Tradução do Community Builder 1.0.2

Colabore. - Se você traduziu algum arquivo de idiomas para brazilian_Portuguese.php, Publique a sua tradução aqui. Copie e Cole o Código, no fórum, entre as Tags "CODE" e "/CODE".

Avatar do usuário
Filipe Torres
Usuário
Mensagens: 114
Registrado em: 03 Ago 2005, 22:06
Localização: Recife
Contato:

Tradução do Community Builder 1.0.2

Mensagem por Filipe Torres »

Olá comunidade de tradutores,
estou lançando a proposta de montar uma equipe de tradução para o Community Builder 1.0.1 para PT-BR.
Como este é um componente muito utilizado, penso que seria do interesse de todos um versão em PT-BR.

Alguns membros do joomlapt começaram uma tradução, mas abandonaram o projeto. Os arquivos de linguagem e alguns plugins já foram traduzidos para PT-PT, mas ainda faltam alguns arquivos do core e plugins. Proponho que comecemos a partir do pacote de linguagem PT-PT, adaptando os termos que são diferentes para PT-BR. Em seguida dos plugins já traduzidos para PT-PT e por último a tradução do core e dos plugins em inglês que faltam.

Isto é apenas uma proposta inicial de trabalho. A forma de  distribuir as tarefas, disponibilização dos arquivos para avaliação e comentários da tradução, e finalização dos pacotes para disponibilização à comunidade, seria decidido em conjunto por todos aqui.

Então é isto. Quem quiser participar é bem vindo. Eu já entrei em contato com membros do joomlapt para montarmos uma parceria, já que eles começaram a traduzir, podem nos ajudar com a tradução e seria uma forma de criar laços mais fortes com eles e, quem sabe, realizarmos futuros projetos em conjunto. Acho que ainda falta uma interlocução maior nesse sentido com os portugueses e eles estão bem organizados como tradutores oficiais do Joomla em português lusitano. Alíás, não sei se já acontece, mas o joomlabrasil já deveria ser parceiro oficial de tradução em PT-BR.
Editado pela última vez por Anonymous em 24 Nov 2006, 01:04, em um total de 1 vez.
Filipe Torres
Designer gráfico e webdesigner
http://www.filipetorres.net
Avatar do usuário
Filipe Torres
Usuário
Mensagens: 114
Registrado em: 03 Ago 2005, 22:06
Localização: Recife
Contato:

Proposta de tradução do Community Builder 1.0.2

Mensagem por Filipe Torres »

Olá a todos,
desde que comecei este tópico já conversei com algumas pessoas em PVT e se tudo der certo, estaremos iniciando a tradução em breve.

Enquanto isso andei trabalhando no pacote da versão 1.0.1 em PT-PT, que o Paulo Izidoro, do joomlapt, preparou. Essa versão já foi adaptada da versão 1.0 RC2 em PT-BR, feita pelo alexander do www.ecossistemas.net, aliás um belo site com recursos de animação muito legais. O Paulo Izidoro acrescentou as strings que faltavam, que eu traduzi do inglês e agora lanço aqui a versão em PT-BR.

Espero que isso sensibilize mais pessoas a ajudarem na tradução do core e dos plugins. O manual de instalação oficial, eu já comecei a traduzir e em breve estarei disponibilizando aqui.
Anexos
brazilian_portuguese 1.0.1.zip
(52.71 KiB) Baixado 48 vezes
Editado pela última vez por Anonymous em 24 Nov 2006, 01:04, em um total de 1 vez.
Filipe Torres
Designer gráfico e webdesigner
http://www.filipetorres.net
Alexander Van Parys Piergili
Novato
Mensagens: 1
Registrado em: 22 Nov 2005, 11:13

Re: Proposta de tradução do Community Builder 1.0.1

Mensagem por Alexander Van Parys Piergili »

Olá Filipe e comunidade,

Estou à disposição´para colaborar com mais esta tradução do CB.

Sugiro que alguém (acho que pode ser vc, Filipe! 8)) assuma o projeto como " focalizador" e distribua tarefas, para agilizar o rabalho. De minha parte, prefiro que me deleguem uma função e eu mando bala!

No mais, agradeço ao Filipe pela lembrança em me convidar, e também pelos elogios ao site da Ecossistemas.

Um abraço fraterno,

Alex 8)
Avatar do usuário
Filipe Torres
Usuário
Mensagens: 114
Registrado em: 03 Ago 2005, 22:06
Localização: Recife
Contato:

Re: Proposta de tradução do Community Builder 1.0.2

Mensagem por Filipe Torres »

Bem vindo à equipe Alexander.

