Usando o SpamAssassin para filtrar SPAM no MS Outlook Imprimir
Escrito por Fernando Soares   
Seg, 01 de Abril de 2013 12:04

O SpamAssassin é programa de computador, de código aberto, que é utilizado como filtro de spam, identificando mensagens de e-mail indesejadas. Ele usa uma ampla variedade de mecanismos para executar a filtragem das mensagens, incluindo análise de cabeçalhos e textos, filtragem Bayesiana, listas de bloqueio de DNS e bases de dados de filtragem colaborativas. O SpamAssassin é executado no servidor e filtra o spam antes que ele chegue à sua caixa de correio.

Se seu servidor de hospedagem possui o SpamAssassin disponível é interessante que você habilite-o de modo a ter um auxílio no controle do SPAM que recebe.

Vários clientes de e-mail possuem integração com o SpamAssassin, como o Thunderbird que eu uso e recomendo, contudo outros como o MS Outlook infelizmente não possuem esta integração nativa. Isto dificulta mas não inviabiliza o uso do SpamAssassin no controle do SPAM nestes clientes de e-mail como veremos a seguir...

Tomando como exemplo uma hospedagem que use o cPanel e possua o SpamAssassin instalado, o primeiro passo é habilitar o SpamAssassin em "cPanel > Correio > Spam Assassin > Ativar SpamAssassin", após precisamos setar o nível de pontuação a partir do qual as mensagens serão consideradas como SPAM.

Para fazer isso vá em "cPanel > Correio > Spam Assassin > Configurar SpamAssassin", você verá um campo chamado "required_score" onde você terá que alterar este valor para o nível a partir do qual você deseja que o SpamAssassin comece a marcar as mensagens como SPAM. O padrão é "5" e este nível é suficiente para a maioria dos usuários.

Notem que a escala funciona na proporção de quanto maior o nível setado, mais liberal será o filtro. Logo, tenha em mente que ao setar um nível muito baixo poderá ter e-mails importantes marcados como SPAM.

Feito isso desative a exclusão automática de SPAM do SpamAssassin para não perder nehum e-mail. Vá em "cPanel > Correio > Spam Assassin > Desativar Exclusão automática de Spam".

Agora vamos ao seu cliente de e-mail, no caso, o MS Outlook e verificar algumas mensagens que tenham chegado APÓS a ativação do SpamAssassin. Nestas mensagens você deve pedir para que o MS Outlook exiba o código fonte da mensagem, clicando com o botão direito do mouse na mensagen e pedindo "Propriedades".

Verifique se existe uma das linhas abaixo exemplificadas(conforme a versão do SpamAssassin pode variar).

Versões mais antigas do SpamAssassin:

X-Spam-Status: No, score=-4.4 required=5.0 tests=ALL_TRUSTED,BAYES_00 autolearn=ham version=3.1.0
X-Spam-Level: ****

Onde:

  • X-Spam-Status: Testa se a mensagem está marcada como SPAM e exibe um nível numérico
  • X-Spam-Level: Exibe o número de "*"(asteriscos) representativo do nível de spam da menssagem

Versões mais novas do SpamAssassin:

X-Spam-Status: No, score=4.2
X-Spam-Score: 41
X-Spam-Bar: ++++

Onde:

  • X-Spam-Status: Testa se a mensagem está marcada como SPAM e exibe um nível numérico, positivo ou negativo
  • X-Spam-Score: Exibe um nível numérico, positivo ou negativo
  • X-Spam-Bar: Exibe o número de "+"(positivos) ou "-"(negativos) representativo do nível de spam da menssagem, sendo os números positivos representados por "+" e os números negativos por "-".

O novo SpamAssassin integrado ao novo cPanel (v.11) marca automaticamente com "*** SPAM ***" na linha de assunto a qualquer e-mail marcado como sendo spam. Não há mais configuração local para personalizar a linha de assunto. Ela será sempre marcada com "*** SPAM ***".

Dadas as explicações, vamos criar um filtro no MS Outlook 2007 usando o parâmetro "X-Spam-Level" ou "X-Spam-Bar":

  1. - Vá para o menu "Ferramentas", clique em "Regras e Alertas"
  2. Clique em "Nova Regra..."
  3. Clique em "Verificar mensagens quando chegarem" e clique em "Avançar"
  4. Marque na lista a opção "Com palavras específicas no cabeçalho da mensagem"
  5. Clique nas palavras "palavras específicas" na caixa logo abaixo da seleção e coloque "X-Spam-Level: ****" ou "X-Spam-Bar: ++++".
    Nota: Aqui a quantidade de "*" ou "+" vai determinar o nível no qual a menssagem será marcada como SPAM e movida para a pasta de spam.
  6. Clique em Adicionar e em OK, então clique em "Avançar"
  7. Marque "mover para a pasta especificado(a)"
  8. Clique na palavra 'especificado(a)' na terceira linha da caixa logo abaixo e selecione sua pasta "Lixo eletrônico" e clique em "OK".
    Nota: Você pode escolher qualquer outra pasta para a qual você deseja mover o SPAM.
  9. Clique em "Avançar" duas vezes.
  10. Nomeie a regra como "SpamAssassin" ou com outro nome de sua preferência.
  11. Marque "Executar esta regra agora nas mensagens em 'Caixa de Entrada'" se você assim desejar.
  12. Marque "Ativar esta regra" caso não esteja marcado ainda e clique em "Concluir".

Pronto, o SPAM identificado pelo SpamAssassin será agora movido atumaticamente para a pasta "Lixo eletrônico"(ou pasta que você definiu logo acima).

Se você usa o MS Outlook 2003 poderá se orientar pelas imagens do guia citado logo abaixo nos links das fontes de pesquisa usadas para montar este artigo.

Fontes de pesquisa:

- http://pt.wikipedia.org/wiki/SpamAssassin
- http://www.cs.virginia.edu/~csadmin/email_support/SA_scoring.php
- http://www.outlook.unh.edu/spam/spam03.html (Exemplo para filtro no Outlook 2003)
- http://www.werockyourweb.com/how-to-filter-spamassassin-mails-in-outlook (Exemplo para filtro no Outlook 2007)
- http://forums.glowhost.com/knowledge-base/update-changes-spam-assassin-cpanel-11-a-823.html

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