Vcs Falam que é JOOMLA??

Críticas e Sugestões relacionados ao fórum do JoomlaBrasil.

Não usar para dúvidas referentes ao Mambo ou Joomla!, tais mensagens serão apagadas.
Pedrobo
Usuário
Mensagens: 69
Registrado em: 14 Jan 2007, 13:40

Vcs Falam que é JOOMLA??

Mensagem por Pedrobo »

Boa Noite,
Hoje aconteceu um fato curioso comigo, fui visitar o meu 2 cliente e apresentar meu portifólio de produtos, este cliente quer fazer um site.
Quando vcs fecham um negócio de web-site vcs falam que é o portal Joomla, e explicam como funciona, que é um projeto livre etc...?
Eu expliquei para este cliente e ele só faltou dizer pra mim tomar vergonha na cara, tipo pego uma coisa "pronta" da internet e vendo pra ele, dai tentei explicar que não era bem assim bla, bla, bla.
Só sei que ele não gostou muito da idéia e ficou de me comuinicar se iria fechar o negócio.

Vcs já sofream com este tipo de situação?
Tem alguma dica de como ajir com relação a apresentação de um projeto joomla?

Só sei que fiquei um pouco deslocado na hora..rsss

Valeu
Avatar do usuário
Dr. Stranho
Usuário
Mensagens: 135
Registrado em: 19 Ago 2008, 16:57

Re: Vcs Falam que é JOOMLA??

Mensagem por Dr. Stranho »

Pedrobo,
Há muito tempo atraz um amigo me falou a seguinte frase, "eu prefiro tratar com bichos do que com gente".
Nos deparamos com pessoas de todos os tipos, sabe como é cliente, pensa que pode tudo e a história não é bem assim. Assim como você tem o seu lugar, o cliente também tem o lugar dele.
No mínimo, esse cara não está atualizado e muito menos informado. Você delicadamente na próxima visita, manda ele ler um pouco de licenças GNU/GPL.
Além dele fechar o negócio com você, ainda vai de te pedir desculpas.

[]´s
Dr. Stranho
Avatar do usuário
Ronildo Costa
Super Joomleiro
Mensagens: 1454
Registrado em: 04 Mar 2005, 21:09

Re: Vcs Falam que é JOOMLA??

Mensagem por Ronildo Costa »

Cara faça o seguinte, se falar com este mesmo cliente, ofereça pra ele as seguintes opções.
Você contruir um cms do zero, cobrar por isso 50.000,00 reais, e uma manutenção de 2.000,00 por mês.

Ou então utililzar, um cms já pronto, que existe uma grande comunidade por trás trabalhando por melhorias, e ofereça por 5.000,00 e uma manutenção de 100,00 por mes.
Veja qual a opção que mais vai agradar o seu cliente, entende??
Tendo vantagem que o joomla se ele quiser depois que encerrar o contrato com vc, poderá utilizar sem problema, já o seu cms ele só vai poder utilizar enquanto tiver contrato com a sua empresa.
Daniel Corrêa
Super Joomleiro
Mensagens: 2156
Registrado em: 24 Mai 2005, 13:30
Localização: Belo Horizonte
Contato:

Re: Vcs Falam que é JOOMLA??

Mensagem por Daniel Corrêa »

Eu sempre falei a meus clientes sobre o Joomla!
Nunca tive problemas desta natureza, mas posso ter um dia. :)

O fundamental você fez. Disse a verdade. Talvez faltou um pouco mais de conhecimento e jogo de cintura para driblar as eventuais dúvidas e acusações do tal.

Mostre a ele q empresas como a Porsche Brasil e instituições como a ONU, UFMG, UFRGS, UFTO usam o Joomla!. Ai se ele não quiser, paciência.
www.pagseguro.com.br - Faça cobranças a partir do seu site
www.hostphi.com - Hospedagem Joomla!
www.joomlaminas.org - Tutoriais e Artigos sobre o Joomla!
Avatar do usuário
Félix Júnior
Usuário
Mensagens: 120
Registrado em: 29 Jul 2005, 22:19

Re: Vcs Falam que é JOOMLA??

Mensagem por Félix Júnior »

Com clientes não tive (ainda)... porém entre meus amigos que não usam o Joomla e fazem tudo na mão, me discriminam bastante, dizendo que fiquei preguiçoso e tal.... mas eu sempre lembro que o forte de um cms poderoso como o Joomla é a produtividade, e que mesmo estando "pronto" para uso, sempre faço minha customização e adaptação.
Editado pela última vez por Anonymous em 31 Jan 2007, 18:50, em um total de 1 vez.
mortago
Usuário
Mensagens: 61
Registrado em: 10 Jan 2009, 21:52
Contato:

Re: Vcs Falam que é JOOMLA??

Mensagem por mortago »

Félix Júnior escreveu: (...)dizendo que fiquei preguiçoso e tal(...)
É. Ouvi isso tb... Os caras falam isso pq não sabem o trampo que dá! rsrsrsrsrs

Arre égua!