Hoje terminei a tradução do Guia de Instalação Oficial do Community Builder, feito por Nick A. do CB Team. É um guia passo-a-passo de como instalar corretamente o Community Builder, com diversas dicas e recomendações. Como o documento é protegido por direitos autorais, pedi autorização ao autor para poder distribuí-lo.

Quem quiser receber a tradução deste guia, favor enviar mensagem PVT pra mim.
Editado pela última vez por Anonymous em 24 Nov 2006, 01:05, em um total de 1 vez.
Filipe Torres
Designer gráfico e webdesigner
http://www.filipetorres.net
Avatar do usuário
Karlos Rikaryo
Super Joomleiro
Mensagens: 876
Registrado em: 06 Nov 2004, 16:03
Localização: Iguatu/CE - Brasil
Contato:

Re: Proposta de tradução do Community Builder 1.0.1

Mensagem por Karlos Rikaryo »

Bom tô nessa também Felipe...vamos vê a divisão do trabalho ok...fico no aguardo
Karlos Rikáryo
Inventtive Tecnologia
(88) 8809.9022
Avatar do usuário
Willian Souza
Super Joomleiro
Mensagens: 869
Registrado em: 25 Mai 2006, 10:51
Localização: Jaguariúna - SP

Re: Tradução do Community Builder 1.0.1

Mensagem por Willian Souza »

Também posso participar. Aguardo a divisão do trabalho para postarmos para a comunidade na integra.
Avatar do usuário
Filipe Torres
Usuário
Mensagens: 114
Registrado em: 03 Ago 2005, 22:06
Localização: Recife
Contato:

Re: Tradução do Community Builder 1.0.2

Mensagem por Filipe Torres »

Karlos Rikaryo escreveu: Bom tô nessa também Felipe...vamos vê a divisão do trabalho ok...fico no aguardo
Obrigado por ter atendido ao meu convite Karlos. Já enviei para o seu email parte dos arquivos do componente comprofiler para você traduzir.

[hr][/hr]
Willian Souza escreveu: Também posso participar. Aguardo a divisão do trabalho para postarmos para a comunidade na integra.
Valeu pelo apoio Willian e sinta-se parte da equipe. Também já enviei para o seu email (peguei no seu site) parte dos arquivos do componente comprofiler para você começar traduzir.
Editado pela última vez por Anonymous em 24 Nov 2006, 01:05, em um total de 1 vez.
Filipe Torres
Designer gráfico e webdesigner
http://www.filipetorres.net
Avatar do usuário
Karlos Rikaryo
Super Joomleiro
Mensagens: 876
Registrado em: 06 Nov 2004, 16:03
Localização: Iguatu/CE - Brasil
Contato:

Re: Tradução do Community Builder 1.0.1

Mensagem por Karlos Rikaryo »

Felipe já tô com a mão na massa aqui...

Vi um omentario no joomla.org q o CB vai sofrer uma mudança de estrutura...parece q a interface vai ficar mais facil o uso...legal né...


flw  ;D
Karlos Rikáryo
Inventtive Tecnologia
(88) 8809.9022
Avatar do usuário
Karlos Rikaryo
Super Joomleiro
Mensagens: 876
Registrado em: 06 Nov 2004, 16:03
Localização: Iguatu/CE - Brasil
Contato:

Re: Tradução do Community Builder 1.0.1

Mensagem por Karlos Rikaryo »

Felipe tive analisando o arquivo q vc me enviou e notei q tem alguns termos q é melhor não mexer pq a tradução da administração tá toda no dicionario, aqui não tem o q traduzir, só se for os comentários do componente...

e aí como ficamos?

??? ??? ???
Karlos Rikáryo
Inventtive Tecnologia
(88) 8809.9022
Avatar do usuário
Filipe Torres
Usuário
Mensagens: 114
Registrado em: 03 Ago 2005, 22:06
Localização: Recife
Contato:

Re: Tradução do Community Builder 1.0.2

Mensagem por Filipe Torres »

Karlos Rikaryo escreveu: Felipe já tô com a mão na massa aqui...

Vi um omentario no joomla.org q o CB vai sofrer uma mudança de estrutura...parece q a interface vai ficar mais facil o uso...legal né...

flw  ;D
Eu li uma matéria sobre o lançamento da versão 1.0.2 do CB no Joomlapolis e as alterações mais significativas são em relação ao suporte ao Joomla 1.5.
Eles já estão no release candidate 5 e ainda não conseguiram resolver todos os bugs e nem têm data prevista de lançamento por conta disso.
Segundo o Nick A., do CB Team, as alterações em relação à versão 1.0.2 seriam pequenas. Mas vamos esperar pra ver. Melhorias, pricipalmente na interface são sempre bem vindas.
Karlos Rikaryo escreveu: Felipe tive analisando o arquivo q vc me enviou e notei q tem alguns termos q é melhor não mexer pq a tradução da administração tá toda no dicionario, aqui não tem o q traduzir, só se for os comentários do componente...

e aí como ficamos?

