Duvidas de Viabilidade no Joomla 1.0

Dúvidas relativas a Joomla! 1.0.x
soares289
Novato
Mensagens: 2
Registrado em: 27 Abr 2010, 19:10

Duvidas de Viabilidade no Joomla 1.0

Mensagem por soares289 »

Olá galera.

Sou novo aqui no forum, e a verdade é que nunca trabalhei com o joomla.
Programo em php, e trabalho em uma agencia.

Recentemente pegamos um cliente novo, que pediu para ser desenvolvida uma interface nova e uma nova arquitetura de informação.
O site antigo deles ja era em joomla 1.0, e assumimos fazer essa nova versão e mante-la em joomla.

Contratamos um programador "especializado" na ferramenta, mas depois de pouco mais de um mes trabalhando no projeto, disse que não conseguiria termina-lo, nos deixando na mão.
Procuramos uma empresa que, apoz analizar o projeto, deu o prazo dela e disse que assumiria o desenvolvimento do mesmo.
O caso é, o prazo com o nosso cliente termina em 15 dias, e hoje tivemos uma reunião, onde o representante dessa empresa disse que precisaria de 2 meses alem do prazo para terminar, e ainda assim, não conseguiria fazer tudo, teria-mos que remontar a arte do site para que ele conseguisse fazer com o joomla.

Acredito que a ferramenta tenha suas limitações, mas algumas coisas que ele disse não ter como fazer ou que levaria muito tempo parecem absurdas, que eu como programador, sei que faria em alguns minutos se usasse o proprio php ou um javascript, como por exemplo os menus do site ou anexar alguns serviços que vem de outro site em xml, como o horoscopo ou previsão do tempo.

Então, gostaria que alguem me exclarecesse algumas duvidas, se possivel:

1º - Ele me disse que todo o visual fica salvo no banco de dados, e se migrar o banco para a versão mais recente do joomla, nao teria como ajustar para ficar com o visual novo. Isso é veridico?
2º - Os menus são montados pela ferramenta, ou é possivel altera-los usando um css por exemplo?
3º - É possivel incluir nas paginas geradas por joomla scripts javascript por exemplo? (Usar um jquery ou js puro?)
4º - É possivel no joomla adicionar objetos de fora, embeded tipo um video do youtube?
5º - É possivel ler conteudos dinamicos vindo de serviços externos via xml ou algum outro formato?
6º - O joomla permite acesso direto ao banco de dados(no caso um mysql)? (Tipo, no meu codigo php, conectar no banco do joomla e puxar alguma informação de la)
7º - Todo o html da pagina é gerada pelo joomla ou eu posso editar o que vai ser mostrado ou pelo menos parte dele?
8º - Os objetos que o joomla usa para montar as paginas, tipo caixa de pesquisa, por exemplo, podem ser alterados? Tipo, direto no fonte ou sei la? Tem como ser feito para colocar o visual que eu quiser neles?

Algumas duvidas, como vocês podem ver, são coisas bem primarias, mas é que eu não conheço o joomla, e estou agora baixando ele e configurando na minha maquina para dar uma olhada no funcionamento, que ainda não tive chance de fazer nada, mas pelo que falam pela net, é possivel fazer qualquer coisa com ele, e fica muito bom.

Aqui tem um exemplo do menu que ele disse não ser possivel de fazer no joomla
http://img406.imageshack.us/slideshow/w ... enu1mr.jpg

Quem poder me exclarecer isso, fico muito agradecido.


Carlson
email: soares_289@hotmail.com
http://invente.com.br
Avatar do usuário
Manoel
Super Joomleiro
Mensagens: 1606
Registrado em: 21 Ago 2008, 09:04
Localização: Londrina - Paraná
Contato:

Re: Duvidas de Viabilidade no Joomla 1.0

Mensagem por Manoel »

soares289 escreveu:Olá galera.

Sou novo aqui no forum, e a verdade é que nunca trabalhei com o joomla.
Programo em php, e trabalho em uma agencia.

Recentemente pegamos um cliente novo, que pediu para ser desenvolvida uma interface nova e uma nova arquitetura de informação.
O site antigo deles ja era em joomla 1.0, e assumimos fazer essa nova versão e mante-la em joomla.

Contratamos um programador "especializado" na ferramenta, mas depois de pouco mais de um mes trabalhando no projeto, disse que não conseguiria termina-lo, nos deixando na mão.
Procuramos uma empresa que, apoz analizar o projeto, deu o prazo dela e disse que assumiria o desenvolvimento do mesmo.
O caso é, o prazo com o nosso cliente termina em 15 dias, e hoje tivemos uma reunião, onde o representante dessa empresa disse que precisaria de 2 meses alem do prazo para terminar, e ainda assim, não conseguiria fazer tudo, teria-mos que remontar a arte do site para que ele conseguisse fazer com o joomla.

