Notícias por ordem de importância.

Dúvidas e Comentários sobre Temas e Design para Mambo e Joomla!
Avatar do usuário
marinafb
Novato
Mensagens: 6
Registrado em: 16 Abr 2008, 18:52
Localização: São Paulo
Contato:

Notícias por ordem de importância.

Mensagem por marinafb »

Caros,
Já começo logo me desculpando caso esta dúvida tenha sido tirada aqui no fórum, mas procurei inúmeras vezes e não encontrei.
Meu problema é o seguinte: Quero fazer um site pessoal com notícias. Acontece que eu gostaria de posicioná-las na home conforme sua importância.
Todas pertencem a uma mesma seção, porém umas são mais importantes que as outras.
Como eu poderia fazer para organizar esse conteúdo, sendo que as matérias especiais ficassem mais tempo na home e não fossem substituídas por notas de menor importância? E cada uma tivesse o seu lugar: "notas" e "matérias especiais"
Abaixo eu fiz uma ilustração de como gostaria que ficassem na home:
Imagem

Criei um módulo chamado "inset" e estou usando o "Gavick News Show II" que eu achei bem simples de usar e redimensiona as imagens.
Já tentei o "MiniFront Page", mas não funciona, e também "Display News by BK", "Flex Content" e "DGM News".

Há algum truque para isso?
Sou iniciante!! ;)
Obrigada a todos.
It's us on the tape
Avatar do usuário
marinafb
Novato
Mensagens: 6
Registrado em: 16 Abr 2008, 18:52
Localização: São Paulo
Contato:

Re: Notícias por ordem de importância.

Mensagem por marinafb »

O que eu perguntei é fácil demais, difícil demais ou impossível fazer isso no Joomla?

Alguma luz?
;)
It's us on the tape
Daniel Corrêa
Super Joomleiro
Mensagens: 2156
Registrado em: 24 Mai 2005, 13:30
Localização: Belo Horizonte
Contato:

Re: Notícias por ordem de importância.

Mensagem por Daniel Corrêa »

Mariana,

eu fiz algo parecido para o site do PT - http://www.pt.org.br
A divisão é feita pelas categorias da seção.
www.pagseguro.com.br - Faça cobranças a partir do seu site
www.hostphi.com - Hospedagem Joomla!
www.joomlaminas.org - Tutoriais e Artigos sobre o Joomla!
Avatar do usuário
marinafb
Novato
Mensagens: 6
Registrado em: 16 Abr 2008, 18:52
Localização: São Paulo
Contato:

Re: Notícias por ordem de importância.

Mensagem por marinafb »

Puxa Daniel que belo trabalho.
Bom, obrigada por responder. Sei que você e tantos outros aqui dão o sangue pela divulgação do Joomla!.

Me desculpe a ignorância, mas em que lugar eu posso fazer essa divisão entre "matérias mais importantes" e "menos importantes" dentro de uma mesma categoria chamada "Decoração", por exemplo?

Aliás eu nem sabia desta autonomia que você teve no site do PT em fazer com que as manchetes da Home não fossem necessariamente uma cópia do subtítulo da matéria.

O que eu pretendo fazer é exatamente um site de notícias mesmo, com destaque, matéria especial e notas...onde permanecessem na home de acordo com sua importância.

Um abraço!
Agradeço toda dica que vier!
It's us on the tape
Avatar do usuário
marinafb
Novato
Mensagens: 6
Registrado em: 16 Abr 2008, 18:52
Localização: São Paulo
Contato:

Re: Notícias por ordem de importância.

Mensagem por marinafb »

sei que o tempo é corrido para todo mundo.....mas alguém saberia me dizer se isso é possível ou é algo mais profissional onde eu teria que contratar alguém com mais conhecimento em programação para fazer?

Meu site está parado há semanas porque não sei como continuar daqui para frente sem as notícias por ordem de importância.

Um abraço
It's us on the tape
Daniel Corrêa
Super Joomleiro
Mensagens: 2156
Registrado em: 24 Mai 2005, 13:30
Localização: Belo Horizonte
Contato:

Re: Notícias por ordem de importância.

