Aí que descobri as pioradas da ferramenta:
1- Configurações global perdeu funcionalidades
2-Não tem mais o super útil botão voltar na configuração geral, tem que instalar plugin e colocar em cada conteúdo, um saco isso!
3-Visualização de pdf não funciona, nada aparece
4-Não da mais pra criar link no menu direto da página de conteúdo, como antes
5-construção de templates do zero ficou mais complicado, pois o código PHP na index ficou mais complexo
6-Não visualiza mais nome de seção e categoria criados, no menu do adm do backend.
7-Total incompatiblidade de versões, sendo que o plugin legacy para compatatiblidade não funciona direito, aliá não serve pra nada.
8- migração de versões mais complexa
9-falta de vários plugins, componentes e módulos que tinha na outra.
10-mais pesada e exige mais espaço em disco
E por aí vai...
Sem falar que eu usava o form facile forms, que acho shOw de bola, o melhor form FREE para joomla, mas ele não tem para 1.5, me ferrei nessa

Concordo que o visu ficou mais limpo e intuitivo...e essa versão é mais rápida e segura.
Gerenciar esse novo joomla e montar sites com ele é muito fácil, no entanto ta complicado perder as funcionalidades de tanto tempo.
Po, a equipe de desenvolvimento do Joomla não vai dar um tapa nisso ? Os caras simplesmente tiram as coisas sem mais nem menos.
Vou continuar com a 1.5, mesmo porque já deletei meu site antigo, mas que da tristeza isso da

Que a linha 1.0 continue firme !