Joomla x Os Outros = Simples Assim?

Críticas e Sugestões relacionados ao fórum do JoomlaBrasil.

Não usar para dúvidas referentes ao Mambo ou Joomla!, tais mensagens serão apagadas.
Avatar do usuário
Leonardo Silva
Novato
Mensagens: 3
Registrado em: 25 Out 2007, 11:27
Localização: Belo Horizonte
Contato:

Joomla x Os Outros = Simples Assim?

Mensagem por Leonardo Silva »

Oi pessoal!

Sou novo aqui na comunidade, novo também no Joomla. Comecei a desenvolver sites de internet por pura necessidade, ou melhor, por falta de dinheiro para pagar alguma empresa ou desenvolvedor, que no ano de 1998 chegaram a me cobrar até 15 mil reais por um site simples somente em html, todo estático.

Bom... aprendi html na marra para fazer o site da minha empresa. Na época já existiam CMS, mas eu não tinha a menor idéia do que se tratava e nem cabeça pra entender. O tempo vai passando e naturalmente as coisas vão evoluindo, graças a gente mesmo (ainda bem)!

Hoje desenvolvo alguns sites, mesmo com meu conhecimento limitado, graças aos CMS e pessoas que trocam suas experiências em comunidades como esta. Sou empresário, na área da Produção e Gestão Cultural - pouca coisa a ver com desenvolvimento de tecnologia.

Então chega desse papo e vamos ao assunto do tópico!

De tudo que até hoje li e testei, achei dois CMS que me agradaram: O Joomla e o Drupal. A maioria dos artigos falam a mesma coisa: O Joomla é mais poderoso que o Drupal, porém mais difícil de desenvolver. Aliás, os mesmos artigos dizem que o Joomla é, disparado na frente de outros, o CMS mais poderoso que existe hoje.

Legal! Mas me digam sinceramente: A última frase do parágrafo anterior é verdade?

Tenho alguns sites que desenvolvi com Drupal e todos, até semana passada, supriram as necessidades de forma simples e prática. O problema é que agora "eu travei". Sim! O Drupal ficou limitado para as minhas necessidades. O sistema de e-commerce no Drupal é complicadíssimo (na minha opinião) e tem pouquíssimo suporte (na opinião dos usuários Drupal), além de não estar adaptado para a realidade brasileira. Por isso estou tentando migrar pro Joomla. Mas estou passando aperto. Ou melhor, estou passando por várias dúvidas e confusões.

Basicamente, o site da minha empresa precisa ser uma comunidade online (com os mais avançados recursos), uma loja virtual (completa e segura) e um sistema de hospedagem e registro de domínios na internet. Tudo junto, num site só.

Pelo site oficial do Joomla, vi que existem todas as extensões e módulos que eu necessito. No entanto, não cheguei a testá-los, pela dificuldade que estou tendo.

Primeiro, só consegui instalar o Joomla no meu servidor usando aquele tal "Fantástico" do cPanel. Não sei se por causa de permissões nos diretórios ou configurações do .htacces. Bom, pelo menos eu consegui instalar de alguma forma...

Algumas coisas que tento alterar, só retorna a mensagem "Erro!". Não diz o porquê. Queria tanto que retornasse "Erro! Você está tentando instalar o componente errado!", ou qualquer coisa do tipo.

Alguém aqui já usou o Drupal? Qual a avaliação que fazem entre Joomla e Drupal? Porque o Joomla e não os outros que existem por aí? (essa última pergunta é só pra confirmar a resposta que eu já sei)

E antes que me esqueça, qual é a versão do Joomla que possibilita instalar mais recursos, componentes e módulos?

Ok!

Estou até disposto a pagar pelos serviços de um desenvolvedor que possa entender as minhas "pirações" e "idéias geniais", como um parceiro, de um trabalho fixo sem previsão de término.

Agradeço a existência dessa comunidade.

Gentilmente.
Editado pela última vez por Anonymous em 25 Out 2007, 14:14, em um total de 1 vez.
--
Leonardo Silva
Produtor Cultural
Avatar do usuário
Karlos Rikaryo
Super Joomleiro
Mensagens: 876
Registrado em: 06 Nov 2004, 16:03
Localização: Iguatu/CE - Brasil
Contato:

Re: Joomla x Os Outros = Simples Assim?