Acredito que a ferramenta tenha suas limitações, mas algumas coisas que ele disse não ter como fazer ou que levaria muito tempo parecem absurdas, que eu como programador, sei que faria em alguns minutos se usasse o proprio php ou um javascript, como por exemplo os menus do site ou anexar alguns serviços que vem de outro site em xml, como o horoscopo ou previsão do tempo.

Então, gostaria que alguem me exclarecesse algumas duvidas, se possivel:

1º - Ele me disse que todo o visual fica salvo no banco de dados, e se migrar o banco para a versão mais recente do joomla, nao teria como ajustar para ficar com o visual novo. Isso é veridico?
2º - Os menus são montados pela ferramenta, ou é possivel altera-los usando um css por exemplo?
3º - É possivel incluir nas paginas geradas por joomla scripts javascript por exemplo? (Usar um jquery ou js puro?)
4º - É possivel no joomla adicionar objetos de fora, embeded tipo um video do youtube?
5º - É possivel ler conteudos dinamicos vindo de serviços externos via xml ou algum outro formato?
6º - O joomla permite acesso direto ao banco de dados(no caso um mysql)? (Tipo, no meu codigo php, conectar no banco do joomla e puxar alguma informação de la)
7º - Todo o html da pagina é gerada pelo joomla ou eu posso editar o que vai ser mostrado ou pelo menos parte dele?
8º - Os objetos que o joomla usa para montar as paginas, tipo caixa de pesquisa, por exemplo, podem ser alterados? Tipo, direto no fonte ou sei la? Tem como ser feito para colocar o visual que eu quiser neles?

Algumas duvidas, como vocês podem ver, são coisas bem primarias, mas é que eu não conheço o joomla, e estou agora baixando ele e configurando na minha maquina para dar uma olhada no funcionamento, que ainda não tive chance de fazer nada, mas pelo que falam pela net, é possivel fazer qualquer coisa com ele, e fica muito bom.

Aqui tem um exemplo do menu que ele disse não ser possivel de fazer no joomla
http://img406.imageshack.us/slideshow/w ... enu1mr.jpg

Quem poder me exclarecer isso, fico muito agradecido.


Carlson
email: soares_289@hotmail.com
http://invente.com.br

Carlson,

Pergunta:
Você por acaso postou em algum Fórum Joomla! que estava precisando de um profissional para realizar a tarefa que agora está descrevendo? Se sim, checou o histórico do mesmo em relação às tarefas pertinentes?

Aqui vai alguma informação que talvez ajude.

O site em questão necessita Migrar de Joomla! 1.0 para Joomla! 1.5
Veja informação quanto a isso neste link: http://docs.joomla.org/Migrating_from_1 ... 1.5_Stable

Quanto a respostas às perguntas per se, nem tudo é uma questão de sim ou não simplesmente, pois muita coisa pode vir a ser proporcional.
O que te disseram no tocante às impossibilidades/dificuldades quanto a parâmetros de menu e ítens de conteúdo, há sim uma incompatibilidade entre as versões 1.0 e 1.5 e justamente devido a isso a migração entre as duas versões se dá em duas etapas.

A maioria de suas questões no entanto vão resultar em "sim" com um pouco de trabalho, que obviamente leve tempo.

Dificuldades maiores podem ocorrer se as extensões que estavam sendo utilizadas na versão 1.0 nunca tiverem sido reescritas para 1.5, e para isso o JED - http://extensions.joomla.org/ - deve ser pesquisado ou diretamente os possíveis sites dos desenvolvedores de tais extensões.

Espero que leia bastante quanto ao Joomla! e possa no futuro partilhar com a comunidade.
Boa sorte,

:)
http://www.tutoriais.iikozen.com.br/
::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
http://www.molajo.org
soares289
Novato
Mensagens: 2
Registrado em: 27 Abr 2010, 19:10

Re: Duvidas de Viabilidade no Joomla 1.0

Mensagem por soares289 »

Olla.

Então, não foi eu quem contratou o programador, eu nem estava envolvido no projeto até recentemente.

Pelo que sei, foi conversado com alguns desenvolvedores joomla para saber da viabilidade do projeto.
O primeiro que contrataram também deu o prazo dele, estava dentro do previsto e então deixamos o desenvolvimento com ele, e perto do final do prazo disse que não teria como fazer.
O segundo que foi contratado também deu um prazo, e agora no final do prazo disse que precisava de mais tempo.

O que está pegando, é que o projeto ja foi adiado antes, então preciso ter argumentos para tratar com o cliente, e ver se rola a possibilidade de arrumar mais gente para trabalhar no desenvolvimento.

Quanto a migração, ele explicou que algumas coisas precisaria migrar, então estamos estudando a possibilidade de deixar na mesma versão para cumprir o prazo com o cliente, mesmo que perdendo alguns dos recursos previsto e fazer a migração ja com o novo portal funcionando, ou adiar a inalguração e ja fazer na versão 1.5, e dos prazos para isso.

Eu li bastante sobre o joomla, é até algo que pretendo estudar mais, porem no momento estou completamente sem tempo aqui.

Agradeço a atenção.


Carlson
email: soares_289@hotmail.com
http://invente.com.br
Responder