Livro Joomla! Avançado

Avisos e notícias importantes
ricardo.caratti
Novato
Mensagens: 4
Registrado em: 06 Ago 2009, 16:28

Livro Joomla! Avançado

Mensagem por ricardo.caratti »

Foi publicado pela NOVATEC o livro Joomla! Avançado (segunda edição).
O livro é de minha autoria (Ricardo Lima Caratti) e do Leonardo Mafra e aborda o desenvolvimento de Componentes, Módulos, Plug-ins e templates.

O capítulo 1 conceitua extensões e apresenta um esboço de um componente Joomla. Desenvolve um frontend de um componente com o mínimo de codificação. Isso dará ao leitor um bom começo para a construção de seu próprio componente. Introduz o J!Dump, ferramenta de depuração que permite que o desenvolvedor inspecione variáveis em uma janela pop-up. O final deste capítulo mostra uma estratégia de desenvolvimento que busca separar lógica e apresentação em scripts distintos para tornar o código mais legível.
O capítulo 2 continua o desenvolvimento do frontend iniciado no capítulo anterior e acrescenta o uso de banco de dados para guardar conteúdo. Mostra como um componente é registrado para que seja usado como os demais componentes instalados.
O capítulo 3 implementa a interface de administração do componente conhecida como backend-component, ou simplesmente backend. Programa as funções de CRUD, termo em inglês para Create, Read, Update e Delete, deixando o componente muito próximo de uma solução real.
O capítulo 4 sugere algumas melhorias no componente. Explora os recursos do framework Joomla para implementar o padrão de projeto MVC (acrônimo para Model-View-Control). Acrescenta validação de formulário. Tanto o frontend como o backend são alterados para atender aos novos requisitos. Demonstra na prática alguns benefícios em utilizar a abordagem de desenvolvimento sugerida nos capítulos anteriores.
O capítulo 5 aborda a construção de módulo. Implementa um módulo que trabalhará em conjunto com o componente, provendo informações úteis quanto à utilização dos recursos do componente desenvolvido neste livro. Desenvolve também um módulo-formulário para preenchimento e envio pelos usuários do site.
O capítulo 6 detalha o conceito de plug-in. Desenvolve alguns plug-ins para ilustrar o tratamento de eventos no Joomla.
O capítulo 7 orienta o leitor quanto à construção de templates e desenvolve um template simples para ser incorporado ao site usado no exemplo deste livro.
O capítulo 8 mostra como empacotar as extensões para distribuição em qualquer site do Joomla. Descreve as funções das principais tags do arquivo de manifesto XML. No final do capítulo, as extensões utilizadas como exemplo são apresentadas como produtos acabados, podendo ser usadas como um modelo para construção de qualquer outra aplicação.
O capítulo 9 altera as extensões nativas do Joomla (Componente, Módulo e Plug-in) relacionados à busca para permitir filtro por seção.

Na segunda edição (lançada em 17/01/2011) foi incluído:

O capítulo 10 aborda várias formas de incluir códigos Javascript no Joomla!, em especial, o desenvolvimento extensões com JavaScript para propocionar aos usuários finais mais interatividade. Além disso, orienta o leitor na utilização dos frameworks Mootools e JQuery como ferramentas que promovem maior produtividade de codificação e confiabilidade.

O capítulo 11 discorre sobre a tecnologia AJAX e ensina por meio de exemplos a desenvolver componentes com formulários que usam AJAX para melhorar ainda mais a interatividade com usuários.

O capítulo 12 conceitua Web Services e ilustra como criar provedores e consumidores de serviços. Desenvolve extensões que consomem serviços de CEP usando SOAP, interage com Wordpress usando XML-RPC e utiliza os serviços do Google Maps para apresentação de mapas com base em endereços (Geoconding).



O apêndice A lista e explica as principais constantes utilizadas para desenvolvimento de extensões.
O apêndice B mostra como foi configurado o ambiente de desenvolvimento das extensões implementadas neste livro. Apresenta como instalar o LAMPP/XAMPP e NetBeans tanto no ambiente GNU Linux bem como no Windows.