Mensagem por Daniel Corrêa »

Mariana, ainda não tive tempo de postar aqui com detalhes o que foi feito lá. Mas certamente vc não precisará de nenhum profissional, somente uma boa organização e entendimento de Gestão de Conteúdo são suficientes.
www.pagseguro.com.br - Faça cobranças a partir do seu site
www.hostphi.com - Hospedagem Joomla!
www.joomlaminas.org - Tutoriais e Artigos sobre o Joomla!
Avatar do usuário
marinafb
Novato
Mensagens: 6
Registrado em: 16 Abr 2008, 18:52
Localização: São Paulo
Contato:

Re: Notícias por ordem de importância.

Mensagem por marinafb »

Pois é Daniel....imagino que seu tempo deva estar corrido mesmo.
Quando der você posta alguma coisa sobre o assunto, porque gostaria muito de saber.

Estou me aplicando no Joomla ultimamente, comprei livros, baixei livros, leio fóruns....Mas essa "organização de matérias" na home estou com dificuldades pra valer. Não estou conseguindo ir a frente.

Enfim...
Obrigada pela resposta, boa sorte na sua correria...e agradeço algum material que possa vir.
It's us on the tape
Daniel Corrêa
Super Joomleiro
Mensagens: 2156
Registrado em: 24 Mai 2005, 13:30
Localização: Belo Horizonte
Contato:

Re: Notícias por ordem de importância.

Mensagem por Daniel Corrêa »

Marina, vou tentar lhe explicar como você pode resolver seu problema de forma simples.

1º. - Crie a seção notícias e dentro desta as categorias notas, importantes e geral ( nome sugerido para uma 3ª categoria );
2º. - Em NOTAS (rotativo) você deve usar um módulo tipo o NewsFlash ( módulo nativo do Joomla! ). Porque ele tem esta funcionalidade de carregar artigos aleatóriamente. Ainda neste módulo você deve configurá-lo para exibir somente os artigos da categoria notas ( usa-se o ID da categoria para isso ).
3º. - Em IMPORTANTES você vai definir seu módulo para exibir somente os artigos da categoria importantes ( usa-se o ID da categoria para isso ).

Seguindo os passos acima você já tem dois módulos exibindo noticias de categorias diferentes. Mas e na prática, como isso funciona.

Como há uma categoria Geral, podemos partir do princípio que todas as notícias devem ser cadastradas nela. Se uma notícias é importante, então ela deve ser movida para a categoria Importante. Se a notícia deixou de ser um destaque então ele deve ser movida para a categoria Geral. O mesmo vale para as notas.

Não sei se consegui ser claro na explicação.
Qualquer dúvida manda aí.
www.pagseguro.com.br - Faça cobranças a partir do seu site
www.hostphi.com - Hospedagem Joomla!
www.joomlaminas.org - Tutoriais e Artigos sobre o Joomla!
Avatar do usuário
marinafb
Novato
Mensagens: 6
Registrado em: 16 Abr 2008, 18:52
Localização: São Paulo
Contato:

Re: Notícias por ordem de importância.

Mensagem por marinafb »

Foi claro sim Daniel, obrigada. É que pensar com a lógica do Joomla que é mais difícil e requer um tempo de adaptação.
Então sempre que uma pessoa quiser "matérias mais importantes" e "matérias menos importantes" tem que separá-las por CATEGORIA, e não por CONTEÚDO, como eu queria fazer.
O que era assim:

SEÇÃO             CATEGORIA CONTEÚDO
Decoração     Pisos               Matérias e Notas
Construção  Elétrica            Matérias e Notas



Então fica assim, certo?

SEÇÃO             CATEGORIA                  CONTEÚDO
Pisos                  + e - Importantes          Matérias e Notas
Elétrica               + e - Importantes                   Matérias e Notas


Já mudei a estrutura do site e por enquanto está dando tudo certo. A única diferença é que agora tenho que criar os links do menu a partir do “Menu/Novo” e escolher a opção “Content Category”  para que as matérias das categorias “mais e menos importantes” apareçam na seção Pisos, por exemplo.
Acho que agora vai!
Valeu pela atenção Daniel! Sua explicação foi fundamental para a organização do meu site!
Editado pela última vez por marinafb em 06 Jun 2008, 14:27, em um total de 1 vez.
It's us on the tape
Responder