??? ??? ???
Tem certeza disso Karlos?
Eu tô com o CB 1.0.1 instalado aqui na minha máquina e o back-end está apenas parcialmente em português. O pacote de tradução brazilian_portuguese  alterou o front-end e algumas telas do back-end. No Back-end, à exceção do Configuration Manager, todas as outras telas estão com os nomes das colunas em inglês.

Talvez não tenha sido uma boa idéia dividir os arquivos entre os tradutores. Seria melhor se cada um cuidasse de alterar todas as palavras em inglês de determinada tela do back-end ainda não traduzida, até para contextualizar melhor a palavra e seu significado, assim a tradução teria mais sentido.

Nesse método, todos os tradutores ficariam com todos os arquivos do componente comprofiler, ao invés de ficar apenas com parte deles. O tradutor verificaria quais palavras precisam ser traduzidas, procuraria nos arquivos e faria a tradução da palavra em todos os arquivos necessários. Assim não ficaríamos procurando agulha em palheiro, tentando adivinhar o que precisa ser traduzido no meio do código PHP.

Problema depois seria pra juntar tudo isso num único arquivo. Poderíamos fazer isso com o Winmerge, comparando os arquivos originais com os alterados e consolidando as modificações num único arquivo no final.

O que vocês acham desse método? A decisão tem de ser rápida para evitar trabalho e tempo perdidos. Aguardo um retorno de vocês.
Editado pela última vez por Anonymous em 24 Nov 2006, 01:06, em um total de 1 vez.
Filipe Torres
Designer gráfico e webdesigner
http://www.filipetorres.net
Avatar do usuário
Karlos Rikaryo
Super Joomleiro
Mensagens: 876
Registrado em: 06 Nov 2004, 16:03
Localização: Iguatu/CE - Brasil
Contato:

Re: Tradução do Community Builder 1.0.1

Mensagem por Karlos Rikaryo »

Felipe eu acho q desse arquivo atual falta traduzir algumas linhas sim....principalmente da administração que precisa ser melhorada...acho q poderiamos pegar o arquivo em Ingles e traduzir do ZERO....podemos até dividir o arquivo de idiomas em algumas partes pro trabalho ficar mais rapido...

assim eu acredito q fique pelo menos perto de 100% da tradução pq o arquivo atual está com 75% traduzido...

e aí alguem mais tem ideias  :)
Karlos Rikáryo
Inventtive Tecnologia
(88) 8809.9022
Avatar do usuário
cecgodoy
Usuário
Mensagens: 84
Registrado em: 10 Jun 2006, 12:32

Re: Tradução do Community Builder 1.0.1

Mensagem por cecgodoy »

O CB 1.0.2 já está disponível para download no site http://www.joomlapolis.com/content/view/2190/37/

Abs.


Eu li uma matéria sobre o lançamento da versão 1.0.2 do CB no Joomlapolis e as alterações mais significativas são em relação ao suporte ao Joomla 1.5.
Eles já estão no release candidate 5 e ainda não conseguiram resolver todos os bugs e nem têm data prevista de lançamento por conta disso.
Carlos Eduardo Godoy
Professor de Ciências da Natureza
São Paulo / SP
Avatar do usuário
Filipe Torres
Usuário
Mensagens: 114
Registrado em: 03 Ago 2005, 22:06
Localização: Recife
Contato:

Re: Tradução do Community Builder 1.0.2

Mensagem por Filipe Torres »

cecgodoy escreveu: O CB 1.0.2 já está disponível para download no site http://www.joomlapolis.com/content/view/2190/37/

Abs.


Eu li uma matéria sobre o lançamento da versão 1.0.2 do CB no Joomlapolis e as alterações mais significativas são em relação ao suporte ao Joomla 1.5.
Eles já estão no release candidate 5 e ainda não conseguiram resolver todos os bugs e nem têm data prevista de lançamento por conta disso.

As notícias voam por aqui (ainda bem). Nos estávamos nos preparando para começar a tradução da versão 1.0.1 quando veio a notícia da nova versão. Desse modo, o tópico passa a tratar de agora em diante da nova versão.
Filipe Torres
Designer gráfico e webdesigner
http://www.filipetorres.net
Juliano julianojc
Usuário
Mensagens: 122
Registrado em: 05 Jul 2005, 15:34

Re: Tradução do Community Builder 1.0.2

Mensagem por Juliano julianojc »

Galera,

Eu andei fazendo uma pesquisa no fórum do joomlapolis.com e encontrei lá a tradução desta versão 1.0.2.

