O maior problema dos CMSs no Brasil...

Críticas e Sugestões relacionados ao fórum do JoomlaBrasil.

Não usar para dúvidas referentes ao Mambo ou Joomla!, tais mensagens serão apagadas.
Jose Antonio jantonio
Novato
Mensagens: 7
Registrado em: 09 Dez 2007, 09:30

O maior problema dos CMSs no Brasil...

Mensagem por Jose Antonio jantonio »

"Suar, garimpar e compartilhar"

Esse deveria ser o lema dos usários de CMSs aqui no brasil...

Acho que é passada a hora de desenvolvermos trabalhos para disponibilização de SUPORTES mais COMPLETOS  e DIDÁTICOS, esforço parecido com o realizado pelo DMOZ.

Fóruns são excelentes alternativas, mas devem ser encarados como recursos complementares, na medida que não disponibilizam informações sequenciadas e didáticas.

Muitas vezes, fóruns mais confundem que ajudam. Todos nós já devemos ter tido experiências em deixar uma pergunta em um fórum e alguém respoder, nos deixando mais confusos ainda...

O que é óbvio para quem está a um ano com o JOOMLA (por exemplo), é absolutamente estranho para alguém que está com ele a uma semana. E as pessoas que se propõe gentilmente ajudar os iniciantes nos fóruns, muitas e muitas vezes se esquecem disso.

Muitos iniciantes, mas muitos mesmo desistem pela falta de suporte "sequenciado", uma base de conhecimento, onde o usuário pudesse recorrer para instalar, configurar e obter soluções para os problemas encontrados nos scripts...

Um fórum, seria então um complemento, para as excessões...

Posso estar pecando pela ignorância, mas não conheço nenhum trabalho completo e definitivamente eficiente realizado aqui no Brasil em termos de SUPORTE.

Que o DMOZ nos inspire...
Avatar do usuário
Diogo Magalhães
Super Joomleiro
Mensagens: 1131
Registrado em: 27 Jun 2004, 14:09
Localização: Belo Horizonte
Contato:

Re: O maior problema dos CMSs no Brasil...

Mensagem por Diogo Magalhães »

De certa maneira tens razão, mas uma equipe de suporte dedicada presupõe dinheiro, remuneração.

Eu também senti essa necessidade no início de meus estudos do, então, Mambo. Com o tempo aprendi a reconhecer o paradigma da informação pulverizada, carente de ordem e me virar com isso. Ademais, a mutabilidade, associada ao volume dessas informações, é grande e nunca conclusa, não tornando fácil sua transformação em conhecimento formal, ordenado.

Em meio a esse ambiente, cada um escolhe um hipercaminho, permeando as áreas de seu interesse e algumas adjacentes, deixando um rastro de observaçãoes, possivelmente úteis, aos que percorrerem, tangenciarem ou secarem esse hipercaminho. Todos nós, nos foruns, estamos em busca de alguma informação e deixamos algum conhecimento ao longo da busca e ajudamos na medida do possível e dentro de nossas capacidades.
: : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : :
Só respondo questões do fórum no fórum.
Avatar do usuário
gislaine
Usuário
Mensagens: 175
Registrado em: 22 Ago 2008, 14:58

Re: O maior problema dos CMSs no Brasil...

Mensagem por gislaine »

Bom eu falo q muito q aprendi no joomla é dando cabeçada
infelizmente falta uma coisa no povo educação
Sobre suporte requerer remuneração
bom ajuda quem quer. Se nao quer pra q abrir suporte?
Sei a ja passei por mais de 5 cms. Até hoje o que vejo é o povo mais interessado em grana no q verdadeiramente ajudar
Um lembrete sabio q guardo comigo é
"Compartilhar conhecimento enriquece"

Vai de cada pessoa. Talvez seja radicalismo da minha parte mas é o que eu sinto.
Avatar do usuário
Jorge Luis
Usuário
Mensagens: 103
Registrado em: 23 Nov 2007, 09:37
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: O maior problema dos CMSs no Brasil...

Mensagem por Jorge Luis »

Eu concordo em parte!

