Novo site: www.carz.com.br

Sites desenvolvidos pelos usuários do Mambo e Joomla!
Avatar do usuário
Filipe Torres
Usuário
Mensagens: 114
Registrado em: 03 Ago 2005, 22:06
Localização: Recife
Contato:

Novo site: www.carz.com.br

Mensagem por Filipe Torres »

Olá a todos,
recebi um SPAN apontando para um site de carros. Como o e-mail estava bem feito, resolvi fazer uma visitinha. Quando vi o layout do site tive uma sensação de deja vu, de que aquilo me era familiar. Quando resolvi visualizar o código fonte, voilá: o site foi feito com o Joomla!!!
Parabéns aos desenvolvedores pela escolha do Joomla, os quais eu ainda não consegui descobrir quem são, talvez uma equipe interna do próprio site: http://www.carz.com.br/

Porém, olhando o código HTML com mais cuidado, pude perceber alguns problemas:
1) Utilizaram o template JA Polaris, modificaram as posições padrão de alguns módulos e só. Poderiam ter modificado muita coisa e criado um template próprio. -1 ponto

2) Utilizaram a extensão JoomSEO para gerar meta tags dinamicamente, mas não selecionaram as palavras que deveriam ser filtradas pelo componente, como artigos, pronomes, preposições, conjunções. Esses tipos palavras não ajudam no posicionamento dos motores de busca, pelo contrário, atrapalham. Resultado:

Código: Selecionar todos

<meta name="keywords" content="Mais, Opiniões   , Saber, Ver, Consumidores , Opineavaliação, Que, Peugeot, Conceito, Moderno, Mercado, Dos, Design, Novo, Espaço, Interno, Uma, Como, Pelo, Tem, Forte, Bora, Airtrek, Diaadia, Carro, Compacto, Seu, Audi, Brasil, Honda, Versão, Modelo, Segmento, Fit, Muitas, Meriva, Interior, Mitsubishi, Alemanha, Grande, Novidade, Diretamente, Importado, Geração, Recordes, Agora, Ficou, Por, Exclusiva, Diferenciado" />
O que podemos ver acima é uma nuvem de palavras-chave (keywords) irrelevantes para os motores de busca.

Meus caros amigos, agora vejam a descrição do site, gerada automaticamente pelo componente:

Código: Selecionar todos

<meta name="description" content="Avaliação de consumidores:   7. 4 EcoSport 2008- Novo Design, Novo Interior, com muita qualidade Saber mais Ver opiniões ( 8 ) OpineAvaliação de co..." />
Me digam com toda sinceridade: essa meta tag descreve o site corretamente? Dêem uma olhada no site e verão que essa definitivamente não é a melhor descrição.

Eu ia dar 1 ponto pela iniciativa de usar a ferramenta de SEO, mas desse jeito que está não dá. -1 ponto

3) Os módulos estão sendo gerados desnecessariamente com tabelas em volta devido às configurações incorretas do template. Nos includes PHP que definem as posições do template que vão carregar os módulos, é possível escolher como o módulo será exibido:



Primeira chave:  -1
Elimina todo o código gerado em volta do módulo.

Segunda chave: -2
Coloca o título numa tag e envolve todo o módulo numa

Terceira chave: -3
Coloca o título numa tag e adiciona várias camadas de DIVs qie podem ser usadas para aplicar técnicas CSS, como  canto arredondados, por exemplo.

fonte: http://forum.joomla.org/index.php/topic,24921.0.html

Ao invés disso vemos uma montanha de tabelas dentro do código que só tem a função de atrasar o carregamento da página:

Código: Selecionar todos

<table width="100%" border="0" cellpadding="0" cellspacing="0"><td><tr>...
-1 ponto

Avaliação final: é muito legal o usar o Joomla e suas mil ferramentas e possibilidades, mas investir um tempinho a mais pesquisando e tomando certos cuidados no uso do sistema é igualmente importante. Vamos estudar mais galera, tá faltando pesquisa e implementação dos web standards no Joomla.

Algumas dicas: http://www.joomlabrasil.org/component/option,com_smf/Itemid,73/topic,12550.msg24364/#msg24364
Filipe Torres
Designer gráfico e webdesigner
http://www.filipetorres.net
francisco.lima
Novato
Mensagens: 13
Registrado em: 03 Abr 2008, 10:37

Re: Novo site: www.carz.com.br

Mensagem por francisco.lima »

Joomleiros,

Olhando o site, percebí que ele utiliza exatamente o componente que procuro, o jreviews, estou desenvolvendo um site em joomla onde o foco será a opinião dos visitantes....

Pois bem, baixei a versão trial do jreviews e não conseguí instalar todos os módulos bem como seus plugins... sendo assim pergunto:

1- alguém já conseguiu testar essa versão trial do jreviews?
2- para o que eu quero, existe algo melhor? (quero avaliações e opiniões sobre determinado produto)
3- alguém aqui utiliza esse jreviews e poderia me dar alguma dica de como testar?

Obrigado,

Francisco.
Responder