Pular para o conteúdo

Fernando Soares - Mantendo sua Tecnologia

Increase font size Decrease font size Default font size
Você está aqui:  Início Início Artigos e Notícias Net, telefone e internet
Pular para o conteúdo

Registro

ATENÇÃO:
-Ao fazer o cadastro você receberá um e-mail para ativar sua conta.
-E-mails do UOL / BOL muitas vezes não recebem os e-mails de ativação.

PARA HOSPEDAGEM
DE SITES
>>>CLIQUE AQUI<<<







Net, telefone e internet PDF Imprimir E-mail
Escrito por Fernando Soares   
Sáb, 25 de Agosto de 2007 22:11

sbv5120_large.jpgJá há algumas semanas que começaram a instalar uma nova opção de internet banda larga aqui em Santa Cruz do Sul, é o Vírtua da NET, que além da internet banda larga ainda agrega telefone e, claro, os canais da TV por assinatura. Os preços são razoáveis se analizarmos o conjunto oferecido, porém não posso deixar de fazer uma crítica contrutiva: poderiam haver mais canais disponíveis, mas não daqueles que só fazem número...vocês sabem, né!?

Nesta semana tive a oportunidade de instalar um equipamento deste novo serviço e ao mesmo tempo estudar o funcionamento do sistema aqui em Santa Cruz do Sul e vou lhes expor um pouco do que aprendi.

 

Bom, o Cable modem usado é da Motorola, modelo SBV5120 (foto acima), que me pareceu ser um ótimo equipamento com robustez aliada à simplicidade de operação e variedade de conexões. Possui conexões ethernet (RJ45) e USB para conexão ao micro além de duas portas RJ11 para conexão dos telefones.

Este equipamento tem uma interface de configuração bem limpa e prática porém não é necessário configurar nada nela pois os instaladores da própria NET já deixam tudo configurado e funcionando.

Testei o telefone que funciona bem e o acesso à internet que é bem rápido e com um IP real.

Sim, é um IP real pois apesar de este cable modem possuir um servidor DHCP interno ele não é usado mesmo que esteja habilitado. Isso ocorre porque o sistema da NET usa estes modems como bridges (pontes), ou seja, ele pega um IP real, e só um, e associa à primeira máquina da rede que solicitar um IP.

Dessa forma, mesmo que você configure outros IP´s da mesma faixa nas outras máquinas elas não terão acesso à internet. O servidor DHCP interno só entra em ação quando o cable modem não está conectado com a central da NET, segundo relatos obtidos em foruns, e fornece até 32 números de IP´s começando em 192.168.0.100.

É ai que reside o problema de muitos que tem mais de um micro ligado em rede e estão trocando seu acesso ADSL pelo acesso via cable modem da NET Vírtua. Simplesmente uma máquina tem acesso à internet e as outras não. Isso não é um defeito mas uma característica do sistema.

Tenham calma, este problema pode ser resolvido de maneira bem simples e ainda com vantagens, basta instalar um roteador, que vai pegar o IP do cable modem e rotear para as demais máquinas da sua rede via servidor DHCP ou configuração manual. Há ainda vantagens em se utilizar um roteador para esta tarefa pois a maioria dos modelos oferecem uma série de recursos tanto de segurança, como firewall, filtros de IP, etc..., quanto de conveniência como, por exemplo, o recurso de DNS dinâmico que está disponível dentro do próprio roteador e facilita enormemente a vida de quem pretende usar um servidor de internet caseiro.

Agora que já dei as dicas para vocês só falta eu fazer meu comercial, né!? Bom, tenho roteadores da D-Link totalmente PnP (Plug and Play) por R$ 150,00 e também se alguém precisar de configurações especiais para adequar estes roteadores à faixa de IP´s de sua rede é só entrar em contato.


Deixar seu comentário

Postar comentário

0
Última atualização em Qua, 31 de Dezembro de 2008 11:09