[s]
Marcelo Conceição
Novato
Mensagens: 42
Registrado em: 01 Out 2005, 15:49

Re: Vcs Falam que é JOOMLA??

Mensagem por Marcelo Conceição »

Olha,

Não sei quanto a vocês, mas eu tenho muito mais trabalho para desenvolver um site com o Joomla do que os que eu fazia antigamente (com dreamweaver ou flash).

Mas a grande diferença é a tecnologia, a interatividade e a quantidade de recursos de um CMS que não se compara a páginas fixas.

O que eu quero dizer, que mesmo usando o CMS pronto, o trabalho é grande para que tudo funcione e que tenha recursos interessantes.

Um abraço,
Marcelo
arzobispo
Novato
Mensagens: 4
Registrado em: 29 Jan 2007, 00:45

Re: Vcs Falam que é JOOMLA??

Mensagem por arzobispo »

Apesar de não dominar o joomla posso dizer que ele simplifica o trabalho da configuração inicial, em termos de trabalho eu acho mais facil o flash, mas confesso que não tem lógica um portal ou mesmo um site simples mas que artigos sempre são inseridos sendo em flash.
O joomla me dá a oportunidade criar um usuario para meu cliente e administrar o conteudo no caso de algo dar errado, mas dificilmente dará por causa do sistema de permissões. É simples e direto, mas pode ser visualmente modificado de varios modos, inclusive usando componentes em flash.
Creio que deve-se explicar que o site será montado sobre a plataforma joomla, mas que isso de maneira nenhuma significa baixa qualidade.

Eu ainda estou apanhando, mas para sites dinâmicos só os testes que já fiz... comprovam a mim o quanto esta ferramenta é poderosa.

Só completando... eu já vi cliente dizendo que queria que seu site rodasse em um servidor windows pois ele não conseguiria acessar de casa se fosse em linux...
--------------------------------------------------------
Espero ter ajudado
Avatar do usuário
Willian Souza
Super Joomleiro
Mensagens: 869
Registrado em: 25 Mai 2006, 10:51
Localização: Jaguariúna - SP

Re: Vcs Falam que é JOOMLA??

Mensagem por Willian Souza »

Eu particularmente não falo a meus clientes que o site deles pode sair de graça se ele souber trabalhar com o Joomla, pelo simples fato de que já foi mencionado antes de achar que somos pilantras ou algo do gênero, o que não é verdade, pois se vc menciona algo do tipo, vai perder mais tempo tentando explicar o "porque" cobrar por um sistema gratuito do que sobre o que o cliente vai precisar para publicar seu site. Apenas apresento as qualidades e as vantagens de se usar este sistema. A grande maioria de nossos clientes que usam Joomla, não se importam pelo fato do sistema ser gratuito, mesmo porque isto não é mencionado (no meu caso) onde eles apenas se preocupam em ter um site dinâmico com recursos que o Joomla possui.

O problema de se mencionar que o Joomla é um sistema com licença GNU/GPL é que todo brasileiro quer sempre tirar vantagem em algo. Principalmente se ele souber que a coisa é grátis e vai querer explorar o webmaster que estiver propondo este sistema CMS.

A essência da coisa, de se propor um projeto em Joomla é falar sempre a verdade, mas omitir outras - vocês não estarão mentindo, apenas deixando de informar algo ao seu cliente que não tem necessidade dele saber. Jogo de cintura, como disse o colega a pouco, é importante e ajuda a evitar muita dor de cabeça.

Se todos nós mencionarmos que o Joomla é gratuito aos nossos clientes, ninguém vai conseguir fechar nenhum negócio, ou se fechar a um preço muito, mas muito baixo, o que não é nada justo pelo tremendo trabalho de horas a fio elaborando estes sites.

Boa sorte a todos e este probleminha que não é tão grave, pois com o tempo trabalhando com o Joomla, já se sabe como chegar em seu cliente e informá-lo apenas o necessário. Como todos sabem, o peixe morre pela boca, então cuidado com as iscas que alguns clientes jogam para "pescar" uma boa pechincha.
Editado pela última vez por Anonymous em 13 Fev 2007, 10:09, em um total de 1 vez.
Daniel Corrêa
Super Joomleiro
Mensagens: 2156
Registrado em: 24 Mai 2005, 13:30
Localização: Belo Horizonte
Contato:

Re: Vcs Falam que é JOOMLA??

Mensagem por Daniel Corrêa »

Willian Souza escreveu: ... todo brasileiro quer sempre tirar vantagem em algo.
Verdade, você inclusive confirmou isso aqui! :P
Willian Souza escreveu: A essência da coisa, de se propor um projeto em Joomla é falar sempre a verdade, mas omitir outras - vocês não estarão mentindo, apenas deixando de informar algo ao seu cliente que não tem necessidade dele saber. Jogo de cintura, como disse o colega a pouco, é importante e ajuda a evitar muita dor de cabeça.
www.pagseguro.com.br - Faça cobranças a partir do seu site
www.hostphi.com - Hospedagem Joomla!
www.joomlaminas.org - Tutoriais e Artigos sobre o Joomla!
Avatar do usuário
Willian Souza
Super Joomleiro
Mensagens: 869
Registrado em: 25 Mai 2006, 10:51
Localização: Jaguariúna - SP

Re: Vcs Falam que é JOOMLA??

