Pular para o conteúdo

Fernando Soares - Mantendo sua Tecnologia

Increase font size Decrease font size Default font size
Atualização
Você está aqui:  Início
Pular para o conteúdo
Preparando-se para o Joomla! 2.5: Migrando Joomla!Comment para Komento PDF Imprimir E-mail
Escrito por Fernando Soares   
Dom, 31 de Março de 2013 18:53

O Joomla!Comment foi um dos melhores e mais populares componentes de gerencimento de comentários para Joomla! 1.0 e 1.5 contudo quando ele chegou à maturidade tornou-se um componente pago. Hoje, com todos migrando para o Joomla! 2.5 e logo para o Joomla! 3.0 é preciso atualizar os componentes de modo a facilitar estas migrações e neste caso dos componentes de gerenciamento de comentários encontrei uma solução de alto padrão, segura e gratuita: Komento

O melhor deste componente é que ele possui versões para Joomla! 1.5, 2.5 e 3.0 e assim não será preciso se preocupar com migrações dele para outro componente por um bom tempo. Assim, nos dá a possibilidade de passar do Joomla! 1.5 ao 3.0 sem precisar fazer nada mais do que copiar as tabelas do banco de dados de uma instalação para outra.

Outro ponto importante é que este componente não está listado na lista de extensões vulneráveis: http://docs.joomla.org/Vulnerable_Extensions_List

Antes de começar faça um backup de seus arquivos e banco de dados.

Primeiramente você precisa atualizar seu Joomla!Comment para a última versão gratuita, ou seja, a versão 4.0 RC1. Após esta versão o componente mudou de nome(atualmente é CompoJoomComment) e passou a ser pago.

Feito isso vamos partir para a atualização...

O Komento tem vários Migradores para transferir os dados de outros componentes e entre eles está o migrador CJComment(CompoJoomComment). Como o CompoJoomComment é basicamente uma evolução do Joomla!Comment 4.0 RC1 e sua estrutura de tabelas de armazenamento de comentários não mudou então bastam apenas 2 modificações para que o migrador CJComment também faça o serviço de migração do Joomla!Comment 4.0 RC1.

A primeira modificação deve ser feita no banco de dados do Joomla!Comment 4.0 RC1 de modo que o campo "component" seja preenchido com "com_content". Use o comando MySQL abaixo para executar esta tarefa:

UPDATE `jos_comment` SET `component`="com_content"

O componente Joomla!Comment 4.0 RC1 não preenche este campo do banco de dados, deixando-o em branco, mas para que o migrador funcione ele precisa estar preenchido com "com_content". Isto porque o componente funcionava apenas para os artigos de conteúdo.

Mas, continuando a preparação, vamos para a segunda modificação necessária para que o processo de migração funcione.

Faça uma cópia do arquivo "migrators.php" do Komento que fica na pasta "/administrator/components/com_komento/models".

Agora edite este arquivo e o modifique em torno da linha 711 de:

$new->component = $comment->option;

Para:

$new->component = $comment->component;

Salve o arquivo.

Agora é abrir o Komento 1.5 e rodar o migrador CJComment para ele faça o serviço por nós :-)

Revise se todos os comentários foram importados e já será possível remover o Joomla!Comment e suas tabelas para continuar a trabalhar, agora, com o Komento!

Não esqueça de retornar o arquivo original do Komento ("migrators.php") do qual havíamos feito uma cópia logo acima.

Se precisar reverter a modificação no banco de dados do Joomla!Comment use o comando MySQL abaixo:

UPDATE `jos_comment` SET `component`=""

Notem que o Komento oferece muitas opções de configuração e parece mais complicado mas vou deixar uma dica: as principais configurações, aquelas similares às que você usava no Joomla!Comment podem ser encontradas em "Integrações > Artigo Joomla".

Abraços

Deixar seu comentário

Postar comentário

0
Última atualização em Seg, 01 de Abril de 2013 12:11