Atualização para Joomla 1.5

Se você possui outro sistema e deseja Migrar para o Joomla 1.5 ou se tem duvidas sobre como atualizar o seu site com Joomla!
Gustavo André de Freitas
Novato
Mensagens: 5
Registrado em: 23 Jan 2008, 16:43

Atualização para Joomla 1.5

Mensagem por Gustavo André de Freitas »

Pessoal,
sou iniciante nesse maravilhoso sistema e tenho um site em Joomla 1.0.12 instalado via Fantastico e gostaria de saber como atualizar para a versão 1.5pt. Já baixei os arquivos em meu computador e gostaria de saber como proceder.
pesquisei na internet mas os documentos que encontrei não me esclareceram muito.
desde já agradeço a ajuda de todos,
Gustavo
rafaelcs
Novato
Mensagens: 28
Registrado em: 02 Abr 2010, 10:19

Re: Atualização para Joomla 1.5

Mensagem por rafaelcs »

acho que ainda não há artigos em português explicando a migração, vamos ter que aguardar colega.
Paulo César Duarte
Novato
Mensagens: 1
Registrado em: 06 Mar 2008, 02:27

Re: Atualização para Joomla 1.5

Mensagem por Paulo César Duarte »

Migração do Joomla 1.0.x para 1.5 Estável

A migração do Joomla! 1.0.x para o Joomla! 1.5 estável é feita de uma forma automática em duas estapas.
A primeira etapa é a exportação do componente de migração do Joomla! 1.0.x e a segunda fase é a importação do instalador do Joomla! 1.5.
O sistema é automatizado devido a um grande número de alterações que deixam os dados ligeiramente incompatíveis entre o Joomla! 1.0.x e 1.5, como os parâmetros dos menus e dos itens de conteúdo.
Embora ainda seja possível utilizar uma base de dados "dump" para migrar, não é aconselhável devido à possível
perda de dados. Esta página tem como objetivo de mostrar que a forma de migração do Joomla! 1.0.x para o
Joomla 1.5 é o mais fácil possível.

Pré-requisitos

Você precisará da instalação do Joomla! 1.0.12 ou posterior.
Caso você esteja utilizando a versão 1.0.13 é aconselhável instalar o patch Rob Schley para a seção admin.
É aconselhável também fazer um backup de tudo antes de iniciar a migração caso algo saia errado.
Aconselhamos que não apague a instalação do seu 1.0.x antes de completar a migração para o 1.5 e que veja
as coisas funcionarem corretamente.
Idealmente, deve ser feito o preenchimento da migração em um sistema de testes antes de fazer a migração no seu site (por exemplo, no seu localhost ou em outro sistema para testes) e quando for instalar separar a instalação do seu 1.0.x do 1.5 (por exemplo, outro banco de dados ou um prefixo diferente).

1º Passo: Download do component de migração e instalação no seu sistema 1.0.x

A versão mais recente desse componente de migração se encontra para download no site Pasamio Project's FRS.
Quando for baixar a versão mais recente procure por Migrator RC5.
Baixe esse componente de migração e instale-o no seu sistema 1.0.x.
Isso é feito como qualquer outra instalação de Componente.
Aparecerá então uma opção para ter acesso ao Migrador pelo menu de Componente.

2º Passo: Instalando a terceira parte dos plugins de migração.

Esse sistema de Migração pega apenas os dados centrais do sistema da sua migração, o que significa que
se você incluir estas extensões ela vão saber lidar com a migração de dados de outras tabelas.
Existem dois tipos de plugin a serem utilizados: um plugin "SQL", que é um arquivo de texto simples em SQL e um Plugin "ETL", que é um código PHP que narra ao migrador como lidar com os dados armazenados nas tabelas (ou na configuração dos Arquivos).
Isto é feito selecionando "Add Third Party Migrators" (Adicionar terceira parte de Migradores) e, em seguida,
localize o plugin que você deseja instalar e faça o upload do arquivo.
Arquivos SQL são propícios a sair automaticamente e Plugin ETL será executado automaticamente.
Você pode ver uma lista de plugins ETL clicando em "List Plugins" (Lista de Plugins) na tela principal.

3º Passo: Criando o arquivo SQL de migração.

Depois de instalar os plugins de migração, você pode escolher a opção "Create Migration SQL File" (Criar um arquivo SQL de migração) para iniciar o processo de criação.
O sistema é mandado a criar um arquivo SQL sem causar um timeout no servidor, portanto, você poderá perceber que a página é atualizada e irá mostrar as informações do status.
Eventualmente ele irá mostrar uma notificação de que o processo tenha sido concluído e o arquivo SQL estará
disponível para download.
Parte do arquivo SQL gerado envolve a alteração de vários campos para torná-los compatíveis com as mudanças
feitas no Joomla! 1.5, inluindo a reescrita das tags de mosimage.

4º Passo: Instalando o Joomla! 1.5

A última parte da migração é a instalação de um novo site em Joomla! 1.5.
Completando os passos ateriores essa instalação é feita como uma instalação normal.
Na última etapa, onde você será avisado para colocar o nome do site é dada uma opção de iniciar o processo de migração.
A migração requer o arquivo SQL gerado para completar o seu funcionamento, o que pode necessitar de ser enviado para o seu site 1.5, existem duas opções para fazê-lo:
HTTP Upload
FTP / SCP Upload
A primeira opção, HTTP Upload, é melhor para arquivos SQL pequenos e que irá caber nos limites do upload do PHP.
A alternativa é enviar esse arquivo usando o FTP, SCP ou algum outro método de transferência de arquivo que a sua hospedagem fornece. Isso é útil para arquivos SQL maiores e que normalmente não são permitidas pelo envio via PHP.
Para utilizar o método HTTP, basta selecionar o arquivo como uma instalação normal de componente.
Para utilizar o método alternativo de envio, faça o upload dos arquivos dentro da pasta installation/sql/migration e renomeie este arquivo para "migrate.sql". Se por alguma razão o envio falhar você precisará fazer o reupload do arquivo SQL por ambos os métodos, HTTP e FTP/SCP, e o arquivo é alterado através do processo de migração.
O prefixo de todas as lixeiras de migração é "jos_", este deve ser colocado no campo fornecido.
Depois disso a migração foi concluída, coloque o nome do seu Site (o nome do sute não pode ser migrado por razões técnicas) e terminar a instalação.
Insondavel
Novato
Mensagens: 3
Registrado em: 07 Ago 2005, 19:34

Re: Atualização para Joomla 1.5

Mensagem por Insondavel »

Primeiramente os meus agradimentos ao Paulo Cesar pela tradução do texto de migração 1.0 para 1.5. Muito Obrigado.

Mas gostaria de tirar uma dúvida, no 2o. Passo, onde ele pede para instalar os plugins de terceiros, onde eu posso achar os arquivos que ele me pede? Desculpe-me se a dúvida é boba, mas realmente não entendi. Obrigado


Installing extra plugins

You can install extra plugins by doing the following:

  1. Upload all tablename.php files to the administrator/component/com_migrator/plugins folder on your Joomla! install
  2. Upload all componentname.sql files to the administrator/component/com_migrator/tables folder on your Joomla! install

At this point when you run the migration script the third party component's data should also be exported.
Responder