedindo que eu insira livremente um valor.Se eu inserir um valor de 700px (certamente que meu logo não apresenta essa largura,é apenas um exemplo)de largura,ele é inserido no site,mas não a um tamanho de 700 px e sim,próximo ao tamanho do logo padrão do template,que é no máximo 90 px.O logo padrão do template,apresenta uma altura de 60 px.No entanto,ele permite,que possa ser ampliado,até 90 px,contudo,como informei anteriormente,ele move outras estruturas do template,de modo que modifica a estética do site.Exemplo:O menu,fica fora do Banner maior(onde está incluído),etc.

PS:Devo abrir um novo tópico sobre CSS , ou poderia dar continuidade a resposta que se refere a inclusão da imagem com alteração no CSS ?

Compreendo que não poderá me dar uma aula via Fórum,mas muitas vezes,é apenas algo simples a modificar,outras,realmente pode exigir que tenhamos que nos aprofundar mais,em determinadas áreas e dessa maneira transformaria de fato em uma aula.Resumindo:peço por gentileza,mais uma continuação a essa orientação,se puder. :)

Muito obrigada pela sua ajuda!!

Fabiana.
Dr. Stranho
Usuário

Mensagem por Dr. Stranho »

ei Fabi ... ê ê ê, olha intimidade :lol:
Bem, quem nem o Jack Estripador, vamos por parte, ok!
Apenas,surgiu uma pequena dúvida
Imagine se fosse uma grande dúvida, você certamente teria elaborado um livro :P
Quanto a abrir um novo tópico, isso não cabe a mim, é função dos moderados do forum. Sou apenas mais um aqui, para ajudar e ser ajudado.
Como falei, CSS não é simples, suas dúvidas são também minhas, pois não estou de posso dos seus CSS's. Vou tentar esclarecer suas dúvidas colocando alguns exemplos aqui.

Como você deve saber, em um template existem diversas posições, cada uma com seu respectivo nome para melhor representar a posição que ocupa no template. A imagem logo não é diferente, salvo em casos particulares, ela não fica não posição LOGO, mas isso é muito incomum. Na verdade isto é um grande recurso do Joomla onde você poderá inserir um certo módulo em "qualquer lugar" (posição), seguindo e/ou segundo sua destreza.
Todas as posição são gerenciadas pelos arquivos php e css. Posso dizer a grosso modo, que os arquivos php dizem se o módulo vai ou não aparecer e qual a ordem que ele vai aparecer, e os css determinam as posições e tamanhos dos módulos e outros objetos (geralmente imagens). Lembre que em uma única posição podemos inserir vários módulos, é onde entra a lógica da ordem dos módulos.

O exemplo abaixo representa a posição LOGO e não a imagem logo.png, entendeu? Não? :o
Fazendo uma analogia, digamos que um template seja a sua casa, as posições sejam os cômodos e os módulos os objetos dentro de sua casa.
Hipoteticamente, dentro da sua casa você pode colocar o quarto antes da sala, o banheiro depois da cozinha, etc. Mas você não pode fazer um quarto ocupando a metade de sua casa, na verdade até pode, mas isso ficaria de certo modo sem nexo, é aí que entra a sua destreza de fazer/editar uma posição conforme seu conceito.
O mesmo podemos dizer dos objetos (módulos e/ou imagens) que irão ficar dentro das posições. É possível colocar uma cama de 3m dentro de um quarto de 2m? Claro que pode, mas você terá que quebrar uma ou mais paredes.
É isso que está acontecendo com seu template, você está de certa forma bagunçando a estrutura do mesmo... sem ofensas, claro ;)
Aqui o exemplo da posição LOGO

Código: Selecionar todos

#logo {
	position: absolute;
	top: 30px;
	left: 15px;
}
Neste caso, ela tem apenas top e left, mas poderá ter outros atributos.

Abaixo um exemplo da imagem logo.

#logo a.logo-icon {
	display: block;
	width: 300px;
	height: 55px;
	background: url(../../../images/template/logo.png) 0 0 no-repeat;
}
e Aqui um exemplo de uma div qualquer.

div.header-2 {
	padding: 0px 5px 0px 5px;
	background: url(../images/header_edges.png) 100% 0 repeat-y;
}
Observe a propriedade padding, seus atributos correspondem a padding: top right bottom left

Depois de toda essa teoria, se é que você teve saco de ler até aqui, espero que você tenha uma compreensão melhor de como editar uma posição ou objeto, dentro de um css.
Você percebeu que em nenhum momento eu disse de fato onde você deve "mexer" para consertar seu template, essa parte é com você.
Posso lhe dar as ferramentas (ideias), mas é você quem vai de fato usá-las.

Take care,
Dr. Stranho
jobonlinne
Novato

Olá Dr.Sábio!(conhecido por aqui,como Dr.Stranho)! :D

Agradeço muito sua explicação e com toda sinceridade:muito didático.

Antes de mais nada:li até o final sim,com muita atenção. ;)

Pude compreender agora,com muito mais clareza que livros e cursos : ter o domínio da comunicação,é uma arte,pois permite que em poucas linhas,
o outro possa vir a aprender e adquirir sabedoria.Parabéns!

Muito obrigada!

Fabi ;)

PS:Devo ressaltar que entendi sim,sobre o exemplo dado !! :D
Responder