O apêndice C apresenta a organização de escripts e arquivos utilizados nos exemplos deste livro. Todos os exemplos podem ser baixados diretamente da editora (www.novatec.com.br)

O apêndice D aborda as novas características anunciadas para a versão 1.6 do Joomla!



Ambiente utilizado para desenvolvimento de extensões Joomla
Editado pela última vez por ricardo.caratti em 17 Jan 2011, 16:44, em um total de 3 vezes.
Avatar do usuário
Manoel
Super Joomleiro
Mensagens: 1606
Registrado em: 21 Ago 2008, 09:04
Localização: Londrina - Paraná
Contato:

Re: Livro Joomla! Avançado

Mensagem por Manoel »

É possível comprar versão digital deste livro?

:)
http://www.tutoriais.iikozen.com.br/
::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
http://www.molajo.org
ricardo.caratti
Novato
Mensagens: 4
Registrado em: 06 Ago 2009, 16:28

Re: Livro Joomla! Avançado

Mensagem por ricardo.caratti »

A NOVATEC (www.novatec.com.br) é a editora responsável pela publicação e distribuição do livro.
Não creio que uma versão em PDF seja distribuída pela editora no momento.
Avatar do usuário
Manoel
Super Joomleiro
Mensagens: 1606
Registrado em: 21 Ago 2008, 09:04
Localização: Londrina - Paraná
Contato:

Re: Livro Joomla! Avançado

Mensagem por Manoel »

Obrigado Ricardo, e boa sorte com a obra.
Fica aí mais uma dica à comunidade. http://www.novatec.com.br/livros/joomlaavancado/

A quem já tiver comprado e estudado, voltem aqui e façam comentários...

;)
http://www.tutoriais.iikozen.com.br/
::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
http://www.molajo.org
Avatar do usuário
bigodines
Site Admin
Mensagens: 384
Registrado em: 11 Jul 2008, 20:25

Re: Livro Joomla! Avançado

Mensagem por bigodines »

Estou em contato com a novatec e os usuários aqui do site terão 20% de desconto na compra do livro. Provavelmente vai ter um link "especial" que eu ainda não sei :P
Avatar do usuário
Manoel
Super Joomleiro
Mensagens: 1606
Registrado em: 21 Ago 2008, 09:04
Localização: Londrina - Paraná
Contato:

Re: Livro Joomla! Avançado

Mensagem por Manoel »

bigodines escreveu:Estou em contato com a novatec e os usuários aqui do site terão 20% de desconto na compra do livro. Provavelmente vai ter um link "especial" que eu ainda não sei :P
Tô na fila!

:D
http://www.tutoriais.iikozen.com.br/
::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
http://www.molajo.org
sergiotinoco
Novato
Mensagens: 4
Registrado em: 02 Abr 2009, 00:55

Re: Livro Joomla! Avançado

Mensagem por sergiotinoco »

Excelente!!!! O livro é muito didático e aborda o assunto de forma bem trabalhada. Parabéns aos autores.
Porém, ao término do capítulo 04.2 do desenvolvimento do componente Alô, eu constatei que ao se editar um nome e o script detectar falha de validação de email ou de sexo, o script cria um registro duplicado pois considera id=0 na segunda vez.
Ricardo, Vc detectou isso ou há um erro nos meu arquivos? Já conferi tudo de cima-em-baixo, e penso que meu script está fiel ao livro, mas não consigo encontrar o erro.
Vc poderia me ajudar?
No livro, em isenção de responsabilidade, vc agradece por devidas correções, mas não dá um endereço de e-mail ou outra forma de contato.
Obrigado, Sergio Tinoco.
Avatar do usuário
Manoel
Super Joomleiro
Mensagens: 1606
Registrado em: 21 Ago 2008, 09:04
Localização: Londrina - Paraná
Contato:

