Pular para o conteúdo

Fernando Soares - Mantendo sua Tecnologia

Increase font size Decrease font size Default font size
Você está aqui:  Início Início Artigos e Notícias Atualizando do VirtueMart 1.0.x para o VirtueMart 1.1.x
Pular para o conteúdo

Registro

ATENÇÃO:
-Ao fazer o cadastro você receberá um e-mail para ativar sua conta.
-E-mails do UOL / BOL muitas vezes não recebem os e-mails de ativação.

PARA HOSPEDAGEM
DE SITES
>>>CLIQUE AQUI<<<







Atualizando do VirtueMart 1.0.x para o VirtueMart 1.1.x PDF Imprimir E-mail
Escrito por Fernando Soares   
Seg, 29 de Dezembro de 2008 05:06

Como muitos tem questionado como seria possível atualizar sua loja rodando em VirtueMart 1.0.x para o atual VirtueMart 1.1.x, e eu mesmo precisava atualizar minha loja então resolvi encarar este assunto e frente e disponibilizar o conhecimento obtido para todos que precisem dele. Só para deixar claro: Este tutorial aplica-se ao Joomla 1.0.x já que o VirtueMart 1.0.x não funciona no Joomla 1.5.x.

Como o VirtueMart 1.1.x possui uma versão nativa para o Joomla 1.5.x  que usa a mesma estrutura de banco de dados da versão para Joomla 1.0.x, então esta atualização também serve de preparativo para quem pretende migrar mais tarde para o Joomla 1.5.x. Mas isso é uma história bem mais complicada pois não é uma simples atualização e sim uma migração... fica para um próximo artigo.

Bom, antes de mais nada gostaria de deixar claro que este tutorial rápido é uma compilação de informações tiradas do manual em inglês que acompanha o VirtueMart 1.1.x e de experiências realizadas em uma instalação de testes.

ATENÇÃO:
1 - ANTES de tentar atualizar sua loja existente para o VirtueMart 1.1.x você DEVE criar uma cópia de segurança de todos os arquivos e também do banco de dados de sua instalação atual! Há componentes como o JoomlaPack que podem tornar esta tarefa bem mais fácil para quem não conhece muito.
2 - Procure atualizar tanto o Joomla como o VirtueMart para as versões mais recentes, atualmente 1.0.15 para ambos, antes de efetuar a atualização para o VirtueMart 1.1.2. Isso evita maiores transtornos e aumenta a segurança do seu site e do processo de atualização.
 
Se você for um usuário do VirtueMart 1.0.x (ou mambo-phpShop> = 1.2 estável), você poderá atualizar facilmente sua loja para o VirtueMart 1.1.x. Para isso siga os passos a seguir:

1. Faça o download do Pacote de instalação manual do VirtueMart, o nome do arquivo é "VirtueMart_1.1.5-Manual_Installation_Package.zip".

2. Descompacte o arquivo em uma pasta de seu micro usando um aplicativo de compactação/descompactação como o 7-zip ou um software similar (Winzip, WinRAR, etc...).

3. Agora você deve ver alguns diretórios na pasta onde descompactou o arquivo:

• /administrador
• /componentes
• /modules
• /mambots (/plugins na versão para Joomla! 1.5)

Esta estrutura de diretórios é a mesma que existe no seu site Joomla! / Mambo.

4. Conecte via FTP ao seu site, mude para o diretório raiz do seu site Joomla! / Mambo e faça o envio dos diretórios.

Sugestão:
O FileZilla FTP Client [http://filezilla-project.org/download.php?type=client ] é um excelente cliente FTP gratuito (Open Source!), tem idioma português do Brasil  e relatórios de erros de transferência, assim você sabe se tudo foi enviado com êxito ou não.

Provavelmente você terá de confirmar a substituição de alguns arquivos já existentes nesses diretórios. Tome o cuidado de não substituir o arquivo de configuração do VirtueMart ("virtuemart.cfg.php") caso lhe seja solicitado.

5. Agora entre na administração do seu site Joomla! / Mambo (o chamado Backend). http://www.seusite.com.br/administrator/

6. Após ter entrado no sistema, navegue para o VirtueMart. Você deve ver agora na tela: "Installation was successful....[UPDATE MODE]..." ("Sucesso na instalação....[MODO ATUALIZAÇÃO]..."). Então você pode clicar em "UPDATE NOW" ("ATUALIZAR AGORA") - faça isso agora. Sua estrutura atual de banco de dados será atualizada automaticamente.

7. Vá à configuração da sua loja VirtueMart (menu Administração => Configuração) e faça todos os ajustes necessários. Certifique-se de salvar a configuração quando estiver tudo feito.

8. Para finalizar, verifique os módulos de terceiros que você está usando e que precisarão ser atualizados para versões compatíveis com o VirtueMart 1.1.x como, por exemplo, módulos de envio e de pagamento (pagseguro, correios, etc...).

É isso. Teste tudo e faça os ajustes necessários.

Importante:
Os temas são uma nova funcionalidade introduzida com VirtueMart 1.1.x. Assim, o sistema de templates (temas) foi completamente alterado. Se você tiver modificado os templates da loja (product_details, browse, order_email) que vem com VirtueMart 1.0.x, você terá que converter manualmente seus modelos/temas existentes para a nova estrutura de temas!

Deixar seu comentário

Postar comentário

0
Última atualização em Dom, 11 de Dezembro de 2011 10:13