Pular para o conteúdo

Fernando Soares - Mantendo sua Tecnologia

Increase font size Decrease font size Default font size
Você está aqui:  Início Blog Gotas de Tecnologia Entendento algo de Wireless...
Pular para o conteúdo

Registro

ATENÇÃO:
-Ao fazer o cadastro você receberá um e-mail para ativar sua conta.
-E-mails do UOL / BOL muitas vezes não recebem os e-mails de ativação.






Entendento algo de Wireless... PDF Imprimir E-mail
Escrito por Fernando Soares   
Qui, 19 de Fevereiro de 2009 08:42

Esta semana tirei um tempo para tentar entender alguns detalhes do roteador wireless que uso em casa e como encontrei uma definição simples e direta, que antes não havia encontrado nem googlando, resolvi postar aqui para que outros encontrem de forma mais fácil.

O caso é que em meu roteador wireless existem duas configurações para a potência de transmissão (TX Power), sendo que uma é fixa em 100mW (TX Power OFDM) e outra pode ser ajustada conforme desejo ou necessidade (TX Power CCK). Bom, até ai tudo bem, mas como saber quando estarei usando uma ou outra potência? Isso é definido por pelo númro do canal ou alguma outra configuração?

Como não sou especialista em wireless fui atrás dos termos e esta semana encontrei uma definição simples e direta para eles em um manual de outro roteador wireles, já fora linha. Vamos a eles:

TX Power (CCK)    => Controla a potência de TX no modo 802.11b.

TX Power (OFDM) => Controla a potência de TX no modo 802.11g.

Asssim facilitou para mim, se quero aproveitar o máximo da potência do meu roteador wireless então tenho de usar o padrão 802.11b, ou seja, uma rede wireless "b" que tem velocidade de até 11Mbps.

Se usar o padrão 802.11g, ou seja, uma rede wireless "g" que tem velocidades, geralmente, de até 54Mbps, terei a potência de transmissão limitada a 100mW, no caso do meu roteador wireless.

Para completar gostaria esclarecer que esta questão de velocidade, seja 11Mbps ou 54Mbps, não faz diferença para quem vai usar somente o acesso à internet pois, por exemplo no meu caso, a conexão à internet tem velocidade máxima de 1,5Mbps, logo bem abaixo da velocidade da conexão wireless mais lenta (11Mbps). Assim, mesmo que tenha uma conexão wireless com velocidade de 2Mbps, desde que estável, ainda estarei navegando normalmente na internet!

Espero ter contribuido com algo de proveitoso para a comunidade...

Abraços

Deixar seu comentário

Postar comentário

0