Re: Livro Joomla! Avançado

Mensagem por Manoel »

sergiotinoco escreveu:Excelente!!!! O livro é muito didático e aborda o assunto de forma bem trabalhada. Parabéns aos autores.
Porém, ao término do capítulo 04.2 do desenvolvimento do componente Alô, eu constatei que ao se editar um nome e o script detectar falha de validação de email ou de sexo, o script cria um registro duplicado pois considera id=0 na segunda vez.
Ricardo, Vc detectou isso ou há um erro nos meu arquivos? Já conferi tudo de cima-em-baixo, e penso que meu script está fiel ao livro, mas não consigo encontrar o erro.
Vc poderia me ajudar?
No livro, em isenção de responsabilidade, vc agradece por devidas correções, mas não dá um endereço de e-mail ou outra forma de contato.
Obrigado, Sergio Tinoco.
Olá Sergio,

Você chegou a verificar as erratas que constam no site da NOVATEC? À direita...
O endereço: http://www.novatec.com.br/livros/joomlaavancado/

Abraço,
http://www.tutoriais.iikozen.com.br/
::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
http://www.molajo.org
kikero
Novato
Mensagens: 1
Registrado em: 25 Mai 2009, 19:46

Re: Livro Joomla! Avançado

Mensagem por kikero »

Acabei de ver a ERRATA. O pior é que tinha acabado de sugerir ä editora a criação de uma errata!

O conteúdo do livro é excelente. Ainda estou no começo, mas dá pra ver que ele trata com bastante clareza e detalhes
de um assunto que faltava em literatura técnica nacional.
Os autores estão de parabéns!

A observação que faço, a mesma que fiz à editora, é a falha permanente em manuais técnicos brasileiros:
falta de revisão. Há erros de digitação nos scripts onde um único caractere errado compromete todo o entendimento ou resultado
do programa! A errata da editora tem apenas dois tópicos. Eu tenho outros anotados em meu livro que vou enviar para lá.

Cícero
sanoj
Usuário
Mensagens: 83
Registrado em: 24 Set 2008, 09:53
Contato:

Re: Livro Joomla! Avançado

Mensagem por sanoj »

Po kra o livro é muito bom!
Eu já usava o joomla faz tempo mas nunca tinha entrado em nenhum arquivo pra ver os códigos. Li o livro e fiz um componente relativamente grande aqui no meu trabalho (assim que estiver pronto 100% mando o link pra vocês!) sem muitas dificuldades!
O único problema que eu achei é que faltou um pouco de diagrama de classes, relacionamentos, enfim, um poquinho só de engenharia de software no meio, que na minha opinião facilitaria muito o entendimento do conteúdo (principalmente na parte de MVC).

att
sanoj
;)
ricardo.caratti
Novato
Mensagens: 4
Registrado em: 06 Ago 2009, 16:28

Re: Livro Joomla! Avançado

Mensagem por ricardo.caratti »

Olá todos,
é com satisfação que estou divulgando a segunda edição do livro Joomla Avançado.
Além das revisões efetuadas nos capítulos de 1 a 9, incluimos mais três capítulos descritos a seguir:

O capítulo 10 aborda várias formas de incluir códigos Javascript no Joomla!, em especial, o desenvolvimento extensões com JavaScript para propocionar aos usuários finais mais interatividade. Além disso, orienta o leitor na utilização dos frameworks Mootools e JQuery como ferramentas que promovem maior produtividade de codificação e confiabilidade.

O capítulo 11 discorre sobre a tecnologia AJAX e ensina por meio de exemplos a desenvolver componentes com formulários que usam AJAX para melhorar ainda mais a interatividade com usuários.

O capítulo 12 conceitua Web Services e ilustra como criar provedores e consumidores de serviços. Desenvolve extensões que consomem serviços de CEP usando SOAP, interage com Wordpress usando XML-RPC e utiliza os serviços do Google Maps para apresentação de mapas com base em endereços (Geoconding).

O livro está disponível no website da Novatec (www.novatec.com.br)
Responder