Debate Joomla x Mambo

Dúvidas e Dicas sobre HMTL, CSS, PHP e SQL. Compartilhe Códigos e Scripts.
Júlio juliojunta
Novato
Mensagens: 14
Registrado em: 25 Jun 2005, 19:48

Debate Joomla x Mambo

Mensagem por Júlio juliojunta »

Ontem (30/11) foi liberada a versão 4.5.3 do Mambo, portanto como esta deve ser a última do ano, e presumo que, a última antes do lançamento da versão 5. Gostaria que a comunidade deixasse seus comentários sobre as vantagens e desvantagens de cada sistema, o futuro de cada um (as inovações futuras no JOOMLA! e no MAMBO), a debandada de desenvolvedores do MAMBO ----> JOOMLA! (Quais as consequências???), entre outros.... PARTICIPE!!!
Avatar do usuário
[ cique ]
Super Joomleiro
Mensagens: 700
Registrado em: 02 Abr 2005, 16:11
Contato:

Re: Debate Joomla x Mambo

Mensagem por [ cique ] »

Opa..

Cara não so um experte no assunto mas acho que posso falar algo...

O mambo que agora é joomla passou por grandes sufocos este ano..Mas ainda prevaleceu a comunidade fazendo um novo sistema O JOOMLA... Do mambo para o joomla mudaram algumas coisas, por exemplo na navegação do joomla.. é poquinho diferente do mambo....

Sobre a versão cinco eu acho que não vai sair pois a 4.5.3 é so uma correçãop de bugs presumo.... e acho que eles fizeram certo continuar dando suporte ao mambo e fazendo suas correções não um novo mambo...

Desde já é uma grande iniciativa a sua abrindo um topico deste..

Cique;)
FaBMak
Super Joomleiro
Mensagens: 1245
Registrado em: 17 Jul 2008, 23:43

Re: Debate Joomla x Mambo

Mensagem por FaBMak »

Eu até ia, talvez ainda vou, escrever um artigo sobre isto. O Joomla! como todo mundo sabe é um "fork" do Mambo, ou seja é uma continuação do Mambo com outro nome e outra linha de pensamento e desenvolvimento. O motivo do 'fork" foi que a Miro.au detém os direitos sobre o nome Mambo e queria ditar o desenvolvimento do mesmo sem ouvir a comunidade.

Pois bem o "fork" foi feito a partir do Mambo 4.5.2 e portanto a migração para Joomla! está garantida para quem estiver usando esta versão, o mesmo não sendo garantido para quem atualizar para Mambo 4.5.3. Este problema ocorre pois cada um tem sua própria equipe de desenvolvimento e cada uma tem seus próprios objetivos e consequentemente alguns componentes, módulos e mambots de um sistema podem não funcionar corretamente no outro.

Dito isto, vc deve tomar uma decisão seguir o Mambo ou o Joomla! Para te ajudar na decisão lembre-se que TODA a equipe do Joomla! trabalhava no Mambo e preferiram fundar um novo projeto para garantir as três liberdades essenciais de um software livre. Conta também, que a grande maioria dos desenvolvedores de componentes, módulos e mambots passaram para o lado do Joomla!, garantindo a compatibilidades dos mesmos com o Joomla!, não podendo se dizer o mesmo com o Mambo.

O Mambo 4.5.3 é uma versão para colocar "ordem na casa", nas palavras do próprio líder do projeto, e não apresenta nenhuma funcionalidade nova.

FaBMak
Avatar do usuário
[ cique ]
Super Joomleiro
Mensagens: 700
Registrado em: 02 Abr 2005, 16:11
Contato:

Debate Joomla x Mambo

Mensagem por [ cique ] »

Grande Fabmak...

Sempre esclarecendo as dúvidas da galera...
Por falar em joomla.. Fab mak vc sabe se o Joomla tem algum projeto para fz auto-update pela web.. tava vendo um cms aki que trabalha com ajax e faz auto-update..

Sabes de algo sobre o Joomla usar ajax e auto_update?

Cique;)
FaBMak
Super Joomleiro
Mensagens: 1245
Registrado em: 17 Jul 2008, 23:43

Re: Debate Joomla x Mambo

Mensagem por FaBMak »

Quem save num futuro, no momento não há nada em relação a isto.

FaBMak
Brasco
Usuário
Mensagens: 52
Registrado em: 15 Nov 2004, 18:25

Re: Debate Joomla x Mambo

Mensagem por Brasco »

Cique.net escreveu: Grande Fabmak...

Sempre esclarecendo as dúvidas da galera...
Por falar em joomla.. Fab mak vc sabe se o Joomla tem algum projeto para fz auto-update pela web.. tava vendo um cms aki que trabalha com ajax e faz auto-update..

Sabes de algo sobre o Joomla usar ajax e auto_update?

Cique;)
A tecnologia ajax pode ser encontrada em algum componentes para o Joomla, alguns módulos e até templates. Mas como a tecnologia é nova no futuro será bem usada no Joomla.
Receba dinheiro e Pague pelo Sendep: http://www.sendep.com.br/?ref=3044
Disponível em mais de 50 países...
Responder