Existem dois problemas:

1º - Percebo que muitas vezes as pessoas tem pouca paciência em ajudar aos iniciantes. Seja pela pouca vontade ou, até mesmo, uma certa grosseria nas respostas.

2º - E, o mais sério! Colocar nomes aos bois! Em vez dos famosos "Socorro", "Me ajudem", "Estou com problemas" etc., coloquem exatamente qual a dúvida. E é isso que transforma qualquer fórum numa confusão!palavras
Avatar do usuário
Willian Souza
Super Joomleiro
Mensagens: 869
Registrado em: 25 Mai 2006, 10:51
Localização: Jaguariúna - SP

Re: O maior problema dos CMSs no Brasil...

Mensagem por Willian Souza »

É... isto é um fato que sempre existira!

O grande fato é que mais de 95% dos que utilizam o Joomla são autodidatas, aprenderam sozinhos, pois já tinham certo conhecimento de programação, facilidade de aprendizado e uma bela dose de curiosidade.

O que complica as "aulas" em Joomla é justamente isto: quem já sabe trabalhar com o mesmo, não tem tempo para ensinar, pois não é muito vantajoso dispender de horas a ensinar quando se poderia ganhar muito mais desenvolvendo sites em Joomla.

A minha dica é a seguinte: instale o Joomla em localhost, e faça muitos, muitos, mais muitos testes mesmo.

Existem DIVERSOS tutoriais em português, todos muito bem explicados. Aliás, para quem tem um pouco de familiaridade com o inglês, o "Help" do Joomla mesmo pode ajudar e muito!!! Agora quem só fala português... ai precisa procurar por tutoriais que já estão disponibilizados no fórum através de dezenas de links. É só efetuar uma boa busca.


Aprender a trabalhar com Joomla é simples, porém complexo para os novatos. E é algo completamente natural, todo aprendizado é assim!

O segredo é a PACIÊNCIA em aprender e após alguns meses quando se sentir seguro que já conhece o básico do Joomla e de suas extensões - pois isso também é muit importante - ai sim você se aventura a fazer um serviço para algum cliente.

Bom, o ensino é coletivo, mas o aprendizado é individual e a velocidade com que cada um absorve este conhecimento é bem peculiar de cada um.

Força a todos os novatos e na medida do possível se eu puder ajudar a qualquer um estamos ai.

Boa sorte a todos os novatos em Joomla!!!  ;)
Avatar do usuário
Jorge Luis
Usuário
Mensagens: 103
Registrado em: 23 Nov 2007, 09:37
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: O maior problema dos CMSs no Brasil...

Mensagem por Jorge Luis »

Concordo!
Avatar do usuário
Karlos Rikaryo
Super Joomleiro
Mensagens: 876
Registrado em: 06 Nov 2004, 16:03
Localização: Iguatu/CE - Brasil
Contato:

Re: O maior problema dos CMSs no Brasil...

Mensagem por Karlos Rikaryo »

Poxa tema legal...mas veja só o meu posicionamento sobre o assunto....

Como o Wilinan disse: geralmente quem usa Joomla! são auto didatas e isso é um fato, muitos acham que o Joomla! por ser uma CMS com uma interface bem amigável com tudo bunitinho querem montar seu primeiro site em uma noite ou uma semana e nós sabemos que apesar do Joomla! ser o que é existe muita coisa que precisa ser aplicada com técnica e as vezes com muita manha..eu mesmo aprendi muita coisa ainda na época do Mambo e vivi todo aquele processo de mudança até chegarmos no Joomla! e hoje a comunidade ta ajudando muito. Tem novatos que brigam quando alguem não o responde e a solução para o problema de "iniciante" dele já tá ha muito tempo respondido aqui no fórum....geralmente eles não fazem busca pelo fato de quererem as respostas na mão...eu mesmo já fiz isso e com o tempo mudei meu pensamento e fico aqui online muitas horas pra ajudar como posso.

Existe muitos site com tutoriais, vídeos aulas, etc... e tudo se resolve a partir que o camarada faça uma simples busca, que seja aqui no fórum ou em qualquer site de pesquisa.

