Por que o joomla está com tantas extensões comerciais?

Críticas e Sugestões relacionados ao fórum do JoomlaBrasil.

Não usar para dúvidas referentes ao Mambo ou Joomla!, tais mensagens serão apagadas.
Avatar do usuário
André Rogukan
Novato
Mensagens: 1
Registrado em: 18 Jan 2006, 16:54
Localização: Itabaianinha

Por que o joomla está com tantas extensões comerciais?

Mensagem por André Rogukan »

Alguem poderia mim informar por que o joomla está com extensões comerciais no site oficial.. se eu ñ mim engano o motivo principal do surgimento do joomla, foi pq o mambo aceitava extensões comerciais... e deveria ser totalmente livre.

Estou com dúvidas, pq esse dias fui ao site da mambo fundation e baixei a versão 4.6.2, o mambo ñ seria pago??

Desde já agradeço todos os comentários... seria o joomla uma enganação???
Avatar do usuário
Diogo Magalhães
Super Joomleiro
Mensagens: 1131
Registrado em: 27 Jun 2004, 14:09
Localização: Belo Horizonte
Contato:

Re: Por que o joomla está com tantas extensões comerciais?

Mensagem por Diogo Magalhães »

Não foi bem assim. Foi algo acerca da propriedade do do nome Mambo.
Qual é o problema em existirem extensões comerciais? Nenhum.

Veja Seria bom vc ler o site http://www.opensourcematters.org/
Editado pela última vez por Anonymous em 05 Mar 2008, 21:32, em um total de 1 vez.
: : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : :
Só respondo questões do fórum no fórum.
Avatar do usuário
Karlos Rikaryo
Super Joomleiro
Mensagens: 876
Registrado em: 06 Nov 2004, 16:03
Localização: Iguatu/CE - Brasil
Contato:

Re: Por que o joomla está com tantas extensões comerciais?

Mensagem por Karlos Rikaryo »

Andre bom questionamento esse seu...

Inclusive já existe uma discussão muito intensa rolando no fórum oficial (forum.joomla.org). Inclusive a versão GPL que tá sendo pensada para o Joomla! tá abrindo o pessoal desenvolver extensões Free, caso a pessoa queira fazer uma versão mais avançada e com suporte ela pode fazer sim...mesmo porque a idéia do Joomla! é mesmo manter tudo free...se vc não percebeu geralmente as extensões estão ficando assim.

Mas esse dilema está se encaminhando para ser decidido...

afinal o Joomla! é uma fonte livre e por conta disso as extensões que vão completar ele deve seguir os mesmos padrões e idéias...

vlw :)
Karlos Rikáryo
Inventtive Tecnologia
(88) 8809.9022
Avatar do usuário
Willian Souza
Super Joomleiro
Mensagens: 869
Registrado em: 25 Mai 2006, 10:51
Localização: Jaguariúna - SP

Re: Por que o joomla está com tantas extensões comerciais?

Mensagem por Willian Souza »

Esta é a licença GNU-GPL. Sistemas de código aberto podem ser alterados ou mesmo re-criados e o desenvolvedor tem a liberdade de cobrar ou não pelo seu trabalho. Completamente normal e justo.

Joomla significa "todos juntos". Todos contribuem para o desenvolvimento do mesmo e por isso não seria justo cobrar por um sistema onde todos contribuiram para que pudesse ser utilizado.

O que acontece é que o pessoal do Mambo queria cobrar pelo sistema em si, ou seja, pessoas do mundo inteiro contribuem para o desenvolvimento do Mambo para os caras que tinham o código inicial do mesmo, cobrarem e ganharem pelo serviço de centenas de pessoas que trabalharam de graça...

Extensões comerciais são desenvolvidas por grupos fechados e bem especificas de acordo com cada segmento que esta extensão atue. Como o cara gastou horas, horas e horas desenvolvendo um sistema e se ele for realmente bom e estável completamente justo a cobrança de um valor "X" pelo uso do mesmo. Geralmente extensões pagas são melhores e possuem suporte do desenvolvedor.
Responder