Inclusive já instalei e está funcionando perfeitamente.

Dêem uma olhada lá. Qualquer coisa eu posto aqui.
Avatar do usuário
cecgodoy
Usuário
Mensagens: 84
Registrado em: 10 Jun 2006, 12:32

Re: Tradução do Community Builder 1.0.2

Mensagem por cecgodoy »

Não encontrei!

Você poderia colocar aqui o link para a página onde achou a tradução?

Atenciosamente.


Juliano escreveu: Galera,

Eu andei fazendo uma pesquisa no fórum do joomlapolis.com e encontrei lá a tradução desta versão 1.0.2.

Inclusive já instalei e está funcionando perfeitamente.

Dêem uma olhada lá. Qualquer coisa eu posto aqui.
Carlos Eduardo Godoy
Professor de Ciências da Natureza
São Paulo / SP
Avatar do usuário
Karlos Rikaryo
Super Joomleiro
Mensagens: 876
Registrado em: 06 Nov 2004, 16:03
Localização: Iguatu/CE - Brasil
Contato:

Re: Tradução do Community Builder 1.0.2

Mensagem por Karlos Rikaryo »

Se cadastra lá e faz teu login pq pra fazer download é necessario ser cadastrado no site...

flw  :)
Karlos Rikáryo
Inventtive Tecnologia
(88) 8809.9022
Avatar do usuário
cecgodoy
Usuário
Mensagens: 84
Registrado em: 10 Jun 2006, 12:32

Re: Tradução do Community Builder 1.0.2

Mensagem por cecgodoy »

Me desculpem por insistir... mas ainda não encontrei essa tradução!

Me loguei no site e procurei, mas estou fazendo algo errado!!!

Seria possível colocar aqui o link para essa tradução?

Agradeço pela atenção.

Atenciosamente.

Juliano escreveu: Galera, Eu andei fazendo uma pesquisa no fórum do joomlapolis.com e encontrei lá a tradução desta versão 1.0.2. Inclusive já instalei e está funcionando perfeitamente. Dêem uma olhada lá. Qualquer coisa eu posto aqui.
Carlos Eduardo Godoy
Professor de Ciências da Natureza
São Paulo / SP
Juliano julianojc
Usuário
Mensagens: 122
Registrado em: 05 Jul 2005, 15:34

Re: Tradução do Community Builder 1.0.2

Mensagem por Juliano julianojc »

Eu estou usando a tradução do link abaixo e até agora não encontrei problemas, faça um teste:

http://www.joomlapolis.com/components/com_joomlaboard/uploaded/files/brazilian_portuguese-78152389afde8458e35a98cd9b56201d.zip
Avatar do usuário
Karlos Rikaryo
Super Joomleiro
Mensagens: 876
Registrado em: 06 Nov 2004, 16:03
Localização: Iguatu/CE - Brasil
Contato:

Re: Tradução do Community Builder 1.0.2

Mensagem por Karlos Rikaryo »

Estamos discutindo exatamente a tradução dele...mas nesse mesmo topico do forum tem o arquivo da versão 1.0.1...pra adptar pra versão 1.0.2 é muito pouca coisa...mas preste atenção a galera do Joomlapolis não recomenda usar a versão 1.0.2 pra produção...usa a 1.0.1 e depois faz o upgrade quando for liberado oficialmente blz

flw
Karlos Rikáryo
Inventtive Tecnologia
(88) 8809.9022
Avatar do usuário
Filipe Torres
Usuário
Mensagens: 114
Registrado em: 03 Ago 2005, 22:06
Localização: Recife
Contato:

Re: Tradução do Community Builder 1.0.2

Mensagem por Filipe Torres »

Para os mais apressadinhos e aqueles loucos por novidades, segue abaixo o plugin de tradução do CB 1.0.2 para português brasileiro, mas a recomendação anterior do Karlos Rikáryo continua válida: a versão 1.0.2 foi lançada somente para testes e não para produção de sites.
Juliano escreveu: Eu estou usando a tradução do link abaixo e até agora não encontrei problemas, faça um teste:

http://www.joomlapolis.com/components/com_joomlaboard/uploaded/files/brazilian_portuguese-78152389afde8458e35a98cd9b56201d.zip
Juliano, este plugin de tradução não é da versão 1.0.2. Faltam as strings da nova versão.
Anexos
brazilian_portuguese.zip
(46.98 KiB) Baixado 48 vezes
Editado pela última vez por Anonymous em 29 Nov 2006, 18:07, em um total de 1 vez.
Filipe Torres
Designer gráfico e webdesigner
http://www.filipetorres.net
Responder