O Joomla! tem muita documentação...de como manusear o sistema, de como fazer templates, enfim muita documentação...agora pra montar um suporte direto como o José Antonio falou requer dinheiro, porque passa a ser um trabalho não voluntário e infelizmente a roda da vida não favorece.

Amigos eu mesmo estou aqui pra passar o pouco conhecimento que adquiri e espero que vários outros que sejam ajudados aqui passem sua experiência com o Joomla! adiante para que outras pessoas possam construir seu mundo online...

vlw :)
Karlos Rikáryo
Inventtive Tecnologia
(88) 8809.9022
Avatar do usuário
Diogo Magalhães
Super Joomleiro
Mensagens: 1131
Registrado em: 27 Jun 2004, 14:09
Localização: Belo Horizonte
Contato:

Re: O maior problema dos CMSs no Brasil...

Mensagem por Diogo Magalhães »

Existem ainda umas questões bobas, do tipo:

- tem coisa que a gente não sabe ou nunca experimentou. Não tem como responder.
- tem questão tão básica, que a gente sente que o camarada não pesquisou ou leu a treca nem mesmo o mínimo. Quando eu percebo que a  dúvida é mais para compreensão do conceito ou da "mentalidade" do Joomla, eu respondo com satisfação, pois isso é o suporte para o aprendizado duradouro etc etc etc
- O pior é que tem pergunta que não dá pra entender. Acho que todos deviam tentar usar a sintaxe gramatical com o mesmo esmero que se usa a sintaxe de programação, com exatidão. De outra maneira, fica muito difícil de entender e, numa situação que temos pouco tempo, a gente passa para a próxima, melhor definida.
: : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : :
Só respondo questões do fórum no fórum.
Gustavo sillero
Novato
Mensagens: 1
Registrado em: 19 Dez 2007, 15:57
Localização: Porto Alegre

Re: O maior problema dos CMSs no Brasil...

Mensagem por Gustavo sillero »

Acho todos os pontos explicitados aqui válidos.

Ao mesmo tempo que tem que se mudar a mentalidade de quem já entende do assunto para que passe o conhecimento adiante, existem muitas questões bobas que com o mínimo de pesquisa poderiam ser respondidas.

Da parte de quem tem que passar o conhecimento, tem aquele ditado: "Não dê o peixe mas ensine a pescar". Acho que facilita pra todos. Como disseram, tem bastante tutorial e sistemas prontos por aí, basta orientar quando o iniciante tiver uma dúvida, que tipo de dúvida é essa e dizer a ele exatamente o que deve procurar. E isso também fica difícil pra todos quando o próprio iniciante não sabe "perguntar". Vejo por aí o pessoal fazendo perguntas "ai, como eu façoi isso.../to com problema com tal coisa, ajuda pls..." aí vem a resposta "tá, mas que versão do joomla tu usa? qual a versão do php do servidor? qual o site pra gente ver o que está acontecendo?". Nisso se perde uns bons dias, só pra estabelecer as condições do sistema. Se o iniciante fosse orientado em "como perguntar", economizava tempo também.

Da parte do iniciante, a principal barreira a meu ver é o inglês. Tudo bem um iniciante querer instalar o joomla em seu site por parecer bonitinho, confiavel e fácil de instalar. Muita gente começa a mexer com ele quando adolescente ainda. Mas acho inaceitável querer aprender aquele "um pouco mais" e a pessoa não entende de programação e nem saber inglês. Hoje em dia saber inglês é o mínimo na educação da pessoa. Há 20 anos, saber duas línguas era diferencial, mas hoje em dia, há de se aprender pelo menos uma terceira língua. Eu tenho um inglês quase tão bom quanto meu português, e sinto que estou para trás pois não tive oportunidade de aprender uma terceira língua (meta de 2008, hehe).

Resumindo, quando iniciante e com questões de iniciante, há de se relevar e orientar. Mas quando se quer sair dessa fase, tem que parar de procurar as respostas da mesma maneira. E sem saber inglês e um mínimo de programação, nunca vai deixar de ser um iniciante.
Editado pela última vez por Gustavo gustavo em 19 Dez 2007, 16:24, em um total de 1 vez.
Responder