Mensagem por Karlos Rikaryo »

Leonardo amigo, o Drupal é muito legal...mas realmente a frase...O Joomla é sim disparado na frente de outros, o CMS mais poderoso que existe hoje.

O motivo para essa afirmação são varios...maior comunidade no mundo, modulos, componentes e plugins, codigo livre de verdade..além dos beneficios de ser elegante, organizado, pra quem programa o codigo fonte é perfeito.

Pra se ter uma noção da importância do Joomla o Fórum joomla.org vive batendo record de acessos, postagens.

Sem falar na versão 1.5 que tá chegando totalmente reformulado e em várias linguas, inclusive o portugues que é mantido pelo time do Joomla Brasil, Joomla.com.br entre outros.

Hoje como a versão 1.5 tá chegando e muitas coisas foram mudadas, está a milhares de passos a frente do Mambo que foi o CMS, digamos mãe do Joomla e hoje confirma todo o poder do Joomla...porque antes o Mambo era o melhor, daí se dá para imaginar..

Por conta das novidades do Joomla 1.5 a versão que mais possui compatibilidade com as extensões é a versão 1.0.13, mas que muito em breve será substituída pela 1.5 final.

Não tenha duvidas o Joomla é mesmo o melhor..

Espero ter tirado um pouco de suas duvidas

abraços  :)
Karlos Rikáryo
Inventtive Tecnologia
(88) 8809.9022
Avatar do usuário
Leonardo Silva
Novato
Mensagens: 3
Registrado em: 25 Out 2007, 11:27
Localização: Belo Horizonte
Contato:

Re: Joomla x Os Outros = Simples Assim?

Mensagem por Leonardo Silva »

Oi Karlos. Obrigado pela resposta.

Como eu disse, estou começando agora com o Joomla e é importante lembrar: não sou desenvolvedor experiente. Minha formação nessa área é toda por artigos, tutoriais e discussões em comunidades na internet. Com o Joomla, estou gastando mais tempo nas configurações. Mas certamente, está ficando bem melhor que meus sites com Drupal.

Pelo que estou vendo, a única vantagem em usar o Drupal é mesmo a facilidade nas instalações, além da organização do conteúdo em hierarquias que o Drupal faz muito bem. Já para customizações de temas e módulos (chamo de módulo todas as extensões), o Joomla parece bem mais fácil. Claro que, para customizar qualquer coisa é preciso saber o que está fazendo.

Quando ao "poder" de um CMS, estou vendo: O Joomla está na frente mesmo. Sem dúvidas. Vejo uma infinidade de possibilidades com este CMS, depois de ter experimentado tantos outros. Estou usando a versão 1.0.13, exatamente por causa de compatibilidade com as extensões.

Meu maior problema é o tempo. Quase sempre sou obrigado a interromper o trabalho pela metade. Do mesmo jeito, recomeço e faço a mesma coisa várias vezes. Assim fica difícil mesmo... acho que todo mundo concorda com isso.

Apesar de tantas palavras, as dúvidas que eu tinha quanto ao Joomla já foram completamente sanadas. Este é "O CMS"! Igual o Cazuza é "O Cara" (comparação infeliz essa. hehe).

O que vou precisar agora é de um parceiro de trabalho, que NÃO seja voluntário. Acho ótimo o trabalho voluntário e eu mesmo faço alguns (mais na minha área, claro). Contribuí bastante também na comunidade Drupal Brasil. Na medida que for aprendendo sobre o Joomla, vou contribuindo também nesta comunidade. O trabalho voluntário tem um único grande problema: É feito quando dá! Ninguém vive de trabalho voluntário.

Apesar do título do tópico, mudei de assunto. Vou abrir um outro, em outra seção, para buscar um parceiro na minha jornada.

Quem precisar de alguma coisa relacionada à Produção Cultural (realização de eventos de qualquer tipo, espetáculos, shows, desenvolvimento cultural...) fale comigo!

Agradeci no início e agradeço no final.

Um abraço!
--
Leonardo Silva
Produtor Cultural
Responder