Mensagem por Willian Souza »

Caro Daniel, não vejo isso como vantagem. Vc fala para seus clientes que se ele quisesse poderia fazer um site sem a sua ajuda?
Avatar do usuário
Ronildo Costa
Super Joomleiro
Mensagens: 1454
Registrado em: 04 Mar 2005, 21:09

Re: Vcs Falam que é JOOMLA??

Mensagem por Ronildo Costa »

O daniel eu não sei, mas eu falo.
E também digo que ele está pagando pela customização e por ensinar ele a usar o sistema. E não por desenvolve-lo.
Daniel Corrêa
Super Joomleiro
Mensagens: 2156
Registrado em: 24 Mai 2005, 13:30
Localização: Belo Horizonte
Contato:

Re: Vcs Falam que é JOOMLA??

Mensagem por Daniel Corrêa »

Willian Souza escreveu: Caro Daniel, não vejo isso como vantagem. Vc fala para seus clientes que se ele quisesse poderia fazer um site sem a sua ajuda?
Willian, o cliente neste caso paga pelo serviço e não pelo sistema.
www.pagseguro.com.br - Faça cobranças a partir do seu site
www.hostphi.com - Hospedagem Joomla!
www.joomlaminas.org - Tutoriais e Artigos sobre o Joomla!
Avatar do usuário
renan Renan0803
Usuário
Mensagens: 160
Registrado em: 13 Ago 2007, 09:17

Re: Vcs Falam que é JOOMLA??

Mensagem por renan Renan0803 »

O cliente neste caso
provavelmente pouco sabe sobre a ferramentea joomla

o que faz com que nesse sentido ele seja um ignorante
acho que talvez tenha faltado um pouco de jogo
de cintura seu para explicar que o joomla não é tão simples assim


;D
Daniel Corrêa
Super Joomleiro
Mensagens: 2156
Registrado em: 24 Mai 2005, 13:30
Localização: Belo Horizonte
Contato:

Re: Vcs Falam que é JOOMLA??

Mensagem por Daniel Corrêa »

Ops, o Joomla! é simples!
www.pagseguro.com.br - Faça cobranças a partir do seu site
www.hostphi.com - Hospedagem Joomla!
www.joomlaminas.org - Tutoriais e Artigos sobre o Joomla!
Roberto RobertoJJ
Novato
Mensagens: 25
Registrado em: 04 Ago 2007, 19:57

Re: Vcs Falam que é JOOMLA??

Mensagem por Roberto RobertoJJ »

Um absurdo ele falar isso.
Hoje entendo e muito bem como deve ser dificil ouvir isso.
E facil entre ""  para quem estudou e tem muita experiencia com isso.
Alem de que facil não significa sem trabalho, eu não conhecia nada de web design, e resolvi montar um site só atraves de tutorias na internet.
Apesar de estar usando joomla, eu estou suando muito para montar meu site.
E conserteza se eu conseguir fazer um bom trabalho, devo 99% a vocês profissionais que disponibilizam tutoriais e ate mesmo me ajudam pelo msn.
Parabens pelo otimo trabalho que vocês fazem!!
Parabens a essa comunidade maravilhosa.
Avatar do usuário
Eduardo Ferreira
Novato
Mensagens: 47
Registrado em: 24 Ago 2007, 12:24
Localização: Alvorada

Re: Vcs Falam que é JOOMLA??

Mensagem por Eduardo Ferreira »

No meu caso, eu SEMPRE digo que é com Joomla e que é um sistema FREE. Dou até o endereço para o próprio cliente baixar as extensões para o Joomla, para que o mesmo possa realizar manutenção e agregar valor ao seu site.

Não foco meu trabalho em manutenção (e isto pode ser um erro), acho que vender um site onde o próprio cliente pode fazer atualizações é um forte argumento de vendas, pois o cliente não vai precisar contratar alguém toda vez que quiser inserir/alterar algum conteúdo no site.

Digamos que deixar o cliente andar com as próprias pernas é bom para ele, caso ele precise de ajuda, aí sim entro com alguma proposta para manutenção/correção no site.

Procuro vender a idéia de "customização", seja em templates, seja com ajuda para construir mapa de site e conteúdo, seja com treinamentos e apostilas com tutoriais de administração, seja com customização de módulos e componentes.

E até recomendo dizer que é sistema free mesmo, senão daqui a pouco vc inventa de dizer (ou omitir) que o sistema é seu ou de sua empresa. Aí o cliente acaba descobrindo e aí pode gerar algum stress e vc pode até perder o cliente por causa disto.

Mas.... cada